segunda-feira, agosto 01, 2016

Condepe/Fidem realiza capacitação com foco em fiscalização e gestão

Treinamento objetiva fortalecimento técnico e institucional de servidores municipais do Norte Metropolitano e Mata Norte (Foto: Ceça Ataídes)

Será iniciada hoje (1º/08), a segunda turma do módulo II do Ciclo de Capacitação voltado para o fortalecimento técnico e institucional dos servidores do Território Norte Metropolitano e Mata Norte pernambucano. Fiscalização e Gestão Administrativa/Operacional é o tema central do treinamento do qual participam representantes das prefeituras de Goiana, Itambé, Igarassu, Abreu e Lima, Itamaracá e Itapissuma, e que tem como sede o município de Goiana.

A ação ocorre dentro das atividades do programa de Fortalecimento Institucional do Território Norte Metropolitano e Mata Norte, desenvolvido pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste - Sudene, com o apoio técnico da Gênesis Consultoria. Uma primeira turma deste módulo foi finalizada na última sexta-feira (29.07), com os servidores de Olinda, Paulista e Igarassu. A atividade ocorreu na Faculdade Joaquim Nabuco, em Paulista.

Este é o segundo módulo deste ciclo de capacitação. Um primeiro módulo sobre o tema Planejamento e Controle Urbano foi executado no início do mês de julho, contemplando os servidores dos municípios beneficiados pelo programa. Um terceiro e último módulo, sobre Monitoramento e Criação/ Fortalecimento de Espaços de Controle Social, está previsto para ser realizado em 9 de agosto. O intuito do ciclo de capacitação é o fortalecimento técnico e institucional dos servidores, visando o desenvolvimento sustentável das duas regiões, que foram contempladas com a instalação de grandes empresas.

MÓDULO II - Cerca de trinta pessoas entre agentes de saúde, fiscais, técnicos da defesa civil e de licenciamento de obras, em planejamento e gestão administrativa/operacional, entre outros profissionais, participaram da turma, que foi encerrada na última sexta-feira. Ao todo foram 20 horas/aula, tendo na grade curricular temas como Ética, Cidadania e Relações Interpessoais, fiscalização Urbanística e Ambiental e Gestão da Informação (Atendimento ao Público, arquivamento de Processos, Banco de Dados e Mapoteca). Os servidores também foram inseridos em exercícios práticos. O presidente da Agência Condepe/Fidem, Flávio Figueiredo, falou que o treinamento vem propiciar melhorias na eficiência da estrutura institucional para a ocupação sustentável do território.

Marlene Silva, da Secretaria de Saúde de Igarassu, mostrou-se satisfeita com a participação no curso. É um aprendizado muito importante, principalmente para nós que somos servidores efetivos e continuamos as atividades independentemente das gestões administrativas. O que me chamou mais atenção foi a parte de regularização fundiária da terra. Precisamos nos aprofundar neste tema, pois somos muito procurados para ajudar na solução deste tipo de questão;, comenta a servidora municipal.

Para os fiscais Carlos Basílio e Amaro Rodrigues, ambos de Paulista, o principal foco foram as abordagens referentes às atividades fiscalizatórias, entre elas o poder de polícia administrativo;Vivenciamos questões no nosso dia a dia, por isso o treinamento serve de base para levarmos para as reuniões com os prefeitos, inclusive para argumentar melhorias na estrutura das equipes. Veio fortalecer nossa argumentação, relatam os servidores. Já a secretária executiva de Controle Urbano e Ambiental, Aurora Cristina Barreto, falou da importância de participar da atividade e disse que vai solicitar a realização de novos módulos complementares.

Ceça Ataídes/Assessoria de comunicação da Agência CONDEPE/FIDEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário