quarta-feira, junho 22, 2016

Petrolândia: Fátima Belém recebe Título de Cidadã Honorária Petrolandense


Fátima Belém e vereadora Dona Santa (Fotos: Assis Ramalho)




Na terça-feira passada (10), a Câmara Municipal de Petrolândia realizou sessão solene para entrega do Título de Cidadania à artesã e empresária Fátima Belém, presidente da Associação Café com Arte e proprietária da Tapiokinha da Fafá, quiosque localizado na Praça de Alimentação. A sessão solene foi presidida por Dona Santa, com a presença dos vereadores Juarez Patriota e Sílvio Rogério. Essa foi a segunda sessão solene para concessão de títulos honoríficos, tendo sido a primeira realizada na sexta-feira anterior, dia 10.

Nascida em Recife, Fátima Belém foi criada em Petrolândia, voltou à capital pernambucana para concluir seus estudos e retornou à cidade que adotou como sua terra. A homenagem foi iniciativa da vereadora Maria do Socorro dos Santos Souza, a Dona Santa, com apoio dos colegas da bancada do governo na Câmara Municipal e votos favoráveis de oposicionistas, sem os quais não seria possível conceder a comenda, aprovada por maioria simples.

Compareceram familiares e amigos da Café com Arte e ex-alunos e ex-professores da Escola de Formação Educacional, onde a homenageada alfabetizou, com sucesso, crianças acima da faixa de idade do ensino público. Fátima demonstrou seu orgulho em ver ex-alunos hoje com formação universitária.

Ver mais fotos>Entrega Título de Cidadã Petrolandense a Fátima Belém

Leia abaixo a biografia da homenageada e a justificativa de concessão do  título de Cidadã Honorária Petrolandense, texto extraído do decreto que concedeu a comenda.

Justificativa

Maria de Fátima Barbosa Belém (Fafá) nasceu em 09 de Abril de 1958 na cidade do Recife-PE. O destino em 1962, por vias indesejáveis, a trouxe para Petrolândia, onde tem consolidado sua história de amor a família, ao estado, a cidade e de superação de desafios frente à associação de artesãos. Órfã de mãe aos oito meses e do pai antes mesmo de completar quatro anos de idade, foi afastada dos irmãos pouco tempo depois, em seguida foi entregue aos cuidados de uma família em Petrolândia, no qual não foi inserida no meio familiar.

Na adolescência, seu desejo em se tornar professora, a fez buscar e conquistar a muito custo à formatura, necessitando para isso até mesmo fugir da casa em que fora criada, com destino ao Recife, trabalhou em troca de moradia em um pensionato de freiras, logo fez trabalhos como faxineira. Também trabalhou como manicure e deu aulas particulares para dividir as despesas na casa de uma colega de classe. Em 1977, realizou seu sonho e participou do baile de formatura com um anel emprestado e sem nenhum familiar presente.

No ano de 1980, casou-se com o Sr. Expedito Belém, fruto de um romance de 16 dias, que consolidou-se até a presente data, com muito amor, respeito e companheirismo. Em 1981 nasce à primogênita Patrícia, hoje artesã e enfermeira, e um ano após nasce seu segundo filho Joaquim Francisco Belém Neto, conhecido como Binho Belém, por quem os pais chegaram a se desfazer de todos os bens para tratar da saúde do bebê com infecção hospitalar, e recomeçar do zero. Em 2000, começou a vender tapiocas na praça de alimentação, onde hoje possui um box conhecido como “A Tapioquinha da Fafá”, referência da gastronomia local.

No ano de 2003, após o curso de pintura em tecido, Fafá tornou-se uma das artesãs mais reconhecidas da cidade e foi convidada por Dona Socorro Simões, então Primeira Dama de Petrolândia, a participar da Fundação da Associação de Artesãos Café com Arte, da qual é presidente, e onde repassou e repassa seus conhecimentos, promovendo articulações constantemente, para que a associação seja um instrumento de cidadania, além de meio de trabalho e renda para muitas famílias.

Esta é uma pequena homenagem desta Casa Legislativa para artesã Fátima Belém, mulher que não se entregou às dificuldades impostas em todas as áreas de sua vida, que ousou acreditar e usou as pedras em seu caminho para alicerçar a construção de sua casa, do seu trabalho e dos seus sonhos e projetos, razão pela qual, vem atribuir-lhe o título de Cidadã Honorária Petrolandense."

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Câmara Municipal de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário