terça-feira, agosto 30, 2016

Ministro participará da plenária do CBHSF para conhecer Plano de Recursos Hídricos


O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, confirmou ao vice-presidente e ao secretário do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) sua presença na próxima plenária do colegiado, no dia 15 de setembro, em Belo Horizonte (MG). O ministro quer conhecer o Plano de Recursos Hídricos da bacia, que será apresentado oficialmente no evento e, com isso, inserir o documento no planejamento do projeto de revitalização do chamado “rio da integração nacional”. A confirmação foi feita por Barbalho na segunda reunião da Câmara Técnica da Revitalização, realizada nesta segunda-feira (29 de agosto), em Brasília (DF).

O vice-presidente do CBHSF, Wagner Soares Costa, explicou ao ministro e aos demais membros da Câmara Técnica que o Plano de Recursos Hídricos é constituído de seis eixos e 22 metas de ação. O assessor especial do Ministério da Integração, Irani Ramos, solicitou, então, que o Comitê faça uma apresentação especial de forma detalhada aos membros da Câmara. A data ainda será definida.

Ainda durante a reunião, o diretor técnico da agência delegatária do CBHSF, a AGB Peixe Vivo, Alberto Simon, fez um relato sobre o investimento realizado pelo colegiado na área de saneamento ambiental. “Financiamos 26 planos municipais de saneamento e estão todos finalizados. O planejamento é financiar outros 40 no próximo ano”, disse Simon, acrescentando que o lançamento de esgotos no rio é um dos principais problemas da bacia e que impactam no trabalho de sua revitalização.

A segunda reunião da Câmara Técnica também contou com a presença do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz. Acompanhado de equipe técnica, que apresentou dados sobre projetos anteriores de revitalização, Cedraz reforçou o apoio do Tribunal na fiscalização para garantir a aplicação correta dos recursos. “Como baiano, reconheço a imensa e urgente necessidade de devolver a vitalidade do São Francisco. Conheço o rio em vários trechos e fiquei surpreso que, em alguns deles, atualmente é possível atravessar a pé”, destacou.

A Câmara Técnica, que funciona como secretaria do Comitê Gestor, terá reunião com representantes dos governos estaduais no dia 20 de setembro, em Brasília. Toda a produção do grupo deverá ser concluída até 17 de outubro, para a apresentação em 7 de novembro, quando haverá a primeira reunião do Comitê Gestor da Revitalização. Representando o CBHSF, o presidente Anivaldo Miranda terá acento como membro titular.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário