sexta-feira, novembro 27, 2015

“Carga tributária no Brasil chega a 35% e supera a Argentina”, afirma especialista

Kléber Cabral e Antonio Lavareda (Foto: Thiago Cogo)

O vice-presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco), Kléber Cabral, convidado do Ponto a Ponto deste sábado (28), afirma que é alta a carga de tributos pagos pelos brasileiros. “A gente supera a Argentina com o percentual beirando os 35%”, ponderou. A atração, comandada pela jornalista Mônica Bergamo e pelo sociólogo Antonio Lavareda, vai ao ar à meia-noite, na Band News.

Atualmente, o Brasil ocupa o 30º e último lugar entre os países que proporcionam pior retorno à população pelos tributos arrecadados nas esferas municipal, estadual e federal, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), em junho de 2015. Em primeiro lugar, está a Austrália, seguida da Coreia do Sul, Estados Unidos e Suíça.

Sobre serem a favor ou contra a recriação da CPMF para financiar a saúde, 72% dos brasileiros dizem ser contra; 20%, a favor. “Sabemos que esse não será o propósito da volta desse imposto. E sim para cobrir o buraco nas contas públicas”, ponderou Antonio Lavareda ao discutir a pesquisa realizada pela CNI-Ibope em dezembro de 2010.

A Operação Lava Jato, que investiga um esquema bilionário de desvio e lavagem de dinheiro envolvendo a Petrobras, empreiteiras e partidos políticos, também é tema da conversa do convidado desta edição do programa. Ele reivindicou mais liberdade à Receita Federal no acesso às informações dos próprios partidos envolvidos. “Se a Receita tivesse livre para atuar nas campanhas, talvez a Lava Jato não tivesse tido essa envergadura, pois algumas coisas teriam sido antecipadas ou os próprios participantes teriam receio de atuar da forma como atuaram”, afirmou o vice-presidente da Unafisco, Kléber Cabral. As reprises acontecem no domingo (29), às 17h30; na terça (1° de dezembro) e na quinta (3), às 3h.

Ascom Ponto a Ponto

Nenhum comentário:

Postar um comentário