terça-feira, setembro 29, 2015

Tacaratu: Ex-prefeito Dadau, em entrevista ao Blog e Web Rádio Petrolândia, fala sobre inauguração de parque éolico-solar e faz projeções para eleições de 2016

A entrevista vai ao ar na manhã desta quarta-feira (30) no programa ''Acordando com as Notícias'' na Web Rádio Petrolândia. apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado, das 05h30 às 08h30.

Na última sexta-feira (25), o ex-prefeito de Tacaratu (PE), José Adauto Carvalho Azevedo (Dadau), foi entrevistado pela reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia. Dadau, que administrou o município em dois mandatos consecutivos, de 2005 a 2012, concedeu a entrevista no seu município onde prestigiou a inauguração da primeira usina híbrida (solar e éolica) do estado do país, construída pela empresa italiana Enel Green Power. O ex-gestor também acompanhou no Clube Social da cidade, a solenidade em que o governador Paulo Câmara assinou decreto em que propõe a redução do ICMS incidente sobre mantas e redes produzidos no município. A nova alíquota será de 1%.

De acordo com Dadau, tanto o Parque Eólico Solar quanto o decreto baixando para 1% o ICMS para os tecelões que fazem mantas e redes, tiveram o pontapé inicial ainda no seu governo. ''Tudo isso foi iniciado ainda no meu governo. Na época do início da construção da obra, durante a minha gestão, foram gerados em torno de mil empregos. [Sobre o projeto de lei] ''É de muita importância esse projeto de lei que foi votado pelo governo do Estado, e aprovado hoje, mas isso iniciou-se também na minha gestão, mas não deixa de o prefeito atual ter os seus méritos''. 

Também na entrevista o ex-prefeito fala das eleições de 2016, diz que o seu nome está à disposição para concorrer à prefeitura, mas que também tem outros nomes à disposição, no lado da oposição.''Estou com o meu nome à disposição, assim como tem outros candidatos da oposição, que também colocaram os seus nomes à disposição, como Zito (de Maninho) e Aécio (presidente da Câmara). Nós estamos unidos, em defesa do município.''

Acompanhe abaixo a entrevista.

Assis Ramalho: Gostaria que o ex-prefeito de Tacaratu fizesse uma análise sobre esse dia tão importante na história do município, onde tivemos a inauguração da primeira usina híbrida (solar e éolica) do estado de Pernambuco e o decreto assinado pelo governador Paulo Câmara, baixando para 1% o ICMS para os tecelões que fazem mantas e redes.

Dadau: Primeiramente gostaria de dizer que é um prazer estar falando para os ouvintes da Web Rádio Petrolândia, e para os leitores do Blog de Assis Ramalho, do qual sou leitor assíduo. Em primeiro lugar, eu gostaria de dizer que tudo isso foi iniciado ainda no meu governo [mandato concluído em 2012], e que é de muita importância para o nosso município. Na época, no início da construção da obra, durante a minha gestão, foram gerados em torno de mil empregos. É uma obra com recursos oriundos do governo do Estado, mas principalmente com recursos da empresa italiana [Enel Green Power], orçada em muitos milhões de reais, e que vai gerar energia limpa, energia híbrida para o Estado de Pernambuco, e a gente entende que é a energia do futuro. Então, foi muito importante, e eu espero que o Estado aprove mais obras como essa.

Assis Ramalho: Também foi de grande importância para Tacaratu o governador Paulo Câmara ter assinado o decreto baixando para 1% o ICMS para os tecelões que fazem mantas e redes, verdade?

Dadau: Olha, é de muita importância esse projeto de lei que foi votado pelo governo do Estado, e aprovado hoje no governo do grande Paulo Câmara. Mas isso iniciou-se também na minha gestão, onde tivemos reunião com o então Secretário da Fazenda [hoje governador], Paulo Câmara. Foi dado o pontapé inicial [em reunião] onde estavam presentes os empresários de Caraibeiras, Manoel Pedrosa, Nivaldo Moreno, juntamente com o hoje vereador, Júnior de Idelfonso, e o deputado estadual Aluísio Lessa. Isso, foi um pedido da comunidade. Isso me parece que foi no penúltimo ou no último ano do meu governo, e que hoje é uma realidade e eu me sinto orgulhoso por ter contribuído para isso. O governador hoje está aqui [em Tacaratu], e ele sabe que tudo foi iniciado na nossa gestão, quando ele era secretário, e ele informou na época que seria perfeitamente viável, pois a perda de arrecadação [por parte do governo do Estado] seria mínima.

Assis Ramalho: Sendo assim, esses dois eventos realizados hoje, aqui em Tacaratu, tem muito a ver com a sua gestão.

Dadau: É óbvio que sim, eu me sinto orgulhoso de ter tido esses eventos hoje, aqui em Tacaratu, e que teve a ver com a minha gestão. Tudo isso foi iniciado na minha época de prefeito, mas não deixa de o prefeito atual ter os seus méritos. Ele entendeu que o que foi iniciado por nós, era importante para o município.

Assis Ramalho: Estamos em 2015, com as eleições de 2016 batendo às portas. Portanto, é normal que aconteçam muitas especulações. Eu pergunto: Dadau é pré-candidato à prefeitura de Tacaratu, nas eleições do próximo ano?

Dadau: Olha, Assis, eu administrei o município por dois mandatos, ao longo de oito anos. Eu sou uma liderança do município, estou com o meu nome à disposição do processo [eleitoral] e o povo é quem vai definir. Estou com o meu nome à disposição, assim como tem outros candidatos da oposição, que também colocaram os seus nomes à disposição, como Zito (de Maninho) e Aécio (presidente da Câmara). Nós estamos unidos, em defesa do município, onde, com certeza, de um desses nomes sairá o futuro candidato a prefeito da oposição.

Assis Ramalho Em recente entrevista que eu fiz com o presidente da Câmara, Aécio Lima, eu fiz uma pergunta a ele, e vou repetir a você. Dadau, acha que a oposição de Tacaratu vai marchar junta, independentemente de quem vai ser o candidato? Você acha que não vai haver nenhum racha?

Dadau: Olha, eu tenho certeza de que a oposição marchará unida. Não vai haver mais de uma candidatura. Dependendo de mim, não terá e eu tenho certeza de que dependendo dos outros, tanbém não terá. Nós não temos egoísmo para ser prefeito de Tacaratu, nós temos preocupação com a administração [atual] do município. Então, nós não vamos dividir, nós vamos somar.

Assis Ramalho: Por que a preocupação com a atual administração?

Dadau: Olha, eu fui prefeito e não gostaria de tecer comentários, nem ser indelicado em relação a isso. A população que julgue a administração atual, e eu não me pronunciarei sobre esse ponto.

Assis Ramalho: Gostaria que você fizesse um resumo dos seus dois mandatos, e quais as maiores ações do seu governo, na sua avaliação.

Dadau: Olha, sem dúvidas nenhuma foi a Adutora do São Francisco, que hoje é uma realidade no nosso município, que sofre por alguns problemas, mas por culpa da Compesa. Mas, sem sombra de dúvidas, foi uma obra que eu lutei, junto com o ex-deputado Inocêncio Oliveira, e conseguimos trazer essa obra para o município. Com isso, Tacaratu cresceu muito, Caraibeiras cresceu mais ainda, e sem essa obra seria algo inimaginável, no nosso município, o que estariam passando os nossos tacaratuenses sem a Adutora do São Francisco.

Assis Ramalho: Então, pra você, essa foi a principal ação do seu governo?

Dadau: Entre as muitas obras que realizei no município, sem dúvidas foi a mais importante, porque sem água ninguém vive. Eu vejo que a população tem um carinho por mim, e eu agradeço às pessoas que sempre citam que eu fui um dos melhores administradores do município. Muitos citam que eu fui o melhor. Então, essas coisas eu deixo que as pessoas se pronunciem, e não eu. Eu sou suspeito para dizer que eu fui um grande administrador, mas eu acredito que fui porque, no meu segundo mandato, eu obtive 86% dos votos dos cidadãos tacaratuenses.

Assis Ramalho: Gostaria que você deixasse uma mensagem para o povão de Tacaratu, principalmente para aqueles que ainda têm dúvidas de que você está ou não com o seu nome à disposição para disputar as eleições de 2016.

Dadau: Assis, eu continuo com o meu nome à disposição do processo, mas sem nenhum egoísmo. Eu recebi um chamamento da população para eu participar do processo. Seja como candidato ou não, o meu nome encontra-se à disposição, e eu espero que a população de Tacaratu olhe com carinho o que hoje ocorre no nosso município. Analisem e vejam quem deverá governar o município a partir de 2017.

Assis Ramalho: Gostaria de agradecer pela sua  atenção com a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, e muito obrigado.

Dadau: Olha Assis, eu só tenho a lhe agradecer, porque eu sou fã do seu Blog, e agora também tem a Web Rádio Petrolândia. De manhã, é a primeira coisa que eu faço é abrir o blog, e agora ficou melhor por que a gente pode ler o blog e ouvir a rádio. Você faz o seu trabalho com imparcialidade, e eu espero que você continue assim, que nunca seja tendencioso. A sua função, como imprensa, é divulgar os fatos com imparcialidade, coisa que faz muito bem e por isso você está de parabéns. Muito obrigado pela oportunidade de expressar a minha opinião para o povo de Tacaratu.

O áudio da entrevista irá ao ar na manhã desta quarta-feira (30) na Web Rádio Petrolândia, dentro do programa ''Acordando com as Notícias'', apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado, das 05h30 às 08h30.

O programa ''Acordando com as Notícias'' apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais,

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.

Para instalar o aplicativo da Web Rádio Petrolândia no seu celular ou tablet, clique aqui>app Web Rádio Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho

Um comentário: