segunda-feira, agosto 01, 2016

Ministro da Educação anuncia recursos para municípios e contempla Rede Estadual de PE

Foi anunciada a liberação de recursos para obras em escolas da Rede Estadual e programas de educação de municípios do Estado

Nesta segunda-feira (01), o secretário de Educação, Fred Amancio, participou do evento FNDE Soluções Locais, na Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), onde o ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou a liberação de R$ 171,2 milhões para programas e obras de escolas e creches de prefeituras de 27 estados de todo o país. Para Pernambuco, foram liberados R$ 7,16 milhões para 46 cidades.

Para Amancio, a liberação dos recursos vai acelerar as obras as das escolas municipais de diversas regiões do Estado e estreitar o vínculo do Governo Federal com os municípios. “É de extrema importância esse anúncio, pois mostra que o ministro está apoiando a educação de Pernambuco. A visita dele fortalece o diálogo com a Secretaria Estadual de Educação e com as secretarias municipais, e nos possibilita discutir novos pleitos na área. Sem dúvidas, é um apoio muito grande aos nossos municípios”, disse.

Durante o evento, Mendonça frisou a importância do trabalho coletivo e participativo de todas as esferas na área da educação. “Eu sempre tive uma visão diferente do que tradicionalmente se formou no Brasil e nos últimos anos, de que tudo tem que ser determinado por Brasília e os estados e municípios atendiam. O nosso país, pelas dimensões que tem, jamais pode ter uma visão centralizadora, onde só é administrado apenas pelo governo central, inclusive na área educacional. Para conseguirmos melhorar a educação, precisamos da parceria e iniciativa dos estados e municípios”, disse o ministro durante o evento.

O FNDE Soluções Locais é um evento promovido pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e acontece até esta terça-feira (02). Durante os dois dias, gestores municipais de educação vão receber atendimento dos técnicos do FNDE. 

Na última semana, Fred Amancio e o governador do Estado, Paulo Câmara, se reuniram com Mendonça, em Brasília, onde foi autorizada a construção da Escola Técnica Estadual de Exu, no Sertão do Estado, e uma escola na Comunidade do Bode, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife. Além delas, Mendonça aprovou a reforma de mais quatro unidades de ensino da Rede Estadual, e a reforma e ampliação da creche Bem Me Quer, em Fernando de Noronha, a única da Rede Estadual. As ordens de serviço das intervenções tem previsão de ser assinadas ainda neste mês.

Confira a lista das escolas que serão reformadas com recursos do FNDE:
Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Ageu Magalhães – Recife
Escola Professor Estêvão Pinto – Olinda
Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Pastor José Florencio Rodrigues – Cabo de Santo Agostinho
Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Alfredo de Carvalho – Triunfo

SEE-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário