segunda-feira, setembro 12, 2016

Sexto desafio do TVC para Ensino Médio incentiva combate ao desperdício de água; Inscrições até 30 de setembro


Arduíno é uma plataforma eletrônica open-source de prototipagem baseada em hardware e software flexíveis, de simples utilização, ou seja, qualquer um é livre para montar e modificá-lo. Suas funções permitem ler sensores, controlar atuadores (motor, lâmpada e etc.), processar informação, podendo controlar dispositivos ou o ambiente da forma que quisermos, bastando para isso programá-lo através do computador.

A problemática
Segundo dados de uma pesquisa realizada pela USP, de toda a água gasta no Brasil, cerca de 65% a 70% do consumo total é usado na agricultura, 24% é utilizado na indústria e 8% a 10% é destinado ao consumo direto das pessoas. Embora não sejamos os principais consumidores diretos, isso não significa que não devamos nos preocupar com o desperdício de água em nossas casas. O consumo irresponsável (direta e indiretamente) fez com que o Brasil chegasse à marca de 40% de desperdício da água tratada no país.

O desafio
Utilizando um microcontrolador Arduíno (ou semelhante), os participantes terão que construir um equipamento para combater o desperdício de água nas residências. O critério de avaliação será feito de acordo com o nível de dificuldade do projeto, e claro, o resultado prático que o projeto vai proporcionar para ajudar a solucionar o problema apresentado.


Para que a resposta seja avaliada, a equipe deverá publicar um vídeo no Youtube com todas as informações pertinentes ao equipamento, destacando os resultados de economia obtidos (percentual). O link do vídeo deve ser enviado para o e-mail da competição (torneiovirtualdeciencias@gmail.com), até o dia 30 de setembro.

Mais informações no site http://www.espacociencia.pe.gov.br/noticias/confira-o-6o-desafio-do-tvc-para-ensino-medio/

Informações: Roberto Oliveira e Espaço Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário