sexta-feira, novembro 27, 2015

Sebrae e AMUPE realizam o Seminário de Consórcios Municipais 2015

O evento acontece nesta segunda-feira (30), no Caruaru Park Hotel

Na próxima segunda-feira (30), Caruaru recebe o Seminário Pernambucano de Consórcios Municipais. Promovido pelo Sebrae em Pernambuco e pela AMUPE – Associação Municipalista de Pernambuco, o evento baseia-se em ações que devem se tornar uma referência e estímulo para o permanente processo de cooperação entre os municípios, estado e sociedade, principalmente com o setor empresarial, para a dinamização da economia, a democratização de oportunidades e a geração de emprego e renda, temas que são marcas dos pequenos negócios em nosso país. Foram convidados para o evento prefeitos e gestores de consórcios em atividade hoje em Pernambuco.

As duas instituições selaram Acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de desenvolver ações para a institucionalização e efetivação de uma Política Municipal de Desenvolvimento, com vistas à construção de um ambiente favorável aos pequenos negócios. Um dos resultados pretendidos com essas ações é o de incentivar a estruturação e melhoria da gestão dos Consórcios Públicos Municipais, em especial, daqueles que promovem o Desenvolvimento Territorial.

“O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco – SEBRAE/PE, ao longo dos anos, tem buscado contribuir com diversas iniciativas voltadas ao aprimoramento do ambiente legal em nosso estado. Nossa atuação é de natureza técnica e busca subsidiar o diálogo, formular soluções para os pequenos negócios e fortalecer as parcerias estratégicas. Já a AMUPE busca incessantemente o fortalecimento do movimento municipalista e tem como valores principais o associativismo e a integração regional”, explica o analista Leonardo Carolino.

Pernambuco conta hoje com a atuação dos seguintes Consórcios:

1. Consórcio dos Municípios do Agreste e da Mata Sul do Estado de PE (COMAGSUL): Agrestina, Altinho, Ibirajuba, Lagoa dos Gatos, Lajedo, São Joaquim do Monte, (Agreste), Belém de Maria (Mata Sul), Barra de Guabiraba, Bonito, Cachoeirinha, Camocim de São Félix, Catende, Cupira, Jaqueira, Jurema, Maraial, Panelas, Quipapá, São Benedito do Sul, São João, Tacaimbó.

2. Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe de PE (CISAPE): Araripina, Bodocó, Dormentes, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade.

3. Consórcio Público dos Municípios da Mata Sul Pernambucana (COMSUL): Água Preta, Amaraji, Barreiros, Catende, Chã Grande, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Bento do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Xexéu.

4. Comissão de Desenvolvimento do Agreste (CODEAM): Águas Belas, Agrestina, Altinho, Alagoinha, Angelim, Arcoverde, Brejão, Bom Conselho, Buíque, B. Jardim, Cachoeirinha, Caetés, Capoeiras, Canhotinho, Correntes, Cupira, Calçado, Itaíba, Iatí, Inajá, Ibirajuba, Ibimirim, Jucati, Jupi, Jurema, Lajedo, Lagoa dos Gatos, Lagoa do Ouro, Manari, Maraial, Palmeirina, Pedra, Panelas, Poção, Paranatama, Pesqueira, Quipapá, São João, S. Bento do Uma, S. Benedito do sul, Sanharó, Saloá, São Caetano, S. Joaquim do Monte, Terezinha, Tacaimbó, Tupanatinga, Venturosa.

5. Consórcio dos Municípios da Mata Norte e Agreste Setentrional (COMANAS): Aliança, Buenos Aires, Camutanga, Carpina, Casinhas, Chã de Alegria, Condado, Feira Nova, Ferreiros, Glória do Goitá, Goiana, Itambé, Itaquitinga, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Limoeiro, Machados, Nazaré da mata, Orobó, Passira, Paudalho, Salgadinho, Timbauba, Tracunhaém, Vicência.

6. Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (CIMPAJEÚ): Afogados da Ingazeira, Brejinho, Calumbi, Carnaiba, Flores, Ingazeira Itapetim, Quixaba, Sta.Cruz da Baixa Verde, Sta.Terezinha, S. José do Egito, Solidão, Tabira, Triunfo.

7. Consórcio Dom Mariano (CONDOMAR): Arcoverde, Alagoinha, Belo Jardim, Jataúba, Poção, Pesqueira, Sanharó, Sertânia.

Consórcio Intermunicipal do Agreste Pernambucano (CONIAPE): Bom Jardim, Casinhas, Frei Miguelinho, Orobó, Riacho das Almas, Santa Maria do Cambucá, Surubim, Toritama, Taquaritinga do Norte, Vertente do Lério, João Alfredo, São Caetano, Santa Cruz do Capibaribe.

9. Portal Sul: Gameleira, Rio Formoso, Sirinhaém, Tamandaré.

10. Consórcio Intermunicipal do Sertão (CINDESC): Salgueiro, Mirandiba, Verdejante, Terra Nova, Serrita, São José do Belmonte, Cedro.

11. Consórcio dos Municípios Pernambucanos (COMUPE).

O Seminário e o Acordo de Cooperação Técnica buscam unir forças entre os municípios, estado e sociedade, para a melhoria da gestão dos consórcios e também para o fortalecimento da economia com geração de renda e empregos.

Serviço:
Seminário Pernambucano de Consórcios Municipais
Data: 30 de novembro de 2015
Hora: das 9h às 16h
Local: Caruaru Park Hotel | Cidade Alta, Caruaru – PE

Assessoria de Imprensa do Sebrae-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário