segunda-feira, setembro 19, 2016

Queijos: benefícios nutricionais e importância do consumo para a terceira idade

Informe publicitário
Os queijos contribuem para o bom funcionamento do sistema imunológico, protegem os dentes e ossos e, nas opções com baixo teor de gordura, diminuem o risco de hipertensão

O queijo é um alimento saboroso, versátil e muito apreciado por indivíduos de todas as idades. Incluí-lo na dieta traz diversos benefícios, principalmente para os idosos que buscam praticidade e nutrição – atributos considerados essenciais na hora da compra para a terceira idade, segundo informações de um estudo conduzido pela consultoria britânica Mintel.

A pesquisa mostra que 76% dos consumidores com mais de 55 anos tendem a comprar alimentos com efeitos nutricionais adicionais. Além disso, revela que o desenvolvimento de novos produtos focados nas necessidades deste público, vem se tornando cada vez mais relevante, uma vez que a população mundial está envelhecendo (o número de pessoas com 60 anos chegará a 1,2 bilhão em 2025).

Nesse cenário, os queijos – sejam eles frescos, maturados, amarelos, etc. – ganham destaque já que são opções práticas, acessíveis, ricas em nutrientes essenciais à manutenção da saúde e fáceis de manusear e de degustar. Outro aspecto que conta é a variedade de queijos existentes, cada qual com suas características, que podem ser consumidos em diferentes ocasiões, desde o café da manhã, sendo consumido puro ou em lanches, até o jantar, como ingrediente na culinária.

É importante ressaltar duas coisas. Primeiro, que o valor nutritivo dos queijos deve ser considerado em uma dieta equilibrada. Segundo, que o grau de gordura e colesterol presentes em sua composição devem ser comparados a outros alimentos em quantidades habituais de consumo para certificar o benefício.

Conheça algumas das vantagens dos queijos para a saúde. As informações são da RG Nutri:

Saúde óssea e dental

Por serem fonte de cálcio, os queijos são importantes também para saúde óssea. Para os dentes, por exemplo, ajudam no combate a formação de cáries, na remineralização do esmalte do dente, na retenção de cálcio e na densidade óssea e, ainda, aumentam a absorção de cálcio.

Além disso, são atribuídos alguns benefícios do soro do leite à saúde, componente resultante da fabricação dos queijos. O soro de leite pode auxiliar na redução da glicemia e aumento da tolerância à glicose, o que resulta na contribuição para a prevenção e tratamento da diabetes e obesidade. E ainda, o soro pode estar relacionado à redução da pressão arterial, inflamação e estresse oxidativo.

Sistema imunológico

Contribuem para a defesa do organismo atuando contra os microrganismos (inibindo a adesão de vírus e bactérias à pele e se ligando às toxinas bacterianas para evitar sua atuação, por exemplo), modulando a resposta imune, promovem o crescimento das bactérias probióticas e o aumento da atividade dos linfócitos T (glóbulos brancos responsáveis pela defesa do organismo contra agentes desconhecidos) e secreção de anticorpos.

Controle da pressão arterial

Uma dieta rica em alimentos lácteos com baixo teor de gordura, como os queijos magros, contribui para o consumo adequado de cálcio, potássio e magnésio, minerais que exercem efeitos benéficos sobre a pressão arterial. Alguns estudos mostram uma relação inversa entre o consumo de lácteos e a prevalência da hipertensão, sendo essa relação independente do cálcio dietético, o que sugere um papel adicional desses alimentos sobre a doença.

Referência Bibliográfica

KATO, K.; TAKADA, Y.; MATSUYAMA, H.; KAWASAKI, Y.; AOE, S.; YANO, H.; TOBA, Y. Milk calcium taken with cheese increases bone mineral density and bone strength in growing rats. Bioscience, Biotechnology and Biochemistry, v.66, n.11, p.2342-6, 2002.

WALTHER, B.; SCHMID, A.; SIEBER, R.; WEHRMÜLLER, K. Cheese in nutrition and health. Dairy Science and Technology, v.88, p.389-405, 2008.

Sobre a Tirolez

Fundada há 36 anos, a Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País, a empresa dispõe de seis fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Suas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros, Arapuá e Carmo do Paranaíba), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e Santa Catarina (Caxambu do Sul).

Os produtos Tirolez possuem grande aceitação no mercado brasileiro em razão da elevada qualidade. Tal característica decorre, entre outras causas, do leite de alta qualidade que utiliza em sua produção e do cuidado artesanal e o carinho que dedica a seus produtos durante todas as etapas de produção. O portfólio da empresa é composto por mais de 90 itens e pode ser encontrado em todo o Brasil.

Press à Porter Gestão de Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário