sexta-feira, julho 22, 2016

Nutricionista explica a importância de aliar sabor e saúde na alimentação

Confira 5 alimentos nutritivos e saborosos que não podem ficar de fora do seu cardápio

Uma alimentação balanceada contém quantidades adequadas de vitaminas, proteínas e minerais para que o organismo trabalhe melhor as suas funções vitais e mantenha a saúde cardiovascular sempre em dia.

Segundo o artigo “Antropologia da Alimentação”, o cardápio da grande parte dos brasileiros é mais voltado para o prazer de comer do que para o valor nutritivo do alimento. No entanto, é necessário aliar sabor e saúde na alimentação diária para obter todos os benefícios que ela pode nos trazer. Será possível?

Frequentemente dicas e mitos sobre os melhores alimentos para a saúde são veiculadas na mídia e, muitas vezes, a nossa tarefa de escolher as refeições pode parecer difícil.

Nesse sentido, há vários mitos que podem englobar a composição nutricional dos alimentos. Um deles é que a gordura deve ser evitada, pois poderia ser prejudicial à saúde. O fato é que a ciência já reconhece que as gorduras têm papel fundamental para o organismo e seu funcionamento adequado. Atualmente, incluir as “gorduras boas” no dia a dia, além de saboroso, é necessário para manter a saúde cardiovascular.

Segundo a nutricionista Marcia Gowdak, diretora científica do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, “as gorduras boas são essenciais ao nosso organismo e ótimas opções para equilibrar o sabor e a saúde, já que são fontes de ômegas 3 e 6, associadas à redução dos riscos de doenças do coração”.

Marcia conta que não é preciso deixar de lado o sabor para obter uma alimentação saudável. “O segredo para aliar sabor e saúde está na moderação e variedade, ou seja, é preciso consumir quantidades equilibradas de vários grupos de alimentos em cada refeição. Desta forma, conseguimos incluir os nutrientes necessários ao nosso organismo”.

Confira abaixo 5 alimentos nutritivos e saborosos que cuidam do seu coração e que não podem ficar de fora do cardápio.

1- Creme vegetal

O creme vegetal é um produto a base de óleos vegetais, fonte de ômegas 3 e 6 e nutrientes que podem contribuir para a manutenção de um coração saudável. A dica é também experimentar o sabor manteiga, que é bastante saboroso, além de nutritivo.

2- Grão de bico

É um alimento que ajuda a variar os sabores e aumentar a quantidade de proteínas da refeição. Também possui fibras que colaboram principalmente para o melhor funcionamento intestinal e ajudam a diminuir a absorção de gorduras.

3- Amêndoas

Consumida sozinha ou combinada em algumas receitas, a amêndoa tem um sabor irresistível. É fonte de gorduras boas que contribuem para a saúde do coração. Mas, lembre-se de consumir com moderação devido ao seu alto valor calórico!

4- Aveia

Rica em fibras, a aveia tem uma em especial: a betaglucana. Ela auxilia no controle dos níveis de colesterol do sangue porque ajuda a deixar o processo de absorção mais lento de gorduras. Dica: misture com frutas e vitaminas!

5- Peixes

Excelente fonte de proteína e de ômega 3, a versatilidade dos peixes como salmão, arenque, sardinha e atum em receitas é enorme. Pode ser feito de diferentes formas: ensopado, assado, recheado e grelhado!

S2Publicom

Nenhum comentário:

Postar um comentário