quinta-feira, janeiro 28, 2016

Prefeitura de Petrolândia reativa sua página eletrônica no endereço governamental



Após longos meses de divulgação das realizações do órgão em um site não governamental (petrolandia.pe), finalmente a Prefeitura Municipal de Petrolândia finalmente reativou o domínio www.petrolandia.pe.gov.br. Embora provavelmente poucas pessoas tenham percebido, a transição foi realizada no prazo de uma semana, período em que a Prefeitura ficou com o site fora do ar.

São aguardadas melhorias no Portal de Transparência do Município, agregado ao site da Prefeitura. No início de dezembro/2015, em relatório divulgado após análise dos portais da transparência dos 184 municípios jurisdicionados, o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) atribuiu ao Município de Petrolândia a nota 85,75 de Nível de Transparência Desejado, em uma pontuação máxima de 1000. Com nível de transparência classificado como crítico pelo TCE, na 162ª posição entre os 184 municípios pernambucanos, em comparação com as demais prefeituras do Sertão de Itaparica, Petrolândia obteve melhor classificação apenas do que Itacuruba (nota 74) e Itacuruba, município sem portal de transparência no período de realização do levantamento.

Além da alimentação do Portal de Transparência com dados que permitam o adequado exercício do controle social preconizado pelo TCE-PE, espera-se que, juntamente com a reativação do site governamental, a Prefeitura de Petrolândia adote a correção gramatical dos textos publicados em seu endereço oficial de comunicação com a sociedade. Assim como nos concursos públicos para qualquer cargo na Prefeitura o candidato deve demonstrar conhecimento da norma culta da Língua Portuguesa, idêntico domínio deve ser observado pela instituição em sua comunicação oficial.

Espera-se, também, que a reativação do site institucional venha a amenizar alguns problemas da comunicação oficial da Prefeitura de Petrolândia. Entre eles, está a "redessocialização" (circulação em meio de acesso restrito) de suas divulgações, com as parcas informações produzidas pelos diversos órgãos e secretarias pulverizadas em páginas e perfis do Facebook e grupos de WhatsApp. Como consequência disso, nota-se a priorização da comunicação por imagens (fotos, figuras, cartazes, conteúdo de consumo imediato), criadas para compartilhamento em redes sociais, em detrimento da produção de textos (conteúdo para consumo atual e futuro).

Apesar dos senões citados, é digno de nota e elogios o fato de a Prefeitura de Petrolândia voltar a ocupar seu lugar no portal do Governo de Pernambuco, espaço que confere mais credibilidade e confiabilidade à instituição do que um site .pe, extensão atribuída aos domínios registrados no Peru.

Lúcia Xavier/Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário