sábado, setembro 26, 2015

Petrolândia: Seca prolongada e vazão reduzida do São Francisco mudam paisagem na Praia do Sobrado

Praia do Sobrado, zona rural de Petrolândia (Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier)

Há oito dias, no sábado passado (19), a convite do escritório local da Sementes, empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, prestadora de serviços do INCRA, acompanhamos a equipe de técnicos no Dia de Campo realizado com a Associação dos Beneficiários do Assentamento Miguel Arraes, na praia do Sítio Sobrado, na zona rural de Petrolândia. Na ocasião, além de fazer a cobertura do evento de capacitação e de registrarmos a situação atual do Assentamento Miguel Arraes. Dedicamos, além disso, atenção especial aos impactos da seca prolongada na caatinga e, obviamente, à redução da água no lago de Itaparica, represa da Usina Hidroelétrica Luiz Gonzaga.

A bela praia do Sobrado resiste como pode à falta de chuva e à redução da água na represa. A areia, antes coberta pela água transparente, se transformou em dunas. A água continua a recuar e as algas, outrora tapetes das áreas mais fundas, dão um tom escuro à água, afloram à margem e são cuspidas pelo lago, juntamente com caramujos. É crescente a coleção de retorcidas e esbranquiçadas raízes de árvores, expostas pela queda no nível do lago. Em outros tempos bela por encantos paradisíacos e pudores virginais, hoje a praia do Sobrado é assustadoramente bela, intimida o visitante com sua nudez árida, despida do véu que foge de suas margens.

Ainda existem locais propícios para o banho, mas é justamente nesses trechos que os visitantes costumam "esquecer" o lixo, dentro e fora da água.

>Praia do Sobrado (Fotos: Assis Ramalho)
>Fotos: Belezas da Caatinga e do Sítio Sobrado (Lúcia Xavier)
>Lixo no Sobrado (Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier)

Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário