segunda-feira, agosto 01, 2016

ABRAFIN realiza capacitação gratuita em microcefalia para fisioterapeutas em Recife

Minicurso faz parte da programação de abertura do Cobrafin, no dia 7 de setembro

A Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN) realizará no dia 7 de setembro, das 13h às 17h, uma capacitação gratuita sobre microcefalia para fisioterapeutas em Recife. Com o tema Microcefalia: Cuidado fisioterapêutico em evidência, o minicurso visa auxiliar os profissionais no cuidado dos pacientes com microcefalia e as consequências neurofuncionais. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, Pernambuco apresentou 1.846 casos notificados de bebês com microcefalia, dos quais 303 foram confirmados.

A programação consistirá em palestras sobre protocolos de avaliação utilizados em fisioterapia neuropediátrica com suas indicações e faixas etárias apropriadas; abordagem fisioterapêutica baseada em evidências para as alterações do desenvolvimento neurossensorial motor de crianças com encefalopatias; apresentação de vídeos; e discussões. Os interessados poderão se inscrever pelo email microcefalia@metaeventos.net e serão ofertadas 200 vagas.

“Nesse momento crítico de aumento do número de casos de microcefalia associados à epidemia de Zika vírus, a ABRAFIN toma para si a responsabilidade de capacitar mais profissionais para o enfrentamento dessa condição. Há necessidade de cuidados especializados e infelizmente há carência numérica e qualitativa de fisioterapeutas especialistas, especialmente na rede pública”, diz a presidente da ABRAFIN, Dra. Solange Canavarro Ferreira.

De 7 a 9 de setembro será realizado em Recife o 4º Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional (COBRAFIN), em que renomados profissionais nacionais e internacionais debaterão sobre Fisioterapia Neurofuncional, abrangendo diagnóstico e cuidados a adultos e crianças, incluindo as disfunções decorrentes da microcefalia.

Sobre a ABRAFIN

A Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN) foi fundada em 16 de outubro de 2009, durante o XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia no Rio Janeiro, sendo uma entidade sem fins lucrativos, destinada a divulgar o conhecimento científico e a integrar os fisioterapeutas com atuação especializada na área Neurofuncional.

Saiba mais em http://abrafin.org.br/

Comunicação Abrafin

Nenhum comentário:

Postar um comentário