segunda-feira, agosto 08, 2016

Frota de veículos da Compesa usará energia limpa


A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) será a primeira empresa de saneamento no Nordeste e pioneira no setor público em Pernambuco a usar energia limpa, o Gás Natural Veicular (GNV), menos poluente na frota de veículos. A parceria foi estabelecida hoje (03), mediante a assinatura de convênio entre a Compesa e a Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) para a instalação de 176 kits de GNV nos veículos próprios e locados da empresa. O evento ocorreu na última quarta-feira (03), na sede da Compesa, no bairro de Santo Amaro, no Recife, e contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões, e dos presidentes da Compesa e da Copergás, Roberto Tavares e Décio Padilha, respectivamente.

O projeto prevê, inicialmente, a instalação de 57 kits de gás natural, um investimento de cerca de R$ 200 mil, custos que serão assumidos pela Copergás. Os demais serão viabilizados pela Compesa junto às empresas de locação, num prazo de 90 dias. Pelo convênio, a Compesa se compromete a manter um consumo mínimo de 31.680 metros cúbicos por mês de GNV para toda a frota, no prazo de três anos. Ao analisar a parceria com a Copergás, o presidente da Compesa, Roberto Tavares, destacou a preocupação da empresa com o meio ambiente, afirmando que a companhia irá contribuir para a redução de monóxido de carbono (CO2) na atmosfera. “Um carro movido a gás natural emite 90% a menos de CO2 em relação à gasolina”, informou Tavares.

O presidente da Compesa também ressaltou a redução de custos, uma iniciativa importante nesses tempos de crise econômica. O uso de gás natural veicular irá diminuir os custos da Companhia em 60%, levando-se em consideração o desempenho dos veículos e o gasto com combustível, o que representará uma economia de R$ 400 mil, por mês. Todos os kits de gás serão instalados nos veículos que apresentaram nos últimos 12 meses um consumo superior a 1,8 mil quilômetros, por mês.

A parceria entre as duas empresas foi elogiada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico Thiago Norões. Ele afirmou que ideia do governador Paulo Câmara em integrar todas as entidades do governo envolvidas com o desenvolvimento de Pernambuco em única pasta, estabeleceu uma sinergia entre todas elas, resultando em parcerias importantes para o Estado, como esta entre a Compesa e a Copergás que vai gerar economia financeira e sustentabilidade.

Para o presidente da Copergás, Décio Padilha, o convênio tem uma simbologia nacional, pois no Nordeste não há qualquer empresa de gás que forneça GNV para a área de saneamento. “E essa parceria chegou ao aspecto comercial, assim, ganha a sociedade, pois os veículos da Compesa vão reduzir a poluição ambiental, ganha também a Compesa, com a redução de custos e a Copergás amplia a sua carteira de clientes”, frisou Padilha.

Compesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário