quarta-feira, novembro 25, 2015

Petrolândia realiza 1ª Marcha pelo Fim da Violência contra a Mulher


Na tarde desta terça-feira (24), a Escola de Jatobá, representada pelo Grêmio Estudantil Força Jovem e o grupo feminista Reinventando Frida Kahlo, promoveu a 1º Marcha pelo Fim da Violência Contra a Mulher, A concentração aconteceu na Praça da Matriz. De lá, percorreram as ruas do Centro de Petrolândia com panfletos e cartazes com a frase '' Basta de Violência contra a Mulher. O evento terminou na Avenida dos Três Poderes, em frente à Praça de Alimentação, onde aconteceu várias apresentações em alusão ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher.

O movimento fez parte das comemorações do Dia Internacional para a não Violência Contra as Mulheres, comemorado anualmente em 25 de novembro. A data tem o objetivo de alertar a sociedade sobre os casos de violência e maus tratos contra as mulheres. A violência física, psicológica e o assédio sexual são alguns exemplos desses maus tratos. De acordo com as estatísticas, uma em cada três mulheres sofre de violência doméstica.

A violência contra a mulher é uma questão social e de saúde pública, não distingue cor, classe econômica ou raça, está presente em todo o mundo.

Origem do data
A Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1999, reconhece o dia 25 de novembro como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

A data surgiu em decorrência do Dia Latino Americano de Não Violência Contra a Mulher, que surgiu durante o Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho de 1981, realizado em Bogotá, Colômbia, comemorado em 25 de novembro, em homenagem às irmãs Pátria, Maria Tereza e Minerva Maribal, que foram violentamente torturadas e assassinadas nesta mesma data, em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.

Ver fotos, clique  1ª Marcha  pelo Fim da Violência contra a Mulher é realizada em Petrolândia

Redação; Blog de Assis Ramalho
Com informações do Calendar Brasil
Fotos: Cleidinha Santos/Casa das Juventudes

Notícias relacionadas (clique)
>Petrolândia: Alunos da Escola de Jatobá realizam passeata contra o bullying e a violência contra a mulher
>Petrolândia: Igreja Adventista realiza passeata da campanha "Quebrando o >Silêncio" contra a pornografia
Petrolândia: Caminhada pela Paz é realizada em clima de alegria e ecumenismo

BRASI

Nenhum comentário:

Postar um comentário