sexta-feira, janeiro 29, 2016

Petrolândia: Resumo da Audiência Pública da Câmara de Petrolândia com o Coordenador da Ciretran/Detran-PE no Município


Em Audiência Pública, realizada no último dia 27 de janeiro, o Coordenador da 54ª Ciretran/Detran-PE de Petrolândia, o senhor Josimar Raimundo Oliveira (Josa) respondeu a várias perguntas com relação ao funcionamento do CIRETRAN local, diante das muitas reclamações quanto ao atendimento e agilidade dos serviços prestados pelo órgão. A Audiência foi uma proposta do Vereador Carlos Alberto Araújo Correia e teve grande reconhecimento por parte dos presentes, tanto quanto de todos os usuários da Instituição, afinal, como relatou o senhor Josimar, são muitas as dificuldades no exercício dos trabalhos a serem realizados, uma vez que o maior problema tem sido a falta de funcionários.

A cidade de Petrolândia tem aproximadamente 9.190 veículos registrados e apenas 1 funcionário para as atividades relacionadas a este serviço e, dessa forma, torna difícil a atuação do senhor Josimar, que é concursado como Agente de Trânsito, porém, precisa exercer, além da sua função, o papel de Assistente de Trânsito, juntamente com emissão de documentos e demais trabalhos daquele Departamento. Na ocasião, ele explicou os motivos pelos quais a CIRETRAN - Petrolândia/PE ficou fechada por 15 dias, sendo seu período de férias, após o excesso de trabalhos e serviços realizados, e respondendo ao Presidente da Câmara de Vereadores de Petrolândia, Fabiano Marques, afirmou a necessidade de mais 3 funcionários para o referido Órgão.

O senhor Luiz Wilson, proprietário da Emplacadora de Veículos Stillu’s Placas, salientou a importância de solucionar as questões que estão levando o Município de Petrolândia a ter a CIRETRAN como alvo de críticas, bem como as perdas que acarretam prejuízos para a cidade, uma vez que veículos emplacados em outros municípios passam a ser fazer parte do quadro daquela cidade e, com isso, deixa de ampliar renda para Petrolândia. Enfatizou ainda que falta uma melhor atuação por parte do Poder Público Municipal, podendo este posicionar funcionários.

Na sequência, o Vereador Rogério Gomes (Rogério Novaes), questionou ao senhor Josimar com referência aos equipamentos da CIRETRAN local e foi informado que, no tocante a esta questão, a Instituição não enfrenta problemas, certificando a falta de funcionários como determinante nos problemas existentes.

O Vereador Sílvio Rogério defendeu a ideia de que todos podem e devem reivindicar seus direitos e ainda mais quando algo não está indo bem. No entanto, atribuiu a responsabilidade da CIRETRAN em seu funcionamento geral ao Governo do Estado, cabendo a condição do Município contribuir pensando no bem da Sociedade.

O Vereador João Vicente reconheceu o trabalho do senhor Josimar e o aconselhou a manter sua disposição para o trabalho, aguardando que condições melhores sejam ofertadas em benefício de todos.

Em seu pronunciamento, o Vereador Jorge Viana também parabenizou e reconheceu o esforço do senhor Josimar, em carregar tanta responsabilidade sozinho, e considerou um descaso por parte do Poder Público Municipal, tomando como exemplo cidades menores, como Tacaratu, que possui 2 funcionários.

O Vereador Raimundo Paulo (Noca) fez um breve comentário sobre a importância da Gestão Municipal para um Município e que esta deve ser atuante em todos os setores visando o melhor para a população, dessa maneira, indagou a omissão da atual Gestão de Petrolândia, pela falta de iniciativa em contratar funcionários para a CIRETRAN da cidade.

Maria do Socorro (Dona Santa) agradeceu aos senhores Josimar e Luiz Wilson pela presença e pela explanação que esclareceu a situação da atual Circunscrição Regional de Trânsito de Petrolândia, e na condição de vereadora se colocou à disposição para ajudar como for possível.

O senhor Luiz Wilson ainda aproveitou a ocasião para citar um outro exemplo de CIRETRAN e seu quadro de funcionários, mencionando a cidade de Floresta, que possui menos veículos que Petrolândia, e apresenta um rol de 5 funcionários do Estado.

Em seguida, o Vereador José Luiz (Zé Pezão), comentou sobre a organização dos serviços prestados pelo citado Órgão e que sempre foram eficientes, no entanto, Petrolândia tem crescido e a demanda aumentou muito. São muitos veículos para a responsabilidade de um único funcionário, convidando os colegas vereadores a realizarem algum Projeto ou qualquer outro meio de buscar a solução para a questão em debate.

O Vereador Juarez Patriota acredita que as questões foram voltadas para um cenário político, quando, na verdade, acredita que o Gestor do Município irá tomar as providências cabíveis. Sugeriu que cada vereador procure seus Deputados Estadual e Federal, e através dessas forças políticas buscar bons resultados.

O Vice-Presidente da Casa, Carlos Alberto (Carlinhos), sendo o autor da proposta para a realização da Audiência, iniciou seu pronunciamento lembrando aos presentes que o DETRAN é um dos Órgãos que mais arrecadam dinheiro no Estado, e que infelizmente está havendo um descaso com o Município de Petrolândia, comparando a outras cidades, que estão tendo uma boa assistência do Governo do Estado, motivo pelo qual os vereadores de Petrolândia devem proceder juntos na obrigação de melhorar o atendimento da CIRETRAN local.

O Presidente Fabiano Marques sugeriu que seja encaminhado Ofício reivindicando tudo que foi abordado na reunião, um documento em nome dos 11 vereadores, enviando cópias para o Governador do Estado, o secretário das Cidades, o Presidente do DETRAN-PE e para todos os Deputados votados no Município. Concluiu assim, que a principal carência na 54ª CIRETRAN/DETRAN – Petrolândia é a ferramenta humana, mais precisamente a falta desta. E, dessa maneira, a missão da Audiência foi colher as informações necessárias e o próximo passo será buscar a solução, que é de grande relevância.

>Ver as fotos da Assessoria da Câmara no Facebook

>Ver fotos (Blog de Assis Ramalho), clique>Câmara de Vereadores debate funcionamento do Detran local em Audiência Pública

Fonte: Eduardo Alcântara - Assessoria da Câmara de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário