quinta-feira, 15 de setembro de 2016

CBHSF aprova o Plano Decenal da Bacia do Velho Chico

Foto: Ascom CBHSF

Os membros do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco aprovaram, por unanimidade, nesta quinta-feira (15.09), o novo Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que tem vigência de dez anos (2016-2025), prevendo ações em benefício do Velho Chico. O documento foi votado durante a programação da XXX Plenária Ordinária da entidade, que vem acontecendo no Othon Palace Hotel, em Belo Horizonte (MG).“Todos os membros estão de parabéns. Foram 18 meses de muito trabalho. Esse Plano será decisivo para o futuro do nosso Velho Chico”, disse José Maciel Oliveira, secretário do CBHSF.

Atendendo a uma necessidade prioritária do próprio comitê federal, o estudo aponta seis eixos de atuação para o aperfeiçoamento da gestão hídrica da bacia, na tentativa de garantir o uso sustentável das águas e do meio ambiente. Essas diretrizes priorizam áreas mais críticas do rio, que envolvem questões relacionadas à qualidade e quantidade da água, sustentabilidade hídrica no semiárido, biodiversidade e requalificação ambiental, entre outras.

Os valores de investimentos não foram divulgados, mas o Comitê do São Francisco espera que os dados do Plano de Bacia sejam incorporados ao Programa de Revitalização do São Francisco, recentemente lançado pelo governo federal sob a denominação de “Novo Chico”. Os recursos previstos pela União chegam a R$ 6 bilhões até 2026.

Assessoria de Comunicação CBHSF


0 comentários:

Postar um comentário