terça-feira, setembro 06, 2016

Espaço Cultura Codevasf apresenta exposição “Velho Chico Ilustrado”


Foto: Otoniel Fernandes

O Espaço Cultura Codevasf apresenta a mostra “Velho Chico Ilustrado”, do pintor Otoniel Fernandes, de 1º a 30 de setembro. Além da exposição de pinturas, o público poderá adquirir o livro de arte e o vídeo “Velho Chico Ilustrado”, além de assistir ao vídeo documentário que leva o mesmo nome. O projeto foi inspirado em paisagens e comunidades ribeirinhas, onde o artista produziu dezenas de quadros ao longo de quinze anos de viagens pelo rio São Francisco.

Na exposição estão ilustradas, em óleo sobre telas, o homem e a paisagem ribeirinha do Velho Chico, entre parques nacionais, povoados, cidades, ilhas, portos, atracadouros, represas, embarcações etc. Algumas dessas pinturas já foram apresentadas em 1999 na Codevasf. Outras são inéditas, produzidas em viagens mais recentes pelo rio feitas pelo artista. Todas as obras apresentam um intenso colorido e uma forte luminosidade, que são também características da região.

Assista aqui ao vídeo de divulgação da exposição*.

Livro de Arte

Otoniel apresenta uma nova edição, revisada e ampliada, do livro arte “Velho Chico, uma viagem pictórica” agora sob o título de “Velho Chico Ilustrado”, que reúne as pinturas do artista com alguns escritos do folclore regional.

A introdução do livro foi redigida por José Theodomiro de Araújo, falecido em 2003, que dedicou ao trabalho de Otoniel um texto contundente sobre a saga do São Francisco. Essa introdução está ilustrada em vários desenhos históricos de Theodoro Sampaio, feitos nas margens do rio em 1879.

A edição bilíngue em português/espanhol pode ser conferida no livro de arte ao livro de 180 páginas coloridas.

Vídeo documentário

Trata-se de um projeto-piloto para um curta-metragem de 20 minutos onde apresenta alguns cenários marcantes do Velho Chico, como suas nascentes na Serra da Canastra, o porto de Pirapora com o Vapor Benjamim Guimarães, o Canyon, a Foz no litoral de Alagoas e Sergipe, entre outros. Em passagens do filme, Otoniel aparece pintando ao ar livre os cenários do São Francisco.

SERVIÇO
Exposição, Livro e Vídeo "Velho Chico Ilustrado”
Data: até o dia 30 de setembro
Local: Espaço Cultura Codevasf
SGAN 601, Ed. Manoel Novaes, Térreo
Sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)
Horário de visitação: 8h às 17h; entrada gratuita
Informações: Assessoria de Comunicação da Codevasf (61) 2028-4758

*O vídeo sobre a exposição de Otoniel Fernandes foi produzido e executado pela jornalista Anoushe Duarte e pelo publicitário e fotógrafo Cássio Moreira, da equipe de Comunicação da Codevasf.

Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário