domingo, novembro 01, 2015

Petrolândia no Novembro Azul: Dr. Danilo Santos participa do 35º Congresso Brasileiro de Urologia, no RJ


Dr. Danilo Santos (Foto: Assis Ramalho)

O urologista petrolandense Dr. Danilo Santos, do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, está no Rio de Janeiro/RJ, onde participa do XXXV Congresso Brasileiro de Urologia, no período de 31 de outubro a 04 de novembro.

O evento de atualização na área de medicina urológica, serve também como preparação para a campanha Novembro Azul, voltado para prevenção e combate ao câncer de próstata.

Em Petrolândia, as ações do Novembro Azul têm início na terça-feira (03), data em que os homens podem se dirigir ao Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, no horário da manhã, para realização de exames de PSA. No caso de o resultado trazer alterações, o paciente será encaminhado para realização de exames complementares. 

Quem preferir, deve procurar o Agente Comunitário de Saúde responsável pela sua área de residência, no respectivo PSF, e solicitar a marcação do exame de PSA.

Novembro Azul conscientiza sobre câncer de próstata

Estudo realizado este ano pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU)¹ apontou que 51% dos homens nunca consultaram um urologista. Doença mais prevalente nos homens, o câncer de próstata tem estimativa de 69 mil novos casos² ao ano, ou seja, 7,8 novos casos a cada hora. A doença não tem prevenção, no entanto, seu diagnóstico precoce é essencial para o tratamento curativo. Hoje em dia, é possível até mesmo não retirar o tumor, quando ele é classificado de baixo risco, apenas acompanhar sua evolução, o que é chamado de vigilância ativa.

Para conscientizar a população da importância dos exames anuais a partir dos 50 anos, a Sociedade Brasileira de Urologia e o Instituto Lado a Lado pela Vida realizam o Novembro Azul. A campanha, idealizada pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida, tem foco na conscientização do câncer de próstata no Brasil.

Ao longo do mês serão realizadas ações em todos os Estados brasileiros, que contemplam a iluminação de pontos turísticos e monumentos, palestras informativas para leigos, intervenções em locais de grande circulação, além do VIII Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem, que será realizado no dia 17 de novembro – Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata – na Câmara dos Deputados, em Brasília.

“Pessoas da raça negra e quem tem familiares de primeiro grau que tiveram a doença devem procurar um urologista para avaliar a necessidade de iniciar seus exames a partir dos 45 anos”, alerta o presidente da SBU, Carlos Corradi. O exame da próstata consiste no toque retal e na dosagem sérica do PSA no sangue.

A realização de exames nessa faixa etária está relacionada à diminuição de cerca de 21% na mortalidade pela doença em estudos de grande porte e longo seguimento.

“O urologista é o profissional médico capaz de diagnosticar e tratar a doença. Por vezes, o auxílio do oncologista e do radioterapeuta é necessário. Na maioria dos casos iniciais, o paciente não tem sintomas e só a avaliação rotineira com o exame de PSA e o toque retal permitem estabelecer a suspeita e prosseguir na investigação”, afirma o diretor de Comunicação da SBU, Carlos Sacomani.

Novidades

Atualmente, ao descobrir-se o câncer de próstata, é possível avaliar sua agressividade. “Nos últimos anos, estudos de imagem realizados em biópsias dos tumores possibilitam individualizar a doença e determinar o melhor tratamento para aquele caso”, afirma Corradi. Ao ser classificado como de baixo risco, pode ser indicado o tratamento de vigilância ativa, metodologia baseada na observação da evolução do quadro sem intervenções terapêuticas quando o câncer é classificado como indolente e o paciente se enquadra em uma série de requisitos.

Até 2010, ao descobrir-se um câncer de próstata em estágio avançado, o tratamento era paliativo. A partir de então começaram a surgir diversos medicamentos que proporcionam sobrevida e uma melhor qualidade de vida ao paciente. “Recentemente chegaram ao Brasil quatro medicamentos que podem prolongar a vida em média de 4 a 6 meses cada um deles. Eles atuam retardando a progressão do tumor”, afirma o coordenador do Departamento de Uro-oncologia da SBU, Lucas Nogueira.

O objetivo do Novembro Azul, no entanto, é diagnosticar casos no início, quando as chances de curam beiram 90%.

Fatores de risco:
  •  Idade (cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos)
  •  Histórico familiar
  •  Maior incidência entre os negros
  •  Alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos
  •  Sedentarismo
  •  Obesidade
Sintomas (só aparecem nos casos avançados):
  •  Vontade de urinar com urgência
  •  Dificuldade para urinar
  •  Levantar-se várias vezes à noite para ir ao banheiro
  •  Dor óssea
  •  Queda do estado geral
  •  Insuficiência renal
  •  Dores fortes no corpo
1 Estudo realizado em parceria com a Bayer com 3.200 homens, com mais de 35 anos, em oito cidades brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Curitiba) em julho de 2015.
2 Estimativas para o câncer de próstata 2014 do Instituto Nacional do Câncer (Inca)


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Direção do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima e Portal da Urologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário