segunda-feira, setembro 14, 2015

Vulneráveis: Debate sobre desenvolvimento e vulnerabilidade social em série de TV, livro e ensaio fotográfico

Seis diretores, dois jornalistas, um fotógrafo e duas produtoras se unem para realizar Vulneráveis, que será lançado no Recife nesta segunda-feira (14/09)

Tratado como processo redentor da pobreza pernambucana, o forte crescimento econômico registrado no Estado nos últimos anos é o pano de fundo de um projeto de fôlego que chega ao grande público nesta segunda-feira (14/09), no novo cinema da Fundação Joaquim Nabuco, em Casa Forte, no Recife.

Realizado em múltiplas plataformas, com uma série de TV composta por quatro documentários, um livro e um ensaio fotográfico, o Projeto Vulneráveis apresenta visões distintas sobre o impacto de grandes obras e investimentos industriais na vida de milhares de famílias de renda média, de pessoas que se beneficiaram do boom econômico, mas que podem retornar à pobreza a qualquer momento, dependendo da conjuntura. Famílias estruturalmente presas à pobreza.

Vulneráveis foi produzido por um amplo grupo de profissionais associados ao Ateliê Produções e Alumia Produções e Conteúdo: seis diretores de cinema, dois jornalistas e um fotógrafo, além das equipes de pesquisa, produção e edição.

A série para televisão tem um viés autoral. Os quatro episódios foram filmados e editados por diretores diferentes, com liberdade para construir narrativas próprias a partir de visões distintas sobre o novo universo econômico e social trazido pelas grandes obras e sua relação conflituosa com as populações locais. As gravações foram feitas nos municípios de Ipojuca, em torno do Porto de Suape; de Goiana, nas proximidades da Fiat; em Flores e Sertânia, no entorno da Ferrovia Transnordestina e da Transposição do Rio São Francisco.

O roteiro do primeiro episódio da série, intitulado Canavieiros, ganhou o prêmio Rucker Vieira, organizado pelo Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), que financiou a produção do filme. Os três episódios seguintes (Mata Norte, Caldeirão e Dia de Pagamento) foram produzidos com financiamento do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura-PE) – que hoje está financiando também a transformação de Canavieiros em longa metragem.

A série será exibida pela TV Câmara, de Brasília, nos seguintes dias: Caldeirão – sábado 05/09, 22h, e domingo 06, às 23h; Mata Norte – no sábado 12, às 22h, e no domingo 13, às 23h; Canavieiros – sábado 19/09, às 22h, e no domingo 20, às 23h; e Dia de Pagamento – sábado 26/09. 22h, e domingo 27, 23h.

Além da série de TV e do livro, o projeto é composto de ensaio fotográfico de Tom Cabral. O fotógrafo acompanhou os bastidores das filmagens e captou com sua câmera a amplitude das paisagens do novo desenvolvimento e as nuances dos pequenos dramas humanos.

CONCEITOS DO PROJETO - É o debate sobre desenvolvimento e vulnerabilidade social que move o projeto Vulneráveis. Ele tem início a partir do reconhecimento dos enormes avanços econômicos e sociais pelos quais o Brasil passou nos últimos anos, mas pretende lançar um olhar – ao mesmo tempo mais amplo e intimista – sobre a resistência da precariedade da vida nas novas ilhas de desenvolvimento do Nordeste e, especialmente, de Pernambuco.

Os aqui denominados vulneráveis são grupos sociais cuja subsistência depende do trabalho, no mais das vezes, braçal e intenso, precarizado pelas condições de baixa escolaridade, salários aviltados e por estarem à margem ou na escala mais baixa de remuneração do sistema produtivo. Em resumo, falta-lhes estabilidade social. Vivem no limite de suas possibilidades para garantir trabalho. No fio da navalha. E, em muitos casos, precisam do apoio direto ou indireto do Estado para complementar sua renda.

FICHA TÉCNICA:
Vulneráveis – Série para TV
Argumento original e pesquisa: César Rocha e Laércio Portela
Episódio Canavieiros (direção Déa Ferraz)
Episódio Mata Norte (direção Tuca Siqueira)
Episódio Caldeirão (direção Carol Vergolino, Getsemane Silva e Nath Gomes)
Episódio Dia de Pagamento (direção Fabiana Moraes)
Realização: Ateliê Produções
Coprodução: Alumia Produções e Conteúdo

Incentivo: Funcultura – Fundarpe – Secretaria de Cultura – Governo do Estado de Pernambuco

Vulneráveis – Livro
Textos: César Rocha e Laércio Portela
Fotografia: Tom Cabral
Projeto Gráfico: Justino Passos
Editora Bagaço

Calendário de exibição de Vulneráveis na TV Câmara
1º episódio - CALDEIRÃO
05/09 - Sábado 22h
06/09 - Domingo 23h

2º episódio - MATA NORTE
12/09 - sábado 22h
13/09 domingo 23h

3º episódio - CANAVIEIROS
19/09 - sábado 22h
20/09 - domingo 23h
4º episódio (último) - DIA DE PAGAMENTO
26/09 - sábado 22h
27/09 - domingo 23h

Ascom Projeto Vulneráveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário