segunda-feira, maio 16, 2016

Tacaratu: Íntegra da entrevista do prefeito José Gerson ao Blog de Assis Ramalho e à Web Rádio Petrolândia



Na última sexta-feira (13), a reportagem do Blog de Assis Ramlho e da Web Rádio Petrolândia visitou a cidade de Tacaratu, nas festividades de comemoração dos 62 anos de emancipação política do município. Na ocasião, entrevistamos o prefeito José Gerson da Silva. Entre os vários temas abordados na entrevista, com destaque para as eleições municipais, o prefeito fala sobre o assunto mais debatido atualmente, nos quatro cantos do município: o rompimento do vice-prefeito, Jeovane Carvalho, com a atual administração. José Gerson disse ter ficado surpreso e decepcionado por ter sabido, através de terceiros, a decisão do médico. Também na entrevista, o prefeito diz estar seguro de sua reeleição em outubro próximo.

Iniciamos a entrevista pedindo uma avaliação do gestor sobre a emancipação política do município.

José Gerson: Estamos comemorando, hoje, os 62 anos de emancipação política de Tacaratu. Apesar de um ano muito difícil, de muita crise, mas essa crise não é somente em Tacaratu, ela é mundial e no Brasil, e é normal que a gente esteja passando por ela também. E tem a [outra] crise que estamos enfrentando, que é a crise politica. Nós estamos enfrentando uma oposição muito acirrada, uma oposição irresponsável, que nunca tinha acontecido em Tacaratu, uma oposição que quer atrapalhar o andamento do município, o andamento das pessoas e o andamento da gestão. Hoje, a gente está sofrendo muito, a gente precisa fazer alguma coisa para o município e não consegue, porque a oposição não deixa, não coloca as dotações que a gente precisa.

Por que isso tem acontecido, o município não deve estar acima de tudo e de todos?

José Gerson: Com certeza. A gente tem exemplos de cidades vizinhas como, por exemplo, Petrolândia, Jatobá, cidades que têm oposição ao prefeito, mas você vê que eles [os vereadores] deixam o prefeito trabalhar, eles pensam no povo. Aqui não, aqui é diferente, porque aqui eles não estão pensando no povo, eles estão pensando em si próprios, porque para eles não falta nada. Pra eles não faltam diárias, sempre estão por aí passeando. Então, eles não estão pensando no futuro do nosso município, eles estão pensando neles, e eles esquecem que foram votados pelo povo. Então, eu quero dizer que o povo é quem deve analisar, porque as eleições estão se aproximando. Tem que analisar quem são as pessoas que eles devem escolher para representar o nosso município.

Se não bastasse você governar com a menoria dos vereadores [5 da situação contra 6 da oposição], a gente tem a informação de que o vice-prefeito Dr. Jeovane Carvalho teria rompido com a sua administração. Essa informação tem procedimento?

José Gerson: Bem, Assis, procede, porque eu tenho a informação por terceiros, por outras pessoas. Na verdade, dele, da parte dele, eu ainda não recebi essa notícia, mas que já tenho conhecimento de que ele até já lançou a candidatura dele. Mas eu achei muita covardia dele, porque até hoje ele não me deu satisfação. Pelo trabalho que a gente fez juntos, pelo que eu fiz por ele, porque os meus compromissos eu honrei com ele. Eu não entendo e até agora não sei qual foi o motivo que ele rompeu comigo, porque até agora ele não me avisou. Eu prometi uma Secretaria de Saúde pra ele, onde a esposa dele era a secretária.

Assis Ramalho: A sua maior mágoa foi ficar sabendo por outras pessoas?

José Gerson: Com certeza! Foi uma covardia muito grande pelo que a gente honrou, pelo que eu fiz. Na Missa do Vaqueiro, em Caraibeiras, ele participou junto comigo, tirou fotos comigo, em cima do palco, e dali, quando ele desceu, foi se juntar com a oposição, que eu soube por terceiros. Mas, ele nunca chegou a mim pra dizer que tinha rompido. que ia romper comigo. Teve aquela questão que ele tentou ser [pré] candidato a prefeito em Petrolândia, ele conversou comigo, e eu disse ''tudo bem, siga o seu caminho, o seu destino, você é quem sabe'', você vê que eu o apoiei. Mas agora, ele fez diferente, fez um papel de traidor.

Não tem como haver uma conciliação?

José Gerson: Não tem mais como ter essa conciliação, porque ele faltou com honestidade e com consideração, tanto a mim quanto ao grupo que confiou nele. O povo que votou nele, eu tenho certeza que não aceita mais, o meu povo não aceita mais. Então, é por isso que não tem mais como voltar esse vínculo, porque ele não foi correto com o nosso povo e eu fui correto com ele.

Agora vão começar as especulações sobre quem será o seu vice para compor a chapa nas eleições deste ano. Já tem esse nome?

José Gerson: Assis, pode ter certeza que vice [prefeito] a gente tem. Tem homens e mulheres do bem, que o povo vai aceitar, e eu tenho certeza que a gente vai trabalhar para ganhar a reeleição, e ganhar bem, se Deus quiser, porque o povo sabe que nós temos serviços prestados. A prefeitura paga em dia, então, jamais o povo vai entregar o nosso município a pessoas irresponsáveis como a gente está vendo aí. Nós estamos em um dia de emancipação, e como você está vendo, nunca tinha acontecido [o fato de não haver festa na rua] durante a nossa gestão. No dia do aniversário de nossa cidade sempre tinha uma atração na rua, e hoje não tem.

Por que não tem, qual o motivo?

José Gerson: O motivo é como eu falei, é uma oposição irresponsável que não pensa no povo que colocou eles lá.  Eles colocaram mil reais de dotações...

Pra que dá mil reais?

José Gerson: Mil reais. Eles querem tirar onda da cara do povo e de mim também. Então, isso é uma gozação o que eles fizeram e o que estão fazendo. Então eu não vou fazer uma festa, dinheiro até tem pra nós fazer, mas só posso fazer quando eu tenho as dotações autorizadas pela Câmara de Vereadores. É o que aconteceu com Dilma, ela mandava os projetos, os deputados não votavam e ela fazia. Então, o que eles querem é isso, mas eu não vou fazer, eu não vou dar esse gostinho a eles. Eles querem que eu me prejudique, mas eu não vou. Estão divulgando uma matéria falsa, do dia 06, uma ficha que tinha R$ 41 mil. Mas do dia 06 ao dia 10 é quando a gente faz os pagamentos, é quando a gente paga as coisas do município. Então, zerou essa ficha e eles colocaram na reunião dessa semana mil reais. Uma festa é feita com som, banda, banheiro químico, barraca, palco, entre outras coisas. E o que é que eu vou fazer com mil reais? Então, eu peço paciência ao povo, que entendam, e que vão pra cima deles. Logo está vindo o São João, e se eles não colocarem dotações, eu não vou ter condições de fazer (festa). 

Existe a possibilidade de não haver festa de São João por causa de liberação de verba?

José Gerson: Com certeza, porque eu não vou fazer uma coisa irregular, porque tem a lei de responssabilidade fiscal que eu tenho que cumprir. Eles estão aí fazendo o que quer e o povo tem que cobrar mais deles, porque afinal eles foram votados pelo povo. 

O prefeito José Gerson está firme, está confiante na reeleição e que vai continuar prefeito a partir de janeiro de 2017?

José Gerson: Com certeza, Assis. Primeiro Deus, porque nada a gente pode fazer sem a vontade dele. Então, com fé em Deus e em Nossa Senhora, nós vamos para a reeleição e vamos bem. Não estou aqui para me enganar nem para enganar o povo. A campanha ainda não começou, mas em breve vai começar e pode ter certeza que eu não estou enganando, nem a mim nem o povo, porque triste do homem que engana a si mesmo. Eu tenho pesquisas que mostra que a gente, sem fazer campanha, estamos bem e ainda ganha a eleição.

As pesquisas são favoráveis?

José Gerson: São favoráveis, a gente tem os erros, mas os meus erros são fáceis de consertar. Tem rejeição? Claro que tem. Qual o gestor que não tem rejeição? Mas a minha rejeição é muito fácil, a minha rejeição é presença, só falta a minha presença. O povo confia em mim, então nós vamos pra cima, vamos pra frente, e vamos para a reeleição pra ganhar, porque a gente tem muitas obras para acontecer no município e trabalho sério não pode parar. Então, eu tenho certeza que o povo não vai parar por aqui e vai me dar mais essa oportunidade.

Você me disse certa vez, em uma entrevista,  de que quatro anos não eram suficientes para concluir todos os projetos que tinha em mente. Você acha que se conseguir a reeleição vai concuir todos?

José Gerson: Com certeza, a gente tem várias coisas boas, vários projetos que estão em andamento no nosso município e que não foi possível concluir em três anos e cinco meses. Não foi possível, até porque a Câmara de Vereadores engessando o município, o país com essa crise e tudo isso dificultou o nosso andamento. Mas mesmo com essa crise, eu quero dizer a você que hoje nós estamos pagando os funcionários em dia, pra quem está dizendo que a prefeitura está quebrada, está mentindo. O nosso maior desgaste foi a saúde, por conta dessa epidemia, esse mosquito (Aedes aegypti, vetor da dengue, zika vírus e chikungunya) que afetou o município, mas não foi somente Tacaratu que foi atingido. Foi o Estado e foi o país. E pelo outro lado, a questão do desgaste na saúde foi por falta de remédios, mas eu consegui descobrir para onde estava indo os remédios, esses remédios estavam entrando pelo ralo, alguém estava desviando os remédios e a gente conseguiu descobrir. Mas vamos consertar, a gente já está tomando as providências. Veja só: se o meu ex-vice, que andou dizendo por aí...

Já é ex-vice?

José Gerson: É, é meu ex-vice, que andou dizendo por aí que a saúde está mal. Mas eu pergunto a você e pergunto a ele: ele não é médico? [A saúde do município] estava nas mãos dele e da esposa dele, que era a secretária. E aí? eu quero que eles respondam, se a saúde estava mal, se eram eles que estavam tomando de conta da saúde? Agora eu vou mostrar e provar para o povo, que vamos dar conta da saúde e vamos voltar a fazer a saúde funcionar bem. 

Já tem a nova secretária de saúde?

José Gerson: Já tem secretária. É Conceição, uma pessoa que já estava acompanhando [a pasta]. Ela era diretora do Hospital, mas que a secretária não dava a oportunidade para ela desempenhar o trabalho dela. Agora, ela vai ter liberdade, sim, junto com todo grupo da saúde. Hoje, a gente vai trabalhar na saúde com transparência e agora a gente vai mostrar a realidade da saúde, porque antes estava escondido.

Agradecemos a entrevista e deixamos o espaço aberto para uma mensagem do prefeito aos municípes.

José Gerson: Que o povo tenha confiança, tenham fé em Deus, que vocês conhecem a minha pessoa, que eu sou um homem que que é da paz, um homem tem amor ao próximo, e que está aqui fazendo o melhor pra o nosso município.

O áudio da entrevista será transmitido na manhã desta terça-feira (17) no Programa Acordando com as Notícias, na Web Rádio Petrolândia, apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado das 5h30 às 8h30.

O programa ''Acordando com as Notícias'' é recheado de notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública e muito mais.


Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário