sábado, março 26, 2016

Petrolândia: Secretária de Saúde, Andreza Carvalho, participa do encontro “Governança e gestão em saúde” no TCE-PE


A Secretária de Saúde de Petrolândia, Maria Andreza Carvalho Leite Lima, participou na última segunda-feira (21), no Recife, do encontro sobre “Governança e gestão em saúde” promovido pelo Tribunal de Contas da União, em parceria com o Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), Atricon, Instituto Rui Barbosa e Fiocruz/Aggeu Magalhães. O evento, realizado no auditório do Tribunal pernambucano, reuniu secretários, servidores e gestores de saúde de órgãos públicos do Estado e Municípios, além de membros dos conselhos da área e da Comissão Intergestores Bipartide.

A finalidade do evento, que está sendo realizado em todos os estados do Brasil, é fazer uma radiografia nacional sobre a situação da saúde pública e sugerir ações que possam contribuir para a melhoria dos serviços prestados na área. Os gestores estão sendo orientados a responder um questionário com aproximadamente 80 páginas, cujos dados serão compilados na sede do TCU, em Brasília. A partir desse diagnóstico, o órgão terá em mãos um estudo completo sobre o funcionamento do setor de saúde nos 27 estados da federação e proporá uma série de medidas para corrigir distorções e melhorar a governança pública. 

Programação
A abertura do encontro foi feita pelo presidente do TCE-PE, conselheiro Carlos Porto, que destacou a carência de recursos para bancar despesas na área de saúde como um dos grandes problemas que afligem os municípios, hoje, principalmente da região Nordeste.

Dois palestrantes participaram do evento: o pesquisador da Fiocruz, Garibaldi Dantas Gurgel e o auditor do TCU, Jonas Marcondes e Lira. O primeiro fez uma explanação sobre as normas que regulamentaram os investimentos na área de saúde a partir do início deste século, incluindo a gestão de hospitais pelo terceiro setor (Organizações Sociais), e o segundo orientou os gestores da área sobre como preencher o questionário eletrônico com as informações solicitadas.

O encontro foi encerrado com um debate entre público e palestrantes, com a participação dos servidores do TCE, Adriana Leite, Lea Regina e João Robalinho. Os gestores fizeram perguntas sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde e tiraram dúvidas sobre como responder o questionário.

Blog de Assis Ramalho
Com informações de TCE-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário