quarta-feira, maio 25, 2016

Na Alepe, Eduíno Brito defende esforço conjunto dos deputados para cobrar repasses do Proupe

O atraso no pagamento de bolsas do Programa Universidade para Todos em Pernambuco (Proupe) voltou a motivar protestos no Plenário da Assembleia Legislativa. Nesta quarta (25), o deputado Eduíno Brito (PP) apontou que a dívida do Governo do Estado pode provocar a falência das autarquias de Ensino Superior – cuja receita, informou o progressista, é composta em 67% pelos recursos do programa –, e defendeu um esforço conjunto dos parlamentares para sensibilizar o Poder Executivo a priorizar os repasses às instituições.

“A perspectiva é que as autarquias fechem as portas, e deixem sem alternativa os estudantes do Interior”, descreveu Brito, considerando que a situação pode reduzir a oferta de cursos de licenciatura fora dos grandes centros e, por consequência, diminuir a quantidade de professores nos pequenos municípios. “É um passivo educacional de difícil recuperação.”

A deputada Teresa Leitão (PT) – que comunicou ter participado de reunião sobre o tema com a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lúcia Melo, nesta quarta (25) – associou-se às preocupações do parlamentar. “Vamos esperar o retorno da secretária, mas as dificuldades são muitas”, disse, lembrando que o tema foi extensamente discutido em audiência pública da Comissão de Educação, da qual é presidente.

Alepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário