segunda-feira, outubro 12, 2015

Floresta: Vereadora Bia Numeriano sai em defesa do Parque das Caraibeiras, bem de interesse turístico e cultural da cidade, em estado de degradação


A vereadora florestana Bia Numeriano criticou, hoje (12), em seu perfil na rede social Facebook, a situação de degradação em que se encontra o Parque das Caraibeiras, bem de interesse turístico e cultural da cidade de Floresta, no Sertão de Pernambuco. Veja abaixo, na íntegra, as considerações da vereadora. 

"Na Lei Orgânica Municipal, Artigo 169 - D - 'A Pedra do Navio, a Quixabeira do Bom Jesus, os Tamarindos, o Casario Antigo, a Ermida, a Igreja do Rosário, o prédio do Batalhão, o PARQUE DAS CARAIBEIRAS e as caraibeiras urbanas, a Escola Júlio de Mello, a Confraria do Rosário, o Letreiro da Mãe D'água, a Lagoa do Pedrosa, o Cemitério Público da Cidade, as margens e o leito do Riacho do Navio e do Pajeú, são considerados bens de interesse turístico e cultural, sem prejuízos de outros que venham a ser indicados por lei, susceptíveis de rigoroso, especial e permanente tratamento dos poderes públicos.'

Um misto de sentimento nos move, nesse período de floração, apreciamos, além da beleza que é própria das Caraibeiras da região que contrasta com o cinza da caatinga, vemos incrédulos as nossas caraibeiras do Parque das Caraibeiras mortas. Se há alguma dúvida, percebam o contraste entre as Caraibeiras do centro do Parque e as da lateral, onde o fluxo de pessoas é menor.
Esta semana irei ao IF [Instituto Federal do Sertão Pernambucano, em Floresta], buscarei outros órgãos (IPA, escolas e Prefeitura) para que medidas possamos tomar em favor desse nosso patrimônio."

Em apoio à proposição da filha, Ana Gleide Leal, presidente da Autarquia de Educação de Belém do São Francisco, não apenas endossou as palavras de Bia, mas reforçou o olhar de indignação sobre a situação do Parque das Caraibeiras.  

"Acho lindas e curto todas as fotos de caraibeiras floridas de inúmeros florestanos e visitantes neste período de floração. Percebo que estes são tomados pelo encantamento de renovação que esta planta tem ao se manisfestar no mundo cinza da caatinga na sua cor amarela.

No entanto, deixa-me extremamente triste a falta de sensibilidade do poder público de se manifestar diante dos inúmeros apelos de socorro da vereadora Bia Numeriano sobre as caraibeiras que estão mortas. O abandono e o descaso com esse  'bem interesse [de] turístico e cultural' de nossa cidade é enorme.

O Secretário de Meio Ambiente de Pernambuco, Sergio Xavier, em visita a nossa cidades, esteve no Parque e, sensível ao relato e pelo que viu, disponibilizou equipe para análise do solo, a qual já foi enviada à Prefeita e a vereadora.

Esse caso não se resolve apenas com o replantio de novas mudas, nem com água, mas com atitudes de restrição de uso daquele espaço.

Essa atitude de mudança e valorização cultura não é só do povo, parte primeiro de uma política pública de valorização do meio ambiente. De que adianta um movimento em favor das Caraibeiras e em seguida, a realização de festas com grande fluxos de pessoas, carros, animais e outros neste espaço?

Sei que de início, as mudanças podem ser vistas como impopulares, mas não dá para se pensar em criar o Fundo Municipal do Meio Ambiente, instituir o Conselho Gestor e fazer de conta que cuida do Meio Ambiente."

Redação do Blog de Assis Ramalho
Reprodução Facebook Bia Numeriano/Ana Gleide Leal

Nenhum comentário:

Postar um comentário