sexta-feira, maio 27, 2016

CPI das Faculdades Irregulares apresenta relatório final de atividades

Colegiado divulgará para a imprensa documento sobre todo o trabalho desenvolvido pela CPI, desde outubro de 2015 (Foto: Jarbas Araújo)

A CPI das Faculdades Irregulares apresentará, na próxima terça-feira (31), às 11h30, durante coletiva de imprensa na Alepe, o relatório final das atividades realizadas desde a sua instalação em outubro de 2015. O documento trará informações sobre os indiciados, os crimes cometidos no setor e a participação de cada um dos suspeitos no esquema fraudulento de oferta de diplomas. O colegiado é presidido pelo deputado Rodrigo Novaes (PSD) e tem como vice-presidente, Miguel Coelho (PSB), e como relatora, Teresa Leitão (PT).

A Comissão Parlamentar de Inquérito foi criada a partir do recebimento de denúncias contra faculdades que estariam oferecendo cursos de extensão – modalidade mais curta, voltada à qualificação de profissionais – como se fossem de graduação. O grupo ouviu 151 pessoas, entre representantes de instituições de ensino da Capital e do Interior do Estado, e promoveu 21 reuniões, debatendo o tema com conselhos profissionais e órgãos públicos da área de educação.

Para Novaes, a conclusão da CPI certifica a vulnerabilidade dos cidadãos que sonham com o diploma e acabam sendo alvo de criminosos. “Os responsáveis deverão responder pelos crimes, e essas instituições sofrerão as devidas sanções para que não voltem a lesar os pernambucanos”.

Novaes ressaltou ainda que será necessária uma forte atuação do Ministério Público para que todo o processo continue avançando. “Mesmo depois de finalizarmos os trabalhos, daremos prosseguimento aos esforços para que os alunos tenham uma alternativa e não percam o dinheiro gasto com os seus estudos”, concluiu.

Alepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário