terça-feira, outubro 06, 2015

Projeto São Francisco: Comunicação Itinerante atendeu 3,2 mil pessoas em 2015

Os municípios que recebem a equipe da Comunicação Itinerante são Floresta (PE), Cabrobó (PE), Cajazeiras (PB), Betânia (PE), Verdejante (PE), Barro (CE), Salgueiro (PE), Monteiro (PB), Mauriti (CE), Custódia (PE), Penaforte (CE), Jati (CE), Monte Horebe (PB), Sertânia (PE), São José de Piranhas (PB), Petrolândia (PE) e Brejo Santo (CE). (Foto: Assis Ramalho)

A Comunicação Itinerante do Projeto de Integração do Rio São Francisco atendeu - nos 17 municípios por onde passa a obra - 3.209 pessoas de fevereiro a setembro de 2015, em seu terceiro ciclo de ações. O objetivo é informar e esclarecer dúvidas da população sobre o empreendimento hídrico e divulgar o avanço da obra e os resultados da execução dos programas ambientais do projeto. O quarto ciclo será iniciado na quinta-feira (8/10), em Custódia (PE).

Desde 2014, a Comunicação Itinerante atendeu 13.982 pessoas nesses 17 municípios. O primeiro ciclo contabilizou 5.270 atendimentos. O segundo, 5.503. As atividades geralmente são promovidas nas praças centrais das cidades, onde são montados estandes com informações sobre o Projeto São Francisco, e em escolas municipais, onde são organizadas palestras para os estudantes.

Os participantes aprovam as ações. "Eu já tinha apenas uma noção sobre a obra, mas fiquei mais informado depois que a equipe passou aqui", afirmou o aposentado Valdecir Torres, morador de Monteiro (PB) ¿ a cidade recebeu a Comunicação Itinerante em abril. "A palestra foi muito bonita. Os responsáveis estão de parabéns. O projeto é nota 10", disse o eletricista Deusdete Gonçalves, de Cabrobó (PE), que participou a ação em fevereiro.

Os municípios que recebem a equipe da Comunicação Itinerante são Floresta (PE), Cabrobó (PE), Cajazeiras (PB), Betânia (PE), Verdejante (PE), Barro (CE), Salgueiro (PE), Monteiro (PB), Mauriti (CE), Custódia (PE), Penaforte (CE), Jati (CE), Monte Horebe (PB), Sertânia (PE), São José de Piranhas (PB), Petrolândia (PE) e Brejo Santo (CE).

Projeto São Francisco
O Projeto de Integração do Rio São Francisco é uma iniciativa da Política Nacional de Recursos Hídricos do governo federal. O objetivo é garantir a segurança hídrica para 390 municípios no Nordeste. Ao todo, serão beneficiados mais de 12 milhões de habitantes nos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O empreendimento registra 78,6% de execução (dados de agosto) e deverá ficar pronto entre o final de 2016 e 2017.

Criada em 2011, a Comunicação Itinerante integra as ações do Programa de Comunicação Social, um dos 38 Programas Ambientais projeto. A iniciativa busca mostrar os benefícios do empreendimento e informar à população que reside nas áreas de influência da obra.

Centros de Referência
Para ampliar o conhecimento da população sobre o Projeto São Francisco, além da Comunicação Itinerante, o Ministério da Integração Nacional criou dois Centros de Referência. São locais abertos a visitação pública, que sediam apresentações sobre a execução da obra e a implantação dos Programas Ambientais.

Os centros fazem parte do Programa de Comunicação Social do projeto e estão localizados nos municípios de Salgueiro (PE), no Eixo Norte, e Custódia (PE), no Eixo Leste. O objetivo é manter a população informada e servir como canal direto entre a população e o MI.

Ministério da Integração Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário