quinta-feira, setembro 08, 2016

Danilo Cabral destaca resultado do Ideb de Pernambuco


Membro da Comissão de Educação, o deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE) comemorou o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) relativo ao ano de 2015, divulgado nesta quinta-feira (8) pelo Ministério da Educação. Pernambuco deu um salto do quarto para o primeiro lugar, empatando com São Paulo, no Ensino Médio com a nota 3.9, acima da média nacional de 3.7. O Estado também atingiu as metas estabelecidas para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.

“Pernambuco tem a melhor escola pública do Brasil, esse resultado demonstra o esforço e o trabalho que o Governo de Pernambuco vem fazendo desde 2007, primeiro ano do mandato de Eduardo Campos, e segue até hoje na gestão de Paulo Câmara. O Pacto pela Educação, nossa política pública para a área, tem conquistas importantes e vai continuar os avanços para que a qualidade do nosso ensino melhore ainda mais”, afirmou. O Pacto é símbolo do modelo de gestão do Governo do Estado, que prevê planejamento de longo prazo com fixação de metas, prazos e responsáveis pelas ações.

Danilo foi secretário da Educação no primeiro Governo Eduardo, quando a transformação na educação do Estado teve início. Na primeira avaliação do Ideb relativa ao ano de 2007 e divulgada em 2008, Pernambuco ocupava o 21º lugar do País. A ampliação dos investimentos, com crescimento real do orçamento destinado à Educação, a valorização dos profissionais da área, o crescimento das redes de escolas de tempo integral e técnica, a criação de programas inovadores, como o Ganhe o Mundo, são alguns dos exemplos das ações que vêm sendo realizadas nos últimos anos e que são refletidas no Ideb.

“Tenho muito orgulho de participar dessa história, porque só é possível garantir o desenvolvimento nacional se reduzirmos as desigualdades sociais e regionais e isso só é possível quando ofertamos uma educação de qualidade”, destacou Danilo.

No início deste mês, o parlamentar apresentou um requerimento com pedido de informação no MEC, cobrando a divulgação do resultado do Ideb. Ele ressaltou, na ocasião, que os números da avaliação são importantes para que os estados e municípios avaliem suas políticas educacionais. “E também para que a população, nesse período eleitoral, possa aferir se a política adotada no âmbito da educação por cada prefeito que está concluindo o mandato teve um resultado objetivo”, disse.

Assessoria Danilo Cabral

Nenhum comentário:

Postar um comentário