terça-feira, julho 19, 2016

Posse da presidente da Codevasf marca as comemorações de 42 anos da empresa

Kênia Marcelino é primeira mulher na presidência do órgão (Fotos: José Luiz Oliveira/Codevasf)

O aniversário de 42 anos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) foi marcado pela cerimônia de posse da nova presidente da empresa, Kênia Marcelino, na manhã desta terça-feira (19), em Brasília. Ainda como parte das comemorações, foram lançados o novo Plano Nascente São Francisco e o Plano Nascente Parnaíba e aberta uma exposição com fotos e livros históricos que ajudam a contar a história da Companhia. O evento contou com a presença do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e do ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho, entre outras autoridades.

A presidente Kênia Marcelino fez um breve histórico de sua trajetória na Codevasf, que teve início em 2003, quando ingressou por meio de concurso público na função de chefe da Unidade de Brasilândia de Minas, vinculada à 1ª Superintendência Regional, em Montes Claros (MG). “Devido a esse trabalho técnico e de todo o apoio recebido ao longo desses 13 anos de profissão, hoje estou aqui para receber essa importante missão em minha vida. O desafio é enorme, mas com a equipe que a Companhia possui qualquer obstáculo pode ser superado”, declarou.

Kênia – que já foi assessora da Presidência da Codevasf, gerente de Desenvolvimento Territorial e, desde 2013, exercia a função de secretária executiva da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas – também conclamou todo o corpo técnico para os próximos desafios da empresa: “Gostaria de convocar todos os funcionários da Codevasf para trabalharmos juntos, para que possamos vencer todas as dificuldades atuais, e as que estão por vir, e colocar a nossa empresa no lugar que ela merece no cenário social e político deste país.”

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, parabenizou a empresa por seus 42 anos de atuação e revelou o entusiasmo com a nova gestão. “É uma grande satisfação poder participar deste momento. A Codevasf inicia hoje um novo capítulo em sua história. Contem com nosso absoluto apoio, com nossa absoluta determinação de fortalecer a Companhia, para que possamos levar desenvolvimento regional, para que possamos olhar para os cerca de 900 municípios que estão atentos às ações e esperançosos de que as intervenções da Codevasf e do governo federal possam efetivamente acontecer e ser aprimoradas”, salientou.

Estiveram presentes na cerimônia diversas autoridades, entre elas: os senadores Antônio Carlos Valadares e Roberto Rocha; a secretária especial de Políticas para as Mulheres, Fátima Pelaes; Alexandre Machado, que deixou a presidência da Codevasf; o presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Instituições de Pesquisa Agropecuária e Florestal (Sinpaf), Júlio Guerra; o deputado federal Gonzaga Patriota; a secretária executiva do Ministério da Integração Nacional, Emília Maria Silva Ribeiro Curi; a subchefe adjunta de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Janine Melo dos Santos; a delegada-chefe da Delegacia de Atendimento à Mulher do Distrito Federal, Ana Cristina Melo Santiago; o diretor de Revitalização de Bacias Hidrográficas do Ministério do Meio Ambiente, Renato Ferreira, representando o ministro José Sarney Filho; o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), José Ribeiro; o ex-diretor da Codevasf e representante do escritório de representação do estado Bahia em Brasília, Jonas Paulo; o coronel Dutra, representando o Exército Brasileiro; o ex-ministro da Integração Nacional Joselito de Andrade Moura; o coordenador-geral de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura da Secretaria de Aquicultora e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Crescêncio; o presidente da Academia Brasileira de Medicina Veterinária, Milton Thiago de Mello; e o secretário da Associação Brasileira de Zootecnia, Emanoel Leal de Barros.

A cerimônia foi transmitida por meio de videoconferência para as Superintendências Regionais e os Escritórios de Representação da Codevasf.

Planos Nascentes

O 42º aniversário da Codevasf contou com o lançamento oficial do novo Plano Nascente São Francisco e do Plano Nascente Parnaíba, ambos elaborados pela Companhia por meio da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas.

Os documentos possuem propostas de atuação da empresa em ações de revitalização das bacias voltadas para o aumento da disponibilidade de recursos hídricos. O foco das ações são a preservação e a recuperação ambiental de nascentes e de suas áreas de recarga hídrica.

“É uma ferramenta estratégica de planejamento, sendo fundamental para a recuperação das bacias hidrográficas. Consideramos que é um material importante para que possamos utilizar bem os recursos hídricos com seu adequado manejo”, destacou o diretor da Área de Revitalização da Codevasf, Eduardo Motta.

Superintendências Regionais sob novo comando

Além da troca de comando da Presidência da Codevasf, nos últimos dias, tomaram posse novos dirigentes nas Superintendências Regionais. Em Montes Claros (MG), na 1ª Superintendência Regional (SR), foi empossado Aldimar Rodrigues Filho. Em Petrolina (PE), sede da 3ª SR, tomou posse Aurivalter Cordeiro. Na região do Baixo São Francisco, os novos superintendentes são: em Aracaju, na 4ª SR, César Fonseca Mandarino; e em Penedo (AL), na 5ª SR, Antônio Nelson de Azevedo. Na 6ª Superintendência Regional, em Juazeiro (BA), Misael Aguilar Silva Neto foi recentemente empossado.

Na próxima semana, todos os superintendentes estarão em Brasília para a primeira reunião com a presidente da Codevasf, Kênia Marcelino.

Mais informações: http://www.codevasf.gov.br

Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário