sexta-feira, julho 29, 2016

John Deere lança documentário especial sobre vida no campo e destaca semiárido nordestino

Obra mostra história de famílias que tiveram suas vidas transformadas por meio da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)

Em comemoração ao Dia do Agricultor (28/7), a John Deere, em parceria com a Embrapa e com o Ministério da Cultura, lança o documentário Vida no Campo. O trabalho retrata histórias de transformação de cinco famílias, de diferentes regiões do Brasil, que tiram seu sustento por meio da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), sistema sustentável que permite ter lavoura, pecuária e plantio de floresta em uma mesma parcela de terra.

É o caso do produtor Luis Macedo - um dos personagens do documentário - proprietário do Sítio Baixa da Pedra Branca, que fica no Semiárido Nordestino, em Dormentes (PE). Na dificuldade da vida na seca, Macedo e sua família sofriam com a produção, mas este cenário mudou: com o apoio da Embrapa, o agricultor implementou o ILPF em seu cultivo e aprendeu a não depender exclusivamente da chuva. “A Embrapa nos ensinou a fazer um silo, para ajudar com a falta d’água. Se não fosse tecnologias como essa, não seria fácil conviver com a seca”, disse Macedo.

O ILPF também apresenta benefícios para a natureza, pois reduz as emissões de gases do efeito estufa e melhora a qualidade da terra. Além disso, o sistema barateia os custos de produção e propicia mais eficiência no uso da mão de obra e de energia.

A necessidade de alimentar uma população mundial crescente, que em breve chegará a mais de nove bilhões de pessoas, coloca a integração de sistemas como uma das principais alternativas para aumento de produção e a redução de custos e riscos, algo que vem atraindo a atenção dos agropecuaristas em todo o território nacional.

“Este é o futuro da agricultura, com produção e a preservação caminhando juntas e de maneira sustentável”, explica Zuleica Modena, presidente da Fundação John Deere. Ela lembrou ainda que o documentário Vida no Campo busca mostrar a vida de famílias agricultoras que investiram na integração de sistemas e tiveram resultados positivos.

“O documentário mostra bem como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta pode ser adaptada para qualquer latitude e longitude do País, sendo que a adoção foi fundamental na trajetória de vida das cinco famílias apresentadas no vídeo. É algo revolucionário tanto na produção e preservação ambiental quanto na questão social e humana”, completa Zuleica.

Vida no Campo é o quarto documentário fomentado pela John Deere. A companhia também desenvolveu, em parceria com a Embrapa, diversos vídeos sobre sustentabilidade. Entre eles: Terra e Sustentabilidade (youtu.be/kpMyc22IKWg), sobre sistemas agrícolas eficientes; Energia Verde e Amarela (youtu.be/_eINnk9HTSg), que trata dos diferentes processos de geração de energia sustentável; e Caminhos das Águas (youtu.be/bMeM9TByxxo), voltado para a valorização da matriz hídrica nacional.

Mais informações:
www.facebook.com/JohnDeere
twitter.com/JohnDeereBrasil
www.youtube.com/JohnDeereBrasil

A Deere & Company (NYSE: DE) é líder mundial no fornecimento de serviços e produtos avançados e está comprometida com o sucesso dos clientes, que cultivam, colhem, transformam e enriquecem a terra para enfrentar a crescente demanda mundial por alimentos, combustíveis, habitação e infraestrutura. Desde sua fundação, em 1837, a John Deere tem oferecido produtos inovadores de alta qualidade, contribuindo para a construção de uma tradição de integridade. Para mais informações, visite a John Deere pelo site www.JohnDeere.com ou, no Brasil, www.JohnDeere.com.br.

Grupo CDI - Comunicação e Marketing/John Deere Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário