terça-feira, junho 28, 2016

Petrolândia: Pioneira na região, Panificadora e Lanchonete Veneza inaugura equipamento de energia solar

Empresário Cícero Batista e seu novo sistema de energia fotovoltaica (Fotos: Assis Ramalho)

Gilton Medeiros, gestor comercial da Insole Indústria e Comércio de Tecnologia Ambiental fez palestra sobre custo beneficio da instalação do equipamento. 


Empresário Cícero Batista e José Cosme da Silva, presidente da Cooperativa dos Panificadores de Pernambuco

Empresários Cícero Batista, Fernando da Eletrônica e José Sandes
Algumas das atendentes da Padaria e Lanchonete Veneza


Áudios das matérias vão ao ar na manhã desta quarta-feira (29) no programa ''Acordando com as Notícias'' na Web Rádio Petrolândia. apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado, das 05h30 às 08h30.


Nesta terça-feira (28), foi inaugurado o primeiro sistema de microgeração de energia fotovoltaica de Petrolândia, no Sertão de Itaparica. Localizada no centro da cidade, a empresa pioneira na adesão ao programa PE Solar é a Panificadora e Lanchonete Veneza, empreendimento do sr. Cícero Batista. A inauguração foi iniciada com relativo atraso, pela espera de representantes do Poder Municipal, que não compareceram ao evento.

O projeto foi financiado através da Agefepe, com apoio da Cooperativa dos Panificadores (Coopancosi) e a instalação do equipamento foi feita pela Insole Indústria e Comércio de Tecnologia Ambiental.

Gilton Medeiros, gestor comercial da Insole, fez palestra sobre custo-benefício e das vantagens resultantes a médio e longo prazo na implantação do sistema de produção e uso da energia solar, mediante instalação de painéis fotovoltaicos, interligados à rede de distribuição de eletricidade local.

''É um marco histórico aqui na cidade de Petrolândia essa instalação que tem uma  tecnologia extremamente nova, e a padaria de seu Cícero (Cícero Batista) está sendo pioneira nesse município. Esperamos que sirva de incentivo, não só para os proprietários de padarias como também para empresários de outros ramos'', disse o representante comercial. Durante a palestra, Medeiros tirou dúvidas dos presentes sobre o tema. 

José Cosme da Silva, presidente da Cooperativa dos Panificadores de Pernambuco, disse que a ideia é pagar o financiamento com o dinheiro da venda de energia excedente à Celpe. Também felicitou o empresário Cícero Batista pela implantação dos equipamentos e lembrou a importância que teve o ex-governador Eduardo Campos no projeto de criar uma agência de fomento para ajudar o desenvolvimento e do governador Paulo Câmara, com quem idealizou a a implantação do programa PE Solar no setor de panificação.

''Eu queria parabenizar o empresário Cícero Batista, que teve a coragem de montar esses importantes equipamentos em sua padaria, e dizer que a nossa cooperativa sempre teve essa preocupação em melhorar as condições dos empresários no segmento em panificação. Aproveito também para agradecer a uma pessoa que já não está mais aqui, que foi o governador Eduardo Campos que preparou a Agefepe (Agência de Fomento do Estado de Pernambuco), que deixou ela pronta para nos atender. E, com a continuação daquele governo que fez tanto por Pernambuco, Dr. Paulo Câmara me convida em uma ocasião para a gente assinar um contrato com a panificação, referente a energia solar, e no Palácio do Governo foi assinado um projeto de uma cooperativa, junto com os panificadores'', disse José Cosme, que também é proprietário da padaria  Pão Pão, localizada no Centro do Recife, primeira panificadora a aderir ao programa PE Solar.

No encerramento, o empresário Cícero Batista falou sobre custos, benefícios e vantagens da instalação do equipamento solar e incentivou os demais comerciantes à adesão à implantação do sistema.

''O que eu posso dizer é que eu estou muito satisfeito com a geração dessa energia e até aconselharia a todos empresários que tiver precisão a se envolver nesse projeto, que é um projeto audacioso, mas é muito bom e eu acredito que a energia do futuro vai ser essa. Quem quiser e puder, vale a pena. Também quero agradecer a todos que compareceram hoje ao nosso estabelecimento para essa inauguração e pedir que Deus abençoe todos nós'', finalizou.

Presentes ao evento, além de empresários de Petrolândia e região, Gilton Medeiros, gestor comercial da Insole Indústria e Comércio de Tecnologia Ambiental; José Cosme da Silva, presidente da Cooperativa dos Panificadores de Pernambuco, Inaldo Coelho, Diretor Tesoureiro da Cooperativa dos Panificadores de Pernambuco; Adeildo, Diretor Adjunto da Cooperativa dos Panificadores de Pernambuco; Paulo Acioly, Suplente de Diretoria da Cooperativa dos Panificadores de Pernambuco; Edgar, Vice-Tesoureiro da Cooperativa dos Panificadores de Pernambuco.

Ver mais fotos>Panificadora e Lanchonete Veneza inaugura equipamento de energia solar

Programa PE Solar - “Pernambuco tem grande potencial para geração de energia solar, e o PE Solar vai fortalecer as cadeias produtivas num momento de crise econômica e energética no país. Gerar a própria energia vai significar aos micro e pequenos empresários a possibilidade de escapar de aumentos nas tarifas, e até mesmo gerar crédito energético, o que pode baratear custos de produção”. Estas foram as palavras do governador Paulo Câmara no lançamento do programa PE Solar, em 25 de maio de 2015.

O Programa PE Solar, com recursos disponibilizados por bancos de desenvolvimento, por meio da Agefepe, é um fundo específico  destinado aos pequenos empreendedores pernambucanos para implantação de projetos de captação de energia solar.

Com dotação disponível de R$ 5 milhões em sua primeira fase, o PE Solar, concede créditos de, no máximo, R$ 300 mil por empreendimento, limitados a cobrir até 80% dos custos da implantação do sistema de energia solar.

No lançamento do PE Solar, o então secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Thiago Norões, disse que o retorno do investimento deve ser sentindo em sete anos. "Algumas empresas irão conseguir produzir 100% da energia que consomem e, além disso, Pernambuco foi o primeiro estado a liberar a cobrança de ICMS sobre os créditos gerados que vão para a rede, ou seja, quem consumir menos que produz, ainda ganhará créditos livres de impostos da Celpe, que poderá ser abatido na conta em 36 meses".

Redação do Blog de Assis Ramalho

Um comentário:

  1. otima iniciativa e reconhecimento que as fontes renovaveis podem diminuir danos ao planeta.Parabens ao Gestor do Projeto e aos senhores empresarios que acreditam nessa iniciativa.

    ResponderExcluir