terça-feira, janeiro 26, 2016

Petrolândia: PETI, Guarda Municipal e SESURB intensificam fiscalização contra o trabalho infantil no Mercado Público


Fiscalização no Mercado Pública tem como objetivo evitar a exploração do trabalho de crianças e adolescentes (Reprodução Facebook Sedes/Petrolândia)


A equipe permanente das ações estratégicas do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), acompanhada pela Guarda Municipal, e em parceria da SESURB, está fazendo a fiscalização para coibir o Trabalho Infantil. Na última sexta-feira (22), o Mercado Público recebeu a visita das equipes que, mais uma vez, atuaram para conscientizar feirantes e consumidores à adesão ao Programa Frete Legal. 

Recentemente, o Município de Petrolândia foi notificado pelo Ministério Público do Trabalho pela incidência do trabalho infantil e, com o intuito de sanar essa problemática, o município recebe apoio financeiro do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS.

O Projeto: Frete Legal, elaborado pela coordenadora do PETI, Katia Valéria dos Santos, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), o Conselho Tutelar, o Ministério Público e a Secretaria de Serviços Urbanos (SESURB), atualmente beneficia 12 fretistas.

O Frete Legal consiste em apoiar os fretistas maiores de 18 anos, através da formalização de um grupo organizado com intuito de intimidar a exploração do trabalho infantil no mercado público. Inicialmente foi distribuído 01 camisa e 01 calça para identificar os fretistas aptos a desenvolver o trabalho.

As ações contra o trabalho infantil são realizadas durante todo o ano, através de: visitas as sorveterias, mercado público, matadouro; campanhas de sensibilização e encaminhamento de crianças/adolescentes em situação de trabalho infantil para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV.

Para este ano de 2016 estão previstas a distribuição de camisa, boné, manguito, protetor solar e crachá para os fretistas maiores de 18 anos; a realização de audiências públicas e a elaboração de diagnóstico sobre a incidência de trabalho infantil no município. 

Notícia relacionada
>Prefeitura de Petrolândia realiza Campanha Frete Legal para coibir trabalho infantil na feira livre do Mercado Público



Redação do Blog de Assis Ramalho

Com informações e fotos da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário