terça-feira, setembro 13, 2016

Ministro da Integração Nacional participa de plenária do CBHSF

Anivaldo Miranda e Helder Barbalho (Foto: Ascom CBHSF)

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, confirmou presença na reunião plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), que será realizada nesta quinta-feira, dia 15 de setembro, em Belo Horizonte (MG). A ida do parlamentar se dá em função das discussões de aprovação do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que envolve uma série de informações e prognósticos para uma gestão mais efetiva da bacia nos próximos dez anos. O encontro acontecerá no auditório do Hotel Othon Palace, localizado na Avenida Afonso Pena nº 1.050, Centro, a partir das 9 horas.

O estudo, finalizado depois de quase dois anos, teve investimentos da ordem de R$ 6,9 milhões pelo comitê federal, que apresentará o trabalho ao ministro na expectativa de auxiliar o governo federal no novo programa de revitalização – intitulado Plano Novo Chico - anunciado em agosto pelo presidente Temer, envolvendo recursos iniciais de R$ 904 milhões.

O Plano desenvolvido pelo Comitê traz à tona problemas ocasionados tanto pela natureza (como a seca), quanto pelo uso humano (a poluição e o desmatamento) e propõe uma ação conjunta e solidária da bacia. Na avaliação do presidente do Comitê, Anivaldo Miranda, o documento detalha com profundidade e amplitude o cenário atual e as perspectivas para a bacia, o que fortalece o planejamento do CBHSF, garantindo maior alcance às suas ações. “Há no documento o prognóstico do crescimento do uso das águas, mas também o estudo sobre a capacidade de oferta, assim como a indicação de metas e objetivos para uma boa gestão dos recursos hídricos”, diz.

O documento será importante ainda no norteamento dos trabalhos do recém-criado Conselho Gestor da Revitalização, responsável por realizar ações permanentes e integradas de preservação, conservação e recuperação ambiental que visem o aproveitamento sustentável dos recursos naturais e a melhoria das condições socioambientais e da disponibilidade de água em quantidade e qualidade para os usos múltiplos.

Coordenado pela Casa Civil, o grupo é formado por representantes dos Ministérios da Integração Nacional, Agricultura, Fazenda, Minas e Energia, Planejamento, Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente, Cidades, Desenvolvimento Agrário, governos dos estados inseridos na bacia do São Francisco, bem como do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBHSF). Até o momento, duas reuniões da Câmara Técnica, que funciona como secretaria do Comitê Gestor, já foram realizadas na sede do MI, em Brasília. Outro encontro está previsto para acontecer no dia 20 de setembro, também na capital federal.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário