terça-feira, novembro 24, 2015

Chesf espera ampliar armazenamento em Sobradinho

Foto: Ascom CBHSF

Mesmo diante dos cenários pluviométricos desfavoráveis na bacia do rio São Francisco, a previsão da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) é de que o reservatório de Sobradinho, na Bahia, passe a replecionar (aumentar o armazenamento) ao atingir a marca de 1% da sua capacidade hídrica. O armazenamento seria ampliado com a ajuda não só das poucas chuvas previstas, e também das medidas restritivas de redução das vazões, atualmente em 900m3/s e com forte possibilidade de chegar a 800m3/s já no início de dezembro.

A informação foi dada pelo superintendente de Operações de Contratos de Transmissão de Energia da Chesf, João Henrique Franklin Neto, durante o XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, que acontece até sexta-feira (27.11), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. “Nós precisamos ter regras, diretrizes e restrições para todos os usuários das águas da bacia, para que possamos fazer a operação da usina”, disse.

Ele lembrou ainda que a matriz energética da região Nordeste mudou nos últimos anos, não sendo mais dependente apenas das hidrelétricas, mas sim de uma interligação de fontes eólicas e térmicas. “A operação futura na bacia do São Francisco será muito mais hídrica do que energética”, concluiu.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário