segunda-feira, maio 02, 2016

Padre Cristiano Muffler, ex-pároco de Petrolândia, morre aos 80 anos, na PB


O bispo da Diocese de Guarabira, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, anunciou no início da tarde desta segunda-feira (02) o falecimento do padre Cristiano Muffler, cooperado do Santuário do Padre Ibiapina, aos 80 anos.

Cristiano Muffler, alemão, radicado no Brasil, o sacerdote foi vigário de diversas cidades do brejo paraibano e se destacou pelas muitas obras que fez, a exemplo de novas igrejas, reformas e construção de centros pastorais. Sua forte influência em sua terra natal, a Alemanha, possibilitou a arrecadação de muitos recursos financeiros, investidos nas pastorais da Igreja Católica.

O padre foi internado em março, vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e posteriormente, após exames, foi diagnosticado simultaneamente com dengue e chikungunya.

Cristiano Mufller chegou muito jovem ao Brasil, primeiro no Sul e depois no Nordeste. É considerado um dos fundadores da Diocese de Guarabira, juntamente com Dom Marcelo Pinto Carvalheira.

Sua ação pastoral se fez sentir em diversas áreas, notadamente no apoio às Comunidades Eclesiais de Base, pastorais e movimentos.

Foi vigário de Guarabira, Mari, Pirpirituba, Pilões, Bananeiras e Araruna. Depois foi morar no Norte, na região amazônica, e desde dezembro residia em Santa Fé de Arara.

Velório

Dom Lucena informou ao Nordeste1 que após as formalidades legais e liberação do corpo, à noite o padre Cristiano será velado na Catedral de Nossa Senhora da Luz. Nessa terça, no final da manhã, será transladado para o Santuário do Padre Ibiapina, em Santa Fé, em Arara.

Às 15:00h será celebrada a Missa de corpo presente e em seguida ocorrerá a cerimônia fúnebre, no cemitério do próprio santuário, onde está sepultado o próprio Ibiapina e o teólogo belga José Comblin.

O bispo de Guarabira lamentou a morte do padre Cristiano. “Perdemos um grande missionário. Um homem de muita fé. A Igreja de Guarabira deve muito ao mesmo. Era um grande missionário e liturgista, tendo contribuído bastante para a formação dos agentes de Pastoral.”

O prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, emitiu nota oficial na qual lamenta a perda e anunciou que decretará luto oficial de três dias, considerando que o padre Cristiano foi pároco da Catedral de Nossa Senhora da Luz.

Por Joab Freire/Nordeste 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário