segunda-feira, agosto 15, 2016

Índios ocupam Secretaria de Educação de PE em protesto contra o governo do Estado


Índios de todos os povos do estado de Pernambuco ocuparam nesta segunda-feira (15), a sede da Secretaria Estadual de Educação como forma de protesto e ato reivindicatório por melhorias nos serviços prestados pelo Governo do Estado.

São representantes dos doze povos indígenas do estado de Pernambuco, como Fulni-ô, Xukuru, Truká, Capinawá, Pankararu, entre outros. Os povos apresentam uma extensa pauta para ser debatida junto ao governo. Eles reivindicam avanços na criação da categoria de professor indígena e concurso para essa área específica, a ponto de assegurar o seu direito a uma educação específica e que esteja em conformidade com seus costumes, crenças e formas de organização social.

Os índios se opõe a qualquer movimento de municipalização de sua educação, pois não desejam a educação de seus jovens entregue a gestões que, além de não respeitarem suas tradições, possam introduzir profissionais não índios em seus territórios. O que pode vir a prejudicar não apenas o futuro de sua juventude, mas todo o seu modo de vida.

Fonte: Blog de Xucuru

Nenhum comentário:

Postar um comentário