quarta-feira, setembro 21, 2016

SES realiza I Mostra Pernambucana de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde


Profissionais de saúde dos municípios que compõem a VIII e IX Gerências Regionais de Saúde participaram, na última quinta-feira (15/09), da I Mostra Pernambucana de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde. Dessa vez, a ação englobou as Regionais da IV Macro, com sede em Petrolina. A Mostra, que já ocorreu no Recife, ainda terá continuidade nas demais Macrorregiões do Estado (20/9 - III Macro; e 23/9 - II Macro).

A Mostra tem como objetivo compartilhar experiências exitosas na área de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) e Promoção da Saúde, realizadas pelos municípios. Ao todo, foram 25 participantes inscritos. Cinco municípios inscreveram trabalhos para apresentação. Como forma de motivação e de reconhecimento, foram premiadas três experiências, selecionadas por meio de votação por todos participantes.

Foram premiados os municípios de Ouricuri (1º colocado, com a experiência “Sala de espera na ESF: uma proposta de acolhimento humanizado junto ao serviço de saúde”), Dormentes (2º colocado, com a experiência “NPS - O combate ao Aedes aegypti e a responsabilidade de cada cidadão”) e Cabrobó (3º colocado, com a experiência “Plano de Ação Qualidade da Água para Consumo Humano”).

Além da declaração, os municípios premiados receberam uma planta que, segundo a gerente de vigilância de doenças e agravos não transmissíveis (DANT) e promoção da saúde na SES-PE, Marcella Abath, "precisa ser regada diariamente, assim como o trabalho das pessoas que atuam na vigilância de doenças e agravos não transmissíveis e promoção da saúde".

Durante o evento, foi destacado que a Política de Promoção em Saúde acontece por meio da articulação e cooperação intra e intersetorial, envolve a participação e o controle social e, ainda, que a vigilância em saúde é um eixo transversal dessa Política. Na ocasião, também foi feita a divulgação do Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) em Pernambuco.

Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário