quinta-feira, setembro 08, 2016

CPRH resgata 134 pássaros silvestres no interior de Pernambuco

A campanha “Animal não é Brinquedo”, criada pela CPRH, faz parte do projeto Defensores do Meio Ambiente e tem como objetivo sensibilizar a população para a libertação de animais silvestres (Fotos: CPRH/Divulgação)

A fiscalização realizada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), nos municípios de Cortês, Barra de Guabiraba e Bonito, no interior de Pernambuco, resultou no resgate de 134 pássaros da fauna silvestre. As abordagens foram realizadas com apelo educativo, no propósito da campanha “Animal não é Brinquedo”, que faz parte do projeto Defensores do Meio Ambiente, lançado pela CPRH, com o objetivo de conscientizar sobre a importância de animais silvestres na natureza.

Após as explicações de que o animal precisa viver em liberdade, para seu bem-estar e para reprodução da espécie, crianças entregaram gaiolas com pássaros aprisionados, alguns há vários anos, e receberam brinquedos das equipes da CPRH. Os pequenos colaboradores ganharam ainda adesivos de Defensores do Meio Ambiente, para se sentirem parte da operação, como heróis, numa campanha em favor do meio ambiente. A ação ocorreu em conjunto com a Polícia Militar local e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama).

“Nós promovemos a soltura de algumas espécies nativas da região, onde os pássaros estavam engaiolados, e providenciamos a queima das gaiolas”, declarou o analista ambiental e chefe do Setor de Fiscalização de Fauna, Gleydson Catelo Branco. Dentre as espécies resgatadas, a equipe encontrou exemplares de graúna e de concriz, que são pássaros que ocorrem na vegetação da Caatinga. Esses foram conduzidos ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), onde biólogos e veterinários farão a avaliação das condições de cada pássaro. Dependendo do laudo, os pássaros seguirão para o Sertão, onde ganharão a liberdade.

ANIMAL NÃO É BRINQUEDO

Educação Ambiental - A campanha “Animal não é Brinquedo”, criada pela CPRH, faz parte do projeto Defensores do Meio Ambiente e tem como objetivo sensibilizar a população para a libertação de animais silvestres. “Sabemos que a criação de pássaros, é uma questão cultural e que existe, também, a relação afetiva com os animais. Mas, é nosso papel alertar para a importância desses animais no ambiente natural. Eles foram criados para viverem em liberdade. Na natureza, eles exercem papel importante, como a polinização e a distribuição de sementes”, lembrou Gleydson Castelo Branco.

A campanha consiste em promover a conscientização ambiental e deixar com as crianças brinquedos “de verdade”, além dos adesivos Defensores do Meio Ambiente. Os brinquedos entregues às crianças estão sendo doados por servidores públicos, assim como também pela população em geral. Todos podem contribuir com a campanha, doando brinquedos nos pontos de coleta instalados na seda da CPRH (Rua Santana, 367, Casa Forte) e nos postos do Detran, localizados nos shoppings Plaza, Recife, Tacaruna e Guararapes. A campanha “Animal não é Brinquedo” segue até o dia 12 de outubro.


Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário