terça-feira, agosto 23, 2016

Pernambuco marca presença em evento de energia solar

Intersolar South America é oportunidade para a troca de experiências

As experiências de Pernambuco no setor energético serão levadas à Intersolar South America, uma das maiores feiras ligadas ao tema, que acontece de hoje (23) a quinta-feira (25), em São Paulo. O secretário executivo de Energia, Pedro Cavalcanti, irá circular pelo Expo Center Norte para tratar das ações exitosas adotadas em solo pernambucano, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC), e travar conversas para atrair possíveis investimentos ao Estado. O evento reuniu nove mil pessoas na última edição, em 2015, o dobro do registrado no ano anterior.

“O interesse pelas energias renováveis é crescente e a Intersolar é uma oportunidade para conectar novos parceiros a este mercado. Pernambuco tem diversas atividades pioneiras neste sentido, sendo o primeiro estado a realizar um Leilão de Energia Solar, em 2013, do qual ainda estamos colhendo muitos frutos”, aponta o secretário executivo Pedro Cavalcanti, destacando a preocupação do Governo Paulo Câmara com a energia limpa.

O primeiro contrato assinado em decorrência deste Leilão foi com a Enel Green Power, que opera em Tacaratu os empreendimentos Fontes Solar I e II, destinados à geração fotovoltaica e ligados também a uma planta eólica. Juntos, constituem o primeiro parque híbrido do Brasil. Os parques solares da Enel já são responsáveis por abastecer toda a energia do Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE) e o Governo do Estado trabalha para migrar outros prédios públicos para o mercado livre. Além disso, a administração pública incentiva a micro e minigeração distribuída de energia solar, por meio do PE Solar, financiando sistemas fotovoltaicos a pequenas e médias empresas pernambucanas.

SDEC-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário