sábado, março 12, 2016

Petrolândia: Evento da II Semana da Mulher homenageia mulheres na política do município








Na noite de quinta-feira (10), foi realizado na Câmara Municipal de Petrolândia mais um evento alusivo à II Semana da Mulher, na programação de comemorações ao Dia Internacional da Mulher, sob o tema 'Mais Mulheres na Política'.

A palestra inicial, com o tema do evento, foi ministrada pela presidente da CNARTS (Confederação Nacional dos Artesãos), Isabel Gonçalves, que relembrou pontos históricos da participação da mulher na política brasileira e contou sua própria experiência com a política, como ex-vereadora de Lagoa do Carro, em Pernambuco, por dois mandatos. 

Ivete Venâncio também fez pronunciamento às mulheres e lembrou que nos partidos políticos as mulheres são geralmente tratadas como peças decorativas, sem voz ativa, e a solução será, um dia, haver um partido formado por mulheres, em que elas possam tomar e colaborar nas decisões. 

Foram homenageadas cinco mulheres que participam ou participaram da política de Petrolândia: as ex-vereadoras Célia (cumpriu um ano de mandato) e Maria Elita Ramalho Leal, a atual vereadora Maria do Socorro Santos de Souza (Dona Santa), a vice-prefeita Janicleide Rodrigues de Souza (Jane) e a ex-vice-prefeita de Jatobá Maria do Socorro Melo Simões (Dona Socorro Simões).

Às vésperas de completar 107 anos de emancipação, a participação das mulheres na política do município é pífia, insignificante. A bem da verdade, há bem pouco a comemorar, tanto que se contam  nos dedos de uma só mão as mulheres de destaque na política local. Petrolândia nunca elegeu prefeita e atualmente apenas Dona Santa cumpre mandato 2013-2016, eleita com expressiva votação. No entanto, muito recentemente, entre 2009-2012, a Câmara não teve representante feminina. O que vemos nas composições das coligações partidárias são as mulheres usadas apenas para fechar cotas e conquistar votos que contribuam para eleger os candidatos da ala masculina. 


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário