quinta-feira, novembro 05, 2015

Petrolândia: 1ª MOCCAPE terá mostra de experimentos da exposição "De Olho na Luz", do Espaço Ciência

Experimentos da mostra "De Olho na Luz"
Professores Antônio Carlos Pavão e Roberto Oliveira, idealizador da MOCCAPE

ATENÇÃO ESCOLAS QUE IRÃO PARTICIPAR DA I MOCCAPE: Já está disponível o modelo padrão do banner que toda escola que participará da I MOCCAPE irá utilizar em seus stands. É só baixar no link: https://drive.google.com/file/d/0B-uqsJ-uRTzkZXlEeExaOWVKTHM/view

A MOCCAPE terá a mostra de experimentos que foram doados pelo Doutor em química, com mestrado em físico-química prof. Antônio Carlos Pavão, do Espaço Ciências. Trata-se da exposição “De olho na Luz”. A mostra foi produzida inteiramente por trinta estudantes, moradores da comunidade de Santo Amaro e participantes do Projeto Gepetto, promovido pela Ação Social do Espaço Ciência.

Sobre o Gepetto
O Projeto Geppeto faz parte da Ação Social do Espaço Ciência há mais de dez anos e é especialista na produção de jogos educativos.

Experimentos que integram a Exposição "De Olho na Luz":

Espectroscópio
O que é?
É um instrumento utilizado para fazer observação do espectro da luz. Nele é possível ver a parcela de luz visível distribuída em seus diferentes comprimentos de onda (cores).
Como proceder?
Aponte a parte da fenda do seu espectroscópio para uma direção um pouco abaixo ou acima da luz que deseja observar o espectro, observe pelo lado inverso (lente) e veja como é o espectro dessa fonte de luz.
ATENÇÃO: NUNCA aponte diretamente seu ESPECTROSCÓPIO para o Sol. Isso poderá cegá-lo!

Periscópio
O que é?
É um instrumento óptico utilizado para observar objetos quando não é possível a observação direta, por exemplo, quando há obstáculos. Utilizado em submarinos e em trincheiras.
Como proceder?
O experimento é composto por dois espelhos planos com 45° de inclinação, observe por um deles.
ATENÇÃO: NUNCA aponte seu PERISCÓPIO para o Sol. Isso poderá cegá-lo!

Microscópio laser
O que é?
É um instrumento óptico de baixo custo que aproveita o formato esférico de uma gota d’água para conseguir ganhos de até 1000 vezes. Como a gota d’água se comporta como uma lente biconvexa os raios que incidem por meio do feixe de laser convergem e depois se dissipam projetando a imagem na parede.
Como proceder?
Coloque um pouco de água na seringa puxando de um pequeno recipiente por meio de seu êmbolo, em seguida aperte o êmbolo delicadamente até que apenas uma gota de água fique prestes a se desprender da seringa, depois acione o laser e observe a imagem projetada.
Dica: Funciona melhor em um local com pouca luz
ATENÇÃO: NUNCA aponte o LASER para o olho. Isso poderá cegá-lo!

Bastão mágico
O que é?
É um experimento óptico ilustra o fenômeno da refração da luz. Nesse caso, devido ao índice de refração do vidro e da glicerina serem parecidos, quando o bastão de vidro entra em um recipiente com glicerina ele parece desaparecer.
Como proceder?
Mergulhe o bastão de vidro no recipiente com glicerina e observe que gradativamente o bastão vai “desaparecendo”.
Dica: Se não perceber de imediato o efeito tente variar a posição que observa o experimento.
ATENÇÃO: NUNCA ingerir a GLICERINA, pois ela é tóxica. Tenha cuidado no manuseio do bastão de vidro pois ele é muito sensível e poderá quebrar.

Pião de Newton
O que é?
É um disco colorido que tem como objetivo mostrar que a cor branca é a soma das cores visíveis
Como proceder?
Enrole o cordão segurando pela extremidade superior do pião. Com o pião apoiado numa superfície plana, segure a parte plástica com uma mão e puxe o cordão com a outra.

Holograma
O que é?
É uma imagem projetada em 3 dimensões. O que vemos nesse experimento é uma imagem holográfica.
Como proceder?
Monte a pirâmide de forma que em uma das extremidades todas as peças montadas formem uma base quadrada maior e na outra base menor.
ATENÇÃO: O experimento só funciona se utilizado com vídeos específicos para essa finalidade, portanto pesquise na internet vídeos holográficos.

Mão Furada
O que é?
É um experimento de ilusão de óptica que nos mostra que nosso encéfalo recebe a informação dos dois olhos com uma pequena diferença, e que ele realiza um papel muito importante: interpretar essas duas imagens.
Como proceder?
Segure o tubo com uma mão e coloque a outra encostada na lateral do tubo e paralela aos olhos, na parte mais distante do cano. Aproxime vagarosamente a mão encostada no cano do rosto com os dois olhos abertos e perceba que a mão parecerá ter um furo.

Imagens em 3D
O que é?
São imagens tridimensionais, que podem ser obtidas pela captura da mesma imagem em dois pontos diferentes. A luz se propaga em todas as dimensões, porém uma imagem 3D é polarizada, ou seja, propaga-se em sentidos definidos, nesse caso, na vertical e horizontal.
Como proceder?
Coloque os óculos e observe como muda a percepção da imagem.

Informações e fotos: Prof. Roberto Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário