domingo, agosto 07, 2016

Celpe dá dicas de segurança elétrica em casa


Aterramento de Circuitos Elétricos

Aterramentos mal dimensionados e mal instalados são grandes causadores de acidentes. O aterramento correto é feito com haste de cobre e por profissional qualificado (eletricista ou eletrotécnico), e representa mais segurança para você e maior vida útil para seus eletrodomésticos.

Cuidados com o Chuveiro Elétrico

Para não ter problemas com o chuveiro elétrico, é importante que a instalação seja executada de maneira correta, com o fio terra do equipamento conectado diretamente ao sistema de aterramento elétrico da residência, além da existência de disjuntores/chave geral adequados. Nunca troque a temperatura do chuveiro com o aparelho ligado ou se estiver molhado.

Dimensionamento e Reposição de Fusíveis/Disjuntores/Chave Geral
Fusível/Disjuntor/Chave Geral não deve ser substituído por fio, moeda, papel laminado. Agindo assim você está retirando toda proteção da instalação, podendo provocar incêndio e danos aos eletrodomésticos.

Sinal de Vazamento de Corrente

Não coloque a sua vida e a dos seus familiares em risco. Percebendo qualquer vazamento de corrente (formigamento) ou defeito nos interruptores, não manuseie estes equipamentos. Desligue o Fusível/Disjuntor/Chave Geral. Chame um profissional qualificado (Eletricista ou Eletrotécnico).

Reparo nas Instalações

Antes de fazer qualquer reparo nas instalações elétricas de sua casa, desligue o disjuntor ou chave geral. Use sempre ferramentas adequadas (com cabos isolados), não improvise. Chame um profissional qualificado (Eletricista ou Eletrotécnico).

Perigo na Porta de Casa

Portões e cercas irregularmente energizadas constituem um grande perigo, tanto para quem passa na rua, quanto para os próprios moradores pois, coloca em risco a vida das pessoas, trazendo outro tipo de risco para dentro da própria casa. Essas instalações devem ser projetadas e realizadas, conforme normas próprias.

Uso de Benjamim ("T")

O benjamim não deve ser utilizado em caráter definitivo, pois pode sobrecarregar os condutores, dando origem a princípios de incêndio e a problemas nas instalações elétricas.

Ligado na Tomada
Para ligar um eletrodoméstico na tomada, segure no plug (parte rígida isolante) e nunca no fio. Não improvise, jamais desencape os fios para conectá-los diretamente na tomada. Utilize plugs e tomadas no novo padrão ABNT. Sempre que ligar um eletrodoméstico, não se desligue da segurança.

Piso Molhado

Água e eletricidade não combinam: mantenha os aparelhos elétricos longe de água e ao utilizar qualquer equipamento esteja, preferencialmente, calçado e com as mãos enxutas, em especial em áreas molhadas (banheiro, cozinha, copa e área de serviço), bem como em demais áreas com o piso molhado.

Secar Roupa

Não faça da pressa uma inimiga da segurança. Não use a parte de trás da geladeira para secar roupas. Desta maneira, você sobrecarrega o aparelho, aumenta o consumo de energia e ainda corre o risco de levar um choque.

Passar Roupa

A maneira correta de passar roupa é usando calçados com solados de material isolante (Borracha), pois em caso de falha de isolamento no ferro elétrico o risco da ocorrência de choque elétrico é bem menor.

Tomadas


Mantenha as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. Use tomadas no novo padrão de segurança ABNT e utilize protetores nas mesmas;

Salvando Vidas
Em caso de acidente doméstico por choque elétrico, a primeira coisa a fazer é desligar o disjuntor ou a chave geral. Se isso não for possível, deve-se tentar afastar a pessoa do condutor de energia usando objetos isolantes (como canos de plásticos, pedaços de madeira seca ou sapato com solado de borracha). Não usar as mãos desprotegidas para não tomar um choque também. Providencie socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192).

Se for um problema fora da residência, chame a CELPE pelo número 116 para desligar a rede elétrica e o Corpo de Bombeiros pelo 193 para socorrer a vítima. Se você for habilitado, inicie os procedimentos de primeiros socorros, caso sejam necessários.

Celpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário