sexta-feira, julho 24, 2015

Petrolândia e Floresta têm o Curso Focus, preparatório para o concurso público da Prefeitura de Floresta.

Garanta sua vaga! Inscreva-se!


FOCVS Preparatório informa aos candidatos do Concurso Público da Prefeitura de Floresta que estão abertas as inscrições para o curso de preparação que vai acontecer em Floresta. As aulas terão início no dia 30 de julho.

O curso oferece aulas de Português, Matemática e Endemias, com os professores Osmar Brandão e Roberto Oliveira. O preço único do curso é de R$ 150,00, com o material didático incluído.

Em Floresta, faça sua inscrição no Colégio Diocesano, localizado na Av. Deputado Audomar Ferraz, 98 - Bairro Fleckemberg. Telefone (87) 3877-1452.

FOCVS em Petrolândia - O preparatório também forma turma em Petrolândia, onde as aulas terão início na próxima segunda-feira (27). As inscrições devem ser feitas com Natália, na Essencial Perfumaria, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, na Quadra 07. Contato: (87) 9939-2394.

 Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Roberto Oliveira/Focvs Preparatório

CPRH participa do 25º Festival de Inverno de Garanhuns com atividade lúdica


Literatura e meio ambiente - esse foi o mote da participação da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) no 25º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), na tarde da última quarta-feira (22), na biblioteca pública do Parque Euclides Dourado, que recebeu o projeto Garanhuns Navegando nas Ondas da Leitura, promovido pela editora Imeph, que estimula crianças e jovens a descobrirem o gosto pela leitura e escrita literária.

"Estamos trabalhando com apresentações artísticas que incluem músicas, contações de histórias e jogos teatrais. E, claro, a temática meio ambiente não poderia ficar de fora. Foi muito importante a participação da CPRH, pois além dos livros produzidos com os contos ambientais que pudemos explorar, foi também um momento de esclarecimento sobre as formas de atuação do órgão", declarou o representante da editora Imeph, responsável pela programação na biblioteca, Paulo André Viana. Além de organizar a programação, Paulo André contou histórias como Será que é? e A Galinha Maluquinha, ambos de autoria da jornalista da CPRH, Francicleide Palhano. As publicações são utilizadas nas atividades de educação ambiental promovidas pelo setor de comunicação social da Agência.

Desde 2011, Humberto já tratou de 296 projetos

Humberto: Temos trabalhado muito no Congresso em defesa das políticas do Governo e atendendo as demandas da sociedade por meio de diálogo e propostas (Foto: Alessandro Dantas/Liderança do PT no Senado)

Reconhecido como um dos “100 cabeças” mais influentes do Congresso Nacional pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), já relatou 214 proposições desde o começo do mandato, em 2011. No mesmo período, o senador apresentou 72 projetos de lei e 10 Propostas de Emenda à Constituição.

Membro de sete comissões permanentes do Senado, sendo três delas como titular - Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), de Assuntos Sociais (CAS) e de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) - Humberto também tem atuação destacada no plenário da Casa, onde costuma defender as políticas do Governo da presidenta Dilma Rousseff em pronunciamentos e orientar a bancada nas votações de interesse da população do país. 

Ex-ministro da Saúde do governo Lula, o parlamentar apresentou e relatou a maioria das proposições na área da saúde. Das 214 matérias relatadas nos quatro anos e meio de mandato, 63 foram no setor, ou seja, 30% do total. O mesmo ocorre com as propostas de sua autoria: das 82 propostas desde o início do mandato, 15 foram para melhorar mecanismos na área, incluindo a defesa de usuários de planos de saúde e a melhoria da gestão dos recursos do SUS. 

Compesa comemora dois anos de operação do Programa Cidade Saneada

Programa Cidade Saneada é uma parceria público-privada firmada entre a Compesa e a Odebrecht Ambiental para a operação, manutenção, recuperação e ampliação do sistema de esgotamento sanitário dos 14 municípios que compõem a Região Metropolitana do Recife mais a cidade de Goiana.

O Programa Cidade Saneada, a PPP do Saneamento de Pernambuco, comemorou dois anos de operação nesta quinta-feira (23). Para marcar a data, a Companhia Pernambucana de Saneamento-Compesa e a Odebrechet Ambiental reuniram a imprensa para apresentar um balanço dos resultados obtidos pelo projeto neste período. O evento ocorreu na Estação de Tratamento de Esgotos Cabanga, Zona Sul do Recife e contou com as presenças de representantes da ARPE e CPRH. Ao avaliar os dois anos do programa, presidente da Compesa, Roberto Tavares, considerou o balanço extremamente positivo, afirmando que a experiência e os resultados estão valendo muito a pena, tanto para os agentes envolvidos como para a sociedade. Segundo ele, vários marcos já foram alcançados desde o início da atuação da PPP, entre eles, a recuperação de 1.200 quilômetros de redes coletoras de esgoto, o equivalente à distância entre as cidades do Recife, em Pernambuco e Teresina, no Piauí. Outro destaque apontado por Tavares foi a melhoria no atendimento às solicitações de serviços de desobstrução da rede de esgoto. Hoje, 100 % das solicitações são atendidas em menos de 48 horas.

O presidente adiantou que esses dados podem ser comprovados a partir da redução das solicitações de serviço de esgoto em bairros como o Ipsep, no Recife, Maranguape I, em Paulista e Vila Rica, em Jaboatão dos Guararapes, que apresentaram uma queda de 56%, 79% e 70% nas solicitações, respectivamente, no período de junho de 2013 a junho de 2015. “A PPP do Saneamento possui uma engenharia complexa e desafiadora. Não tenho dúvidas de que o Programa Cidade Saneada será um case para o Brasil, comprovando que obras de saneamento podem ser executadas com qualidade e agilidade “, completou. No Brasil, apenas de 70% dos Estados possuem um índice abaixo de 45% % de cobertura de esgoto.

Fim da PPP: “Futuro de Itaquitinga é marcado por incertezas”

Em fevereiro, deputados estaduais foram barrados na entrada da obra paralisada (Foto: Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa)

Para o líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB), o fato do governador Paulo Câmara (PSB) quebrar o silêncio, e confirmar o fim da Parceria Público Privada (PPP) do Centro de Ressocialização de Itaquitinga, deve levar a opinião pública pernambucana a uma outra etapa do debate.

Segundo o parlamentar, é preciso que o Governo responda porque abandonar um modelo de gestão que inicialmente foi apresentado como “parte da solução para os problemas do sistema prisional de Pernambuco” e que em outros estados do país tem alcançado resultados positivos. “Com esta decisão, o Estado descartou este modelo de gestão para o sistema prisional? Modelo este que tem funcionado em estados como Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo?”, pergunta.

Silvio constata que o Governo do Estado demorou a reconhecer a falência da PPP, atrasando inclusive o processo de retomada das obras. “Há quase seis meses o Estado decretou Estado de Emergência no sistema prisional, o que previa também a intervenção de Itaquitinga. Depois de todo este tempo, a única informação que temos é de que a PPP não serve mais. Porque tanta demora em se reconhecer o que já era evidente? Neste período, não poderíamos ter avançado na construção da obra? Há uma evidente demora na tomada de decisões”, avalia.

Petrolândia: Realizado 2º encontro do curso 'Feridas e Curativos, Avaliação e Tratamento'


No domingo passado (19), foi realizado em Petrolândia o 2º encontro do curso 'Feridas e Curativos: Avaliação e Tratamento', na Sala de Reuniões da Câmara Municipal de Petrolândia, direcionado a enfermeiros, técnicos e estudantes de Enfermagem. As aulas são ministradas por profissionais altamente qualificados na área, convidados a participar do evento.

Com 30 horas-aula, realizadas em quatro domingos sucessivos, a capacitação tem como objetivo  aprofundar os conhecimentos de profissionais de Petrolândia e região nessa área, tendo em vista que prestar cuidados a pacientes portadores de feridas é um desafio enfrentado por toda a equipe multiprofissional de saúde, mas sem dúvida os profissionais de enfermagem estão diretamente relacionados a essa prática.

A segunda aula foi ministrada pelo instrutor Dr. Antônio dos Milagres da Cruz Santos, Especialista em Estomoterapeuta pela USP, e graduado em Enfermagem pela UNISA. 

Os alunos com 100% de frequência terão direito a Certificado de Conclusão do curso.

Notícias relacionadas, clique para ler
>Petrolândia: Realizado primeiro encontro do curso 'Feridas e Curativos, Avaliação e Tratamento'


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos; Assis Ramalho

Funeso diz que não tem mais parceria com a Faexpe


A Fundação de Ensino Superior de Olinda (Funeso) não tem nenhum acordo, nem parceria com as Faculdades Extensivas de Pernambuco (Faexpe) para ministrar cursos em parceria com aquela instituição. A afirmação foi feita pelo diretor geral da Funeso, professor Célio José, admitindo que, há certo tempo, a faculdade foi parceira da Faexpe. “Já tivemos acordo, mas fizemos um destrato com eles”, admitiu.

Segundo o Ministério Público federal (MPF), a Faexpe induziu o consumidor ao erro, diante da publicidade abusiva e enganosa, desrespeitando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A Faexpe é acusada de ofertar cursos irregularmente em mais de 20 municípios localizados no Agreste do Estado e no Sertão pernambucano. A Funeso, a Faculdade Centro Oeste do Paraná (FAI) e a Faculdade Paranapanema, que firmaram parceria com a entidade, também são alvos do processo.

O diretor geral da Funeso, Célio José, disse que até o momento a instituição de ensino não recebeu nenhuma notificação do MPF. Ainda, segundo ele, o estabelecimento, que funciona há 44 anos e tem reconhecimento do MEC, só irá se pronunciar sobre o ocorrido após o recebimento da citação do órgão público.

Petrolândia: Fabricio Motos, parceria do Blog e da Web Rádio Petrolândia, é sua loja de peças e acessórios para motos nas Agrovilas 8 e 6 do Limão Bravo (Bloco 3)

Fabrício Motos tem tudo de bom para a sua moto

 

Nova parceria do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia, Fabrício Motos é sua loja de peças, acessórios e serviços para motos nas Agrovilas 8 e 6 do Limão Bravo, na zona rural de Petrolândia. 

Fabrício Motos dispõe de carenagens e paralamas, kit cilindros de motores e linha completa de peças e acessórios para consertar ou personalizar a sua moto.

Rastreador de diagnósticos em motos de injeção eletrônica, só Fabrício Motos tem na área, inclusive com máquina de limpeza de bico injetor de injeção eletrônica.

Duas lojas para melhor lhe atender e tudo de bom para sua moto, só Fabrício Motos pode oferecer.

Ver mais fotos>Fabrício Moto Peças

Fabrício Motos
Peças, acessórios e oficina
Onde você encontra tudo de bom para sua moto
Agrovila 08 e Agrovila 06 - Bloco 03 - Limão Bravo
Petrolândia (PE)
Celular (87) 99161-4394


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Fabrício Motos/Divulgação

Cidades sertanejas recebem a primeira etapa do II Ciclo de Capacitação da Seplag


A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) encerra, nesta sexta-feira (24), as atividades de mais uma etapa do Ciclo de capacitação oferecido aos gestores municipais do Estado. Coordenado pelo Instituto de Gestão, a iniciativa faz parte de uma estratégia do Governo de Pernambuco de apoiar os municípios neste momento de crise econômica. Os ciclos acontecem de forma regionalizada e essa primeira etapa foi realizada em Petrolina. As aulas foram ministradas ao longo da semana e participaram gestores de 14 cidades do Sertão pernambucano.

Em agosto, acontecem as etapas do Agreste e da RMR/Zona da Mata. O primeiro módulo do Ciclo de Capacitação foi realizado em junho, no mesmo formato regionalizado. Na ocasião, foram oferecidos cursos de Captação de recursos e convênios e Contratação, fiscalização de obras públicas e prestação de contas.

Em Petrolina, foram oferecidos os cursos de Elaboração de projetos de obras e serviços e de Sistema de gestão de convênios e contrato de repasse (Siconv). O primeiro foi ministrado por Elmar Pessoa, funcionário do Tribunal de Contas de Pernambuco, e o segundo por Alexandre Marinho, do Consórcio Metropolitano de Transportes, Grande Recife.

Jatobá: 4ª Copa da Juventude de Futsal começa neste sábado (25)

Foto: Bom de Bola de Jatobá

Neste sábado (25), começa a 4ª Copa da Juventude de Futsal, em Jatobá. A primeira rodada terá início com os jogos entre Santa Luzia (Aldeia Pankararu) e Escolinha FutShow (Caraibeiras), sendo às 16h00 a disputa na categoria Sub-11 e às 16h40 na categoria Sub-13.

Confira abaixo os grupos da 4ª Copa da Juventude de Futsal, que vai até o dia 22 de agosto. 

Grupo A: Santa Luzia (Jatobá), Escolinha FutShow (Caraibeiras) e Escolinha Bom Sossego (Delmiro Gouveia-AL).

Grupo B: Bom de Bola (Jatobá), Vitória (Delmiro Gouveia-AL), Real (Petrolândia) e Gol de Placa (Petrolândia).

Em 2014 os campeões foram Santa Luzia, na categoria Sub-11 e Bom de Bola, categoria Sub-13.

A 4ª Copa da Juventude de Futsal tem o apoio de vereador Alessandro Baga, vereador Nestor Soares, Irmaozão, Net Mania 10, Éder, Dinaldo Calçados, Salão do Robertinho, Bar e Restaurante Panela de Barro e Prefeitura Municipal de Jatobá. Realização da Escolinha de Futebol Bom de Bola, de Jatobá.

Fonte: Blog do Bom de Bola Jatobá

Fernando Bezerra Coelho e Miguel Coelho com agenda econômica e política em Petrolina

Encontro com vereadores (Fotos: Assessoria)
Reunião com a CDL de Petrolina

O senador Fernando Bezerra Coelho e o deputado estadual Miguel Coelho (PSB) discutiram economia e política na manhã desta sexta-feira em Petrolina. Eles receberam gestores do Sebrae, Câmara de Dirigentes Lojistas e vereadores da cidade, no escritório do senador.

A manhã começou com uma conversa com o gerente regional do Sebrae para a região do São Francisco, Sebastião Amorim. Fernando quis conhecer o programa de eficiência energética que a unidade irá lançar em setembro, para diminuir os custos de produção das empresas locais.

“É importante uma ação como estas para que possamos evitar os desperdícios e poupar energia, o que impacta diretamente na redução dos custos de produção. Além deste, pudemos trocar ideias sobre outros programas que o Sebrae vem desenvolvendo na região”, afirmou Fernando. Amorim explicou ao senador e ao deputado que o Sebrae tem procurado os pequenos produtores rurais para aplicar treinamentos de gestão e certificação de qualidade, que melhoram a capacidade produtiva e aumentam a competitividade.

PSB de Gravatá empossa membros da Comissão Provisória

Fotos: Roberto Pereira

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) deu posse, na noite de ontem (23.07), aos membros da Comissão Municipal que irão dirigir a legenda no município nos próximos anos. Em uma Câmara Municipal lotada, o secretário geral do PSB de Pernambuco, Adilson Gomes, abriu a cerimônia declarando empossado o novo presidente do partido em Gravatá, o ex-prefeito Ozano Brito, além dos demais membros da comissão. Também participaram da mesa, o deputado estadual Waldemar Borges; a secretária Nacional de Mulheres do PSB, Dora Pires; o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento; o secretário executivo de Coordenação da Casa Civil, Marcelo Canuto; o prefeito de Bezerros, Severino Otávio (Branquinho), representando os prefeitos da região; o vice-prefeito do município, Rafael Prequé; e os vereadores Luiz Prequé e Fernando Rezende, representando a Câmara Municipal.

A cerimônia de posse, prestigiada por políticos, empresários, sindicalistas, lideranças dos movimentos sociais, comerciantes e moradores do município, contou também com a presença de representantes de outros partidos como o PDT, PPS, PSD, PPL, PRB, PT, PP e PC do B. Todos os discursos deixaram claro a necessidade de renovação na política de Gravatá e do PSB se tornar protagonista desse processo no município. “Tivemos uma reunião democrática, que elegeu esses novos membros e que tem o desafio de fortalecer ainda mais o partido. Precisamos fazer um grande debate para que toda a cidade participe dessa luta para fazermos o partido avançar. Vamos buscar o debate com toda a sociedade para tirarmos um projeto político e administrativo para Gravatá. Renovo aqui, em nome da direção estadual, a confiança na condução de nosso partido na cidade”, disse Adilson Gomes.

Seminário de Boas Práticas na Educação é encerrado com menção honrosa a 14 trabalhos

Foto: Alyne Pinheiro

Um total de 539 pessoas participou do Seminário de Boas Práticas do Pacto pela Educação de Pernambuco, encerrado na tarde de hoje (23.07), na Escola Técnica Estadual de Camaragibe. Após a realização de uma manhã de oficinas temáticas e uma tarde de exposições de projetos, 14 trabalhos dos 140 inscritos receberam menção honrosa nos sete eixos temáticos, nas categorias banner e exposição oral. O evento foi realizado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, ontem e hoje.

Esta primeira edição dos Seminários contemplou projetos das Gerências Regionais de Educação Metropolitana Norte e Metropolitana Sul. Os eixos temáticos trabalhados foram: atividades discentes; cultura de paz; disciplina e interação; gestão pedagógica; participação e integração familiar; qualidade de ensino; e rendimento discente.

O principal objetivo do evento é identificar boas práticas de gestão no ambiente escolar e promover a interação delas entre os participantes para que essas ideias possam ser replicadas nas escolas. “Foram dois dias muito produtivos, felizes, de muito aprendizado. O trabalho começa agora. Na verdade, continua com as práticas aprendidas aqui, para que elas possam ser socializadas nas escolas”, destacou Norma Guimarães, gestora governamental e gerente do núcleo da Educação da Seplag, uma das coordenadoras do evento.

Petrolândia: 1ª Pega de Boi no Mato no Projeto Apolônio Sales acontece neste sábado (25)


Mitos e verdades sobre depilação dos pelos pubianos em homens e mulheres


Para a dermatologista Claúdia Magalhães, que assina a coluna Questão de Pele noPortal NE10, os "cabelos" que nascem na púbis e na região perianal servem como uma barreira para diversos microrganismos. “Não é aconselhável tirar todos os pelos, os órgãos genitais ficam mais expostos a infecções. Por isso não é bom arrancar todos os pelinhos, mas é preciso levar em consideração a nossa cultura. Não dá para esperar que depois de tantos anos as pessoas deixem de se depilar porque não é tão saudável quanto apenas aparar com a tesoura. O importante é esclarecer que existem maneiras menos agressivas de fazer isto.”

Claúdia Magalhães lembra que, embora aparar os pelos seja maneira correta de cuidar desses pelos, a depilação à laser de áreas como a virilha pode ser feita com a técnica do laser. Definitiva, a técnica garante que aquela região não sofra anos com agressões. Mas se esta opção estiver fora do orçamento do indivíduos as outras opções são lâminas (giletes), máquinas que cortam ou puxam os pelos e, por último, a depilação por cera (quente ou fria).

“Há muitos mitos sobre as famosas giletes, mas na verdade existem algumas dicas que evitam a irritação da pele na hora que for raspar os pelos. Por exemplo, o correto é passar algum creme, pode até ser condicionador, no local a ser raspado. Em seguida, ao passar a lâmina, a pessoa deve seguir o sentido dos pelos. Para fazer o 'acabamento' só se deve passar a gilete contra os pelos apenas uma vez em cada lugar. Se repetir esse movimento a pele ficará irritada e pode causar foliculites”, detalhou a dermatologista.

Petrolândia: Compesa comunica falta de água na tarde desta sexta-feira (24)



A gerência do escritório da Compesa em Petrolândia informa aos seus clientes que o abastecimento de água será suspenso na tarde desta sexta-feira (24), a partir das 13 horas, para conserto de estouramento de cano na Quadra 03. 

Estima-se que o fornecimento de água será normalizado a partir das 18h00, ou tão logo o serviço esteja concluído.

A Compesa agradece a compreensão de todos.

Maria Aparecida B. de Lucena
Compesa Petrolândia

Justiça decreta nova prisão de executivos da Odebrecht após descoberta de contas no exterior para pagar propina

Sede da Odebrecht na Zona Oeste de São Paulo (Foto: Michel Filho / Agência O Globo)

A investigação da Operação Lava-Jato descobriu que a Odebrecht controlava seis contas bancárias no exterior para pagar propinas aos ex-diretores da Petrobras Paulo Roberto Costa, Renato Duque, Nestor Cerveró e Jorge Luiz Zelada e ao ex-gerente da estatal Pedro Barusco. A prova foi apresentada pelo juiz Sérgio Moro nesta sexta-feira, em despacho para justificar um novo decreto de prisão preventiva contra o presidente da empreiteira, Marcelo Odebrecht, e outros quatro executivos ligados à companhia.

Ontem, a defesa de executivos da Odebrecht e Andrade Gutierrez entraram com habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para tentar liberar seus clientes.

A força-tarefa da operação rastreou o caminho do dinheiro que saiu da empreiteira e chegou até os funcionários da Petrobras que teriam recebido a propina para favorecer a Odebrecht em contratos com a estatal. Com base em documentos enviados por autoridades da Suíça e outros documentos juntados ao processo, o juiz Moro concluiu que “há prova de fluxo financeiro milionário, em dezenas de transações, entre contas controladas pela Odebrecht ou alimentadas por empresas do grupo e outras contas secretas, mantidas no exterior por dirigentes da Petrobras”.

Participação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho cresce 20%

Para inserir pessoas com deficiência no mercado de trabalho, é necessário garantir acessibilidade urbana, com transporte público adaptado e rampas nos espaços públicos, diz Cláudio Tavares fundador do site Deficiente Online (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

A Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência completa hoje (24) 24 anos. A medida estabelece que empresas com mais de 100 empregados devem destinar de 2% a 5% de suas vagas para pessoas com deficiência. A lei contribuiu para ampliar a participação dos deficientes no mercado de trabalho, mas ainda é pequeno o percentual de contratações por empresas que não são obrigadas a cumprir a lei, de acordo com a auditora fiscal do trabalho, Fernanda Maria Pessoa di Cavalcanti.

“Se analisarmos os dados da Rais [Relação Anual de Informações Sociais] de 2013, 92% das pessoas com deficiência estão no mercado de trabalho por conta da Lei de Cotas porque estão em empresas com 100 ou mais empregados, que são obrigados a contratar”, disse a auditora.

Os dados do Ministério do Trabalho apontam que nos últimos cinco anos houve aumento de 20% na participação das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Segundo os dados da última Rais, em 2013, foram criados 27,5 mil empregos para pessoas com deficiência. Com o resultado, chegou a 357,8 mil o número vagas ocupadas. Os homens representam 64,84% dos empregados e as mulheres ocupam 35,16% das vagas.

E quando a crise hídrica/elétrica bate à porta?


O brasileiro convive mais uma vez com a necessidade de economia de recursos básicos, como água e luz. O aumento das tarifas de energia elétrica e a falta d’água em pontos variados do país são sinais de que algumas (ou muitas) coisas não vão bem. Um exemplo claro é a recente implementação das bandeiras tarifárias, que indicam ao consumidor quando a energia está mais cara ou quando houve redução de cobrança, prática inédita no país.

A reportagem foi publicada pelo portal EcoDebate, 23-07-2015.

De acordo com o professor do ISAE/FGV e coordenador do MBA em Setor Elétrico da instituição, Diogo Mac Cord de Faria, o Brasil está no limite de sua geração de energia. A falta de gestão aliada a condições climáticas desfavoráveis, segundo ele, é a receita do caos. Mac Cord explica que, atualmente, não construímos mais usinas com reservatório, apenas a fio d’agua, como são chamadas as usinas que operam apenas com o rio não represado. “Isso significa que, quando chove, temos energia. Quando não chove, não temos. Com o Brasil entrando numa crise econômica, as previsões são de retração no mercado elétrico, o que nos salva, por hora, de um apagão ainda neste ano”, alerta Mac Cord.

MPF em Sergipe ajuíza ação contra a Codevasf por poluição do Rio São Francisco

Foto: Blog Sergipe em Fotos

O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) ajuizou ação contra a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), por causa do lançamento de resíduos com alto teor de agrotóxico, no Rio São Francisco. São réus no processo: A União, o Estado de Sergipe e o município de Ilha das Flores.

A área afetada pelo dano ambiental é conhecida como ‘Vale Encantado’ ou Prainha, no município de Ilha das Flores. No local, além do lançamento de resíduos oriundos de projetos de irrigação da Codevasf no Rio São Francisco, também foi verificado despejo de esgoto sem tratamento vindo das residências.

Réu: Ilha das Flores

O lançamento de esgoto é provocado pela falta de sistema de saneamento na cidade. Segundo a ação do MPF, “o saneamento básico, serviço público essencial, deve ser prestado pelo Poder Público de forma eficiente, tendo em vista a sua importância para a qualidade da saúde pública. A realidade das cidades brasileiras, no entanto, é de baixo percentual de cobertura desse serviço, ou, muitas vezes, de ausência total, o que acarreta a proliferação de doenças graves e contagiosas.”

Garanhuns: Exposição de carros batidos alerta para a segurança no trânsito‏


Uma ação inusitada está chamando a atenção dos moradores de Garanhuns e turistas que acompanham a 25ª Edição do Festival de Inverno (FIG). Carros batidos, totalmente danificados em acidentes, estão sendo expostos na entrada da cidade, nas rodovias e também na sede da V Gerência Regional de Saúde e do Hospital Regional Dom Moura. Junto aos carros, uma faixa dá o recado direto: "Não seja o próximo!".

A campanha reforça a Operação Lei Seca, que está acontecendo na cidade durante o evento, e segue até o sábado, dia 25 de julho. "A ação educativa conta com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde, e o objetivo é chamar a atenção de condutores e motociclistas". ressalta Dra. Catarina Tenório, gestora da V GERES.

Cinco veículos estão sendo exibidos em pontos de referência de grande fluxo, principalmente nos trevos de acesso à cidade. "A ideia é que as carcaças demonstrem o estado do carro após um acidente e imediatamente as pessoas se questionem sobre o uso adequado do veículo. Excesso de velocidade, uso do álcool, desatenção, ultrapassagens indevidas, desrespeito à legislação, infrações, entre outros fatores de risco, são decisivos para se evitar um acidente e mortes no trânsito, o que muitos ignoram", comenta a gestora.

Tem início hoje a Campanha Salarial dos Metalúrgicos de Pernambuco 2015


Uma Assembleia nesta sexta-feira (24) dará início, oficialmente, à Campanha Salarial 2015 dos Metalúrgicos de Pernambuco. Durante a atividade, os trabalhadores irão analisar e aprovar a pauta de reivindicações que será negociada com a classe patronal. O presidente do Sindicato da categoria, Henrique Gomes, afirma que não será aceita a retirada de nenhum direito já conquistado em convenções anteriores. “O que precisamos é assegurar novas conquistas, a exemplo de um reajuste salarial com ganhos reais, valorização dos pisos, ticket refeição para toda a categoria, redução da jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas, sem prejuízo à remuneração, e PLR (Participação nos Lucros e Resultados)”, declara.

A Direção do Sindicato reconhece os desafios do momento, mas diz que não pode ser deixada de lado a importância desse setor para o desenvolvimento do País e do estado, e o potencial de crescimento existente. No Brasil, há cerca de 2,4 milhões de trabalhadores na área, que representam 5,1% de todos os empregados no mercado de trabalho formal. Só em Pernambuco, são cerca de 40 mil profissionais.

Hoje, no estado, o salário base da categoria é de R$ 844,03, para empresas com até 70 empregados; e R$ 878,22, para as que têm mais do que 70. Entre as conquistas da Campanha passada estão a garantia de representantes sindicais nos locais de trabalho e o ganho real de 2, 02%, que foi um dos maiores em nível nacional, na época.

UPAE Garanhuns comemora segundo aniversário com Missa de Ação de Graças‏


A UPAE Profº Antônio Simão dos Santos Figueira, em Garanhuns está completando seu segundo ano de funcionamento, com relevantes serviços prestados ao Agreste Meridional, principalmente à população dos 21 municípios que fazem parte da Regional de Saúde. A UPAE em Garanhuns tem administração da Fundação Prof. Martiniano Fernandes – IMIP Hospitalar.

Para marcar a data, a UPAE Garanhuns está convidando a população para a Missa de Ação de Graças que será celebrada na própria unidade, na próxima segunda-feira, 27/07, às 15h.

Marina critíca postura da sociedade brasileira. ''Todo mundo feliz de dizer que culpada pela corrupção é a Dilma''


Marina Silva, ex-candidata à Presidência da República, criticou visão simplista de que corrupção é problema de uma pessoa ou de um partido


A ex-candidata presidencial Marina Silva criticou, nesta noite, 23, a postura da sociedade brasileira de culpar a presidente Dilma Rousseff pelas mazelas de corrupção no Brasil e discursou sobre a importância de a sociedade brasileira sair da posição de "espectadora da democracia" para passar a autora do processo democrático. "Aqui no Brasil está todo mundo feliz de dizer que a culpada pela corrupção é a Dilma. Quando a corrupção virar um problema nosso, criaremos instituições para coibi-la", disse Marina, defendendo que as pessoas tomem responsabilidade na política.

"Não é sustentável acharmos que a corrupção é o problema de uma pessoa, de um grupo ou de um partido", prosseguiu a ex-candidata ao citar outros políticos que viram alvos de argumentações simplistas como culpados pela existência de corrupção no País, como os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e José Sarney (PMDB).

Marina argumentou que o Brasil só saiu da ditadura quando ela virou um problema de toda a sociedade e não apenas dos militares. "Enquanto a ditadura era um problema apenas dos militares, a coisa era feia."

Aulas continuam na Faexpe, mesmo após decisão da Justiça Federal


Mesmo com a decisão em caráter liminar de suspensão das atividades, as aulas nas unidades da Faculdade Extensiva de Pernambuco (Faexpe) continuam acontecendo normalmente, de acordo com estudantes e professores da faculdade. Por causa da determinação da Justiça Federal, alguns alunos cancelaram a matrícula. Outros, porém, acreditam na instituição e dizem que só vão deixar de estudar quando ela fechar as portas definitivamente. A determinação judicial foi tomada porque a instituição não é credenciada pelo Ministério da Educação.

A decisão judicial impede o funcionamento nos município de atribuição do Ministério Público Federal (MPF) em Serra Talhada, que deu entrada na ação civil pública: Afogados da Ingazeira, Betânia, Brejinho, Calumbi, Carnaíba, Custódia, Flores, Floresta, Iguaraci, Ingazeira, Itacuruba, Itapetim, Jatobá, Nova Petrolândia, Quixabá, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, São José do Belmonte, São José do Egito, Serra Talhada, Solidão, Tabira, Tacaratu, Tuparetama e Triunfo.

Aluna do 4º período de pedagogia da Faexpe de Petrolândia, Sertão do estado, a professora de escolas particulares do município Maria da Conceição Lima, 30 anos, disse que as aulas estão normalizadas na unidade. “Tivemos aula normalmente, mas muitos alunos estão angustiados, sem informações sobre a continuidade das atividades”, pontuou.

Para Liviane Araújo, 35, que estuda numa turma de 32 alunos do 4º período de pedagogia na Faexpe de Tacaratu, também no Sertão do estado, a faculdade não é irregular. “Tive aula sábado normalmente e paramos para um recesso. As aulas voltam no próximo dia 1º. Não acredito nessa suspensão até que me provem”, afirmou. Ela disse que paga R$ 167 de mensalidade. “Esse valor é para quem paga até o dia 20 do mês. Depois dessa data, a mensalidade sobe para R$ 207. Continuo acreditando”, disse.

Diário de Pernambuco

Cidades do Sertão pernambucano fecham mais de 800 postos de trabalho em 2015


O levantamento realizado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, mostrou que de janeiro a junho de 2015, cidades do Sertão de Pernambuco demitiram mais do que contrataram. Ao todo 848 postos de trabalho foram fechados em 18 cidades.

A pesquisa realizada pelo Caged organizou as cidades em duas microrregiões: Araripina e Salgueiro. A de Araripina, engloba, além do município, outras nove cidades (Bodocó, Exu,Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade) e registrou 656 postos de trabalho a menos no primeiro semestre do ano. Os setores que mais demitiram foram o da Indústria de Transformação (- 62 vagas), Extrativa Mineral (- 44 vagas) e Comércio (- 41 vagas).

Ainda de acordo com os dados, a cidade que mais demitiu nesta microrregião, foi Ouricuri. Ao todos 95 postos de trabalho foram fechados. A ocupação de servente de obras, foi a que mais registrou queda, com um total de 39 desligamentos.

Após um mês preso por roubar três picolés, homem consegue liberdade

Caso aconteceu na pequena cidade de Conchal, no interior de São Paulo; o acusado é um homem negro e morador da região mais pobre da cidade, e era réu primário.  (Foto: Reprodução Google Maps)

Depois de um mês preso, um homem conseguiu na Justiça um habeas corpus para responder em liberdade pelo crime de furto. O detalhe é que o rapaz, que não teve a identidade revelada, havia sido detido em flagrante por roubar três picolés de uma loja da pequena cidade de Conchal, no interior de São Paulo. Durante 30 dias, o suspeito esteve preso em uma cela compartilhada com outros detentos, alguns deles que respondem por crimes como roubo a mão armada e até crimes hediondos, custando aos cofres públicos mais de R$ 2 mil — preço médio do custo mensal de cada detento no sistema carcerário paulista —, pelo furto de mercadorias que, somadas, custam R$ 19,50.

A manutenção do acusado na prisão foi considerada desproporcional pelo desembargador Otávio de Almeida Toledo, da 16ª Câmara de Direito Criminal de São Paulo, que deferiu pedido de habeas corpus feito pela defensora pública Bruna Rigo Leopoldi Ribeiro Nunes. Na decisão, o julgador considerou a quantia do furto insignificante para sustentar o pedido de prisão preventiva. “O suposto delito do caso em tela envolveu o furto de quantia insignificante para ensejar a [prisão] preventiva. Assim, existem inúmeras medidas cautelares que podem ser utilizadas para sanar supostos riscos vislumbrados pela liberdade do agente, e que devem ser preferidas à prisão, por expressa disposição legal”, diz Almeida Toledo, no texto.

Confira resultado das loterias da Caixa de quinta-feira (23); Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotéricas Styllus e Nogueira


Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.