sábado, abril 09, 2016

Petrolândia: Artesã Fátima Belém, presidente da Associação Café com Arte, é aniversariante do dia

Fátima Belém (Reprodução Facebook)

A artesã - "com muito orgulho!" - Fátima Belém, a pequena notável presidente da Associação Café com Arte, sediada em Petrolândia, é aniversariante deste sábado, 9 de abril. Exemplo de luta e superação, Fátima Belém recebe nesta data sinceros parabéns de sua família e dos amigos.

Fátima é recifense, mas o destino, por vias tortuosas, a trouxe para Petrolândia, onde tem consolidado sua bela história de amor verdadeiro à família e de superação de desafios frente à associação de artesãos. 

Órfã de mãe antes do primeiro aniversário e do pai antes dos quatro anos de idade, afastada dos irmãos pouco tempo depois, quando foi entregue aos cuidados de uma família em Petrolândia, onde não se sentiu adotada em um seio familiar, Fátima sabe como são preciosos os vínculos dos laços de sangue.

Adolescente, seu desejo era se tornar professora, e em busca da formatura mostrou ter vontade férrea: fugiu da casa em que fora criada, em Petrolândia, para o Recife, onde trabalhou em troca de moradia em um pensionato de freiras e, em seguida, fez trabalhos como faxineira, manicure e deu aulas particulares para dividir as despesas na casa de uma colega de classe. Pelo grande esforço para se formar, Fátima sabe o valor da educação.

Professora formada, com um anel emprestado e sem ninguém da família presente ao baile de formatura, Fátima sabe o valor de um sonho e sabe que a concretização de seus objetivos é uma realização pessoal, grandiosa mesmo quando ignorada por quem não acredita nem valoriza o seu sucesso.

Casada com Expedito Belém, pouco tempo após se conhecerem, é mãe de Patrícia, artesã e enfermeira, e de Binho, por quem os pais chegaram a se desfazer de todos os bens para tratar a saúde do bebê com infecção hospitalar, e recomeçar do zero. Família sempre unida e reinício de vida em Petrolândia, Fátima, seu marido e seus filhos sabem o valor do sacrifício, a premência da necessidade e o valor de uma oportunidade para o recomeço. 

Após curso de pintura em tecido, com dedicação e talento, Fátima se tornou uma das mais reconhecidas da cidade, mas não guardou seus conhecimentos apenas para si. Convidada por dona Socorro Simões, então Primeira Dama de Petrolândia, participou da fundação da Associação de Artesãos Café com Arte, da qual é presidente, à qual repassou seus conhecimentos e pela qual promove articulações constantemente, para que a associação seja um instrumento de cidadania, além de meio de trabalho e renda para muitas famílias. Com o envolvimento do associativismo e do artesanato, Fátima sabe o valor do trabalho em conjunto para melhoria das condições sociais, da capacitação e do empreendedorismo. 

Sempre em busca de recursos para desenvolver a atividade, a artesã não se intimida de procurar as fontes de investimento, onde quer que elas estejam, em ministérios, secretarias estaduais, Sebrae, bancos etc. Em sua peregrinação, Fátima diz "o 'não' nós já temos" e vai atrás do "sim". 

À irrequieta artesã Fátima Belém, ariana de olhos brilhantes que parecem observar um ponto mais à frente do que a maioria das pessoas enxerga, à mulher que não se entregou às dificuldades impostas em todas as áreas de sua vida, que usou as enormes pedras colocadas em seu caminho para alicerçar a construção de sua casa, do seu trabalho e dos seus sonhos e projetos, e à pessoa que é muito mais do que resumimos aqui, em história de vida, nossos sinceros parabéns. Feliz aniversário, Fatima Belém!

Redação do Blog de Assis Ramalho

Um comentário: