quarta-feira, outubro 07, 2015

Petrolândia: Volume útil da barragem de Itaparica é estimado em 10,71%


Barragem de Itaparica em Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier)

Seca prolongada, perspectiva de fenômeno El Niño de grandes proporções, crise hídrica. Estes temas conjugados mantêm em alerta o monitoramento das reservas hídricas de nossa região, abastecida pela bacia do rio São Francisco, mais especificamente pela barragem de Itaparica, reservatório da Usina Hidroelétrica Luiz Gonzaga, no Sertão de Pernambuco.

Segundo informações recebidas pelo Blog de Assis Ramalho do Comitê das Águas de Petrolândia, por meio da Sedetur, a Chesf prevê que Sobradinho chegará ao volume morto ainda este ano. Se é crítica a situação de maior lago artificial do país em área e terceiro maior em volume, do qual é garantido o uso múltiplo da água, imagine-se a expectativa dos usuários de Itaparica, destinado prioritariamente ao controle da vazão do rio entre Sobradinho e Xingó e, consequentemente, à geração de energia.

No boletim divulgado pela Chesf nesta terça-feira (06), com informações do dia anterior, disponível no site da Agência Nacional de Águas (ANA), o volume útil de Sobradinho foi estimado em 8,11%. Já Itaparica, após manter-se em 11,24% durante vários dias, período em que liberou suas águas à mesma taxa em que recebeu, sofreu alteração brusca em seu volume nessa mesma data. O volume caiu para 10,71%. No dia 5, a entrada (afluência) foi de 860 m³/s (metros cúbicos por segundo), com liberação (defluência) calculada em 1.156 m³/s.

A manobra antecipou para segunda-feira (5) a redução do volume de Itaparica ao nível em que ele deveria chegar no próximo sábado, dia 10, segundo a evolução prevista no relatório da Chesf aos usuários da bacia do São Francisco. A cota de Itaparica está próxima dos 299 metros, capacidade mínima para manter em operação a usina hidroelétrica. Abaixo dela, estão as interrogações: o que será feito do volume morto? A água remanescente será preservada para abastecimento humano e atividades econômicas dos ribeirinhos ou será liberada aos poucos para alimentar a hidroelétrica de Xingó? O volume morto é suficiente para quantos meses sem chuvas?

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Comitê das Águas de Petrolândia/Sedetur, ANA, Chesf
Foto: Movimento Salve o Futuro do Velho Chico

Nenhum comentário:

Postar um comentário