quinta-feira, junho 16, 2016

Petrolândia: Pátio de eventos da Praça da Matriz recebe tradicional decoração para festas juninas

Pátio de eventos, na Praça da Matriz (Fotos: Lúcia Xavier)

Santo Antônio de Pádua, celebrado no último dia 13, por ocasião da abertura dos festejos do tríduo junino, não recebe grandes atenções em Petrolândia. Pela cidade, as fogueiras vistas na véspera, dia dos namorados, ou no dia dedicado ao santo, lembram que nessas casas há um Antônio a homenagear seu protetor. O desprestígio do santo casamenteiro também é revelado pelo andamento da ornamentação do Pátio de Eventos, localizado na Praça da Matriz, polo das festas juninas na cidade.

Produzidas por grupos de artesãs, organizadas por dona Socorro Simões, a Primeira Mãe - mãe do prefeito Lourival Simões - e patronesse do artesanato petrolandense, as bandeirolas coloridas já cobrem o pátio que receberá as apresentações culturais e musicais no dia de São João, porém, a tradicional casa de taipa, cenário para recordar os "velhos tempos" e tirar fotos, ainda está em construção, sob a supervisão de dona Socorro.

Nos últimos anos, devido à forte contenção de gastos com festas pela Prefeitura, São Pedro se tornou a estrela maior do mês, privilegiado pela proximidade de seu dia de louvor com o aniversário da emancipação política de Petrolândia, comemorada em 1º de julho.

Mas, se São Pedro é mais aguardado pelos "melhores shows na praça", ninguém leva de São João o título de santo junino mais popular em Petrolândia, a quem são dedicadas milhares de fogueiras no município, de fora a dentro, o mais insistente espocar de fogos e a mais prolongada tocação de forró.

Ver mais fotos>Preparação Pátio de Eventos para festas juninas

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário