terça-feira, setembro 06, 2016

Olimpíadas científicas do IFPE inscrevem escolas até próximo dia 15

As instituições realizarão as competições em suas próprias dependências. Essa etapa é uma preparação para olimpíadas nacionais e internacionais.

Escolas pernambucanas interessadas em participar das competições científicas promovidas pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) têm até o dia 15 deste mês para efetuar suas inscrições. É possível se inscrever na segunda edição da Olimpíada Pernambucana de Astronomia e Astronáutica e as primeiras edições de outras duas olimpíadas: a Pernambucana de Física e a Pernambucana de Foguetes.

De acordo com o organizador das competições, professor Guilherme Pereira, cartas-convite foram enviadas para escolas públicas e privadas de todo o Estado. A proposta é que as escolas se inscrevam através de formulário específico, a ser encaminhado por e-mail até data especificada no regulamento. A partir daí, cada uma das escolas inscritas terá um prazo para realização da competição com seus alunos em suas próprias dependências.

No caso da II Olimpíada Pernambucana de Astronomia e Astronáutica, o professor representante de cada escola deverá aplicar a prova no dia 30 de setembro. Nas escolas interessadas em participar da primeira edição da Olimpíada Pernambucana de Foguetes, o professor representante deve realizar os lançamentos e registrar os respectivos alcances obtidos pelos estudantes também até dia 30 de setembro. Por fim, escolas que queiram participar da I Olimpíada Pernambucana de Física deverão aplicar a prova no dia 07 de outubro.

As olimpíadas são totalmente gratuitas. A proposta é difundir o conhecimento, introduzindo estudantes de Ensino Médio regular e profissionalizante de escolas públicas e privadas à pesquisa científica e à competição pelo conhecimento de uma maneira saudável e estimulante.

Os estudantes participantes irão receber certificado e serão classificados com medalha de ouro, prata e bronze, conforme as notas obtidas. As medalhas serão enviadas para as escolas gratuitamente cerca de um mês após a realização de cada olimpíada.

Cada uma das competições é uma preparação para as olimpíadas nacionais e internacionais de cada uma das respectivas áreas. Abaixo, confira os regulamentos de cada uma das competições e os e-mails através dos quais os interessados poderão entrar em contato e buscar mais informações ou tirar dúvidas:

II OLIMPÍADA PERNAMBUCANA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA
Regulamento
Ficha de inscrição para escolas
Inscrição de escolas: até dia 15 de setembro
Realização da prova nas escolas: dia 30 de setembro
e-mail: OPAifpe@gmail.com

OLIMPÍADA PERNAMBUCANA DE FOGUETES
Regulamento
Ficha de inscrição para escolas
Inscrição de escolas: até dia 15 de setembro
Registro de alcance de foguetes: até dia 30 de setembro
E-mail: OPEFOGifpe@gmail.com

I OLIMPÍADA PERNAMBUCANA DE FÍSICA
Regulamento
Ficha de inscrição para escolas
Inscrição de escolas: até dia 15 de setembro
Realização da prova nas escolas: dia 07 de outubro
E-mail: OPEFifpe@gmail.com

Assessoria de Comunicação - ASCOM/Instituto Federal de Pernambuco - IFPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário