sexta-feira, setembro 04, 2015

Pernambuco se destaca em escolas com núcleos de formação de gênero


As secretarias da Mulher de Pernambuco e de Educação assinaram, nessa quarta-feira (02/09), o protocolo de intenções para criação de mais 15 Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra as Mulheres. A iniciativa coloca o Estado em posição privilegiada, com quase 1/3 das instituições de ensino, com formação em gênero. Atualmente, existem 329 escolas entre Técnicas Estaduais e de Referência em Ensino Médio. O Estado possui 106 núcleos de gênero, 61 em escolas de nível médio, 12, nas de Referência e 33, no ensino superior.

A secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro, explica que a criação desses espaços nas escolas para tratar das questões de gênero é uma estratégia da Secretaria para que as gerações futuras atuem no enfrentamento de todo tipo de preconceito contra as pessoas. “O nosso trabalho aponta um caminho para as mulheres através do conhecimento, resultando em um processo de respeito capaz de transformar a educação desse país”, conclui Silvia Cordeiro.

“O trabalho de criação dos núcleos começou em 2011 com apenas cinco escolas do total de 173, à época, no Estado”, lembra o secretário executivo de Educação do Estado, Paulo Dutra. Ele argumenta que a inclusão dos núcleos de gênero é hoje um dos indicadores que estão reduzindo os índices de afastamento de alunos da rede pública.

Complementando a visão estratégica traçada por Silvia Cordeiro, a secretária da Mulher do Recife, Elizabete Godinho, revela: “Estamos materializando uma posição estratégica que as secretarias da Mulher do Estado e de Educação estão construindo para apontar um caminho de mudança para se construir uma sociedade livre de preconceitos com direitos iguais para todas e todos”, concluiu.

Elizabete Godinho acrescenta que em 2037, Recife completará 500 anos. “Hoje temos graves problemas e a forma de combatê-los é, principalmente, através da educação que é um campo fundamental para a inclusão de políticas públicas”.

A gerente de Formação em Gênero da SecMulher-PE, Dóris Cavalcanti, faz referência ao secretário de Educação, Fred Amâncio, revelando que os projetos exitosos entre as secretarias, a exemplo do Prêmio Naide Teodósio de Estudos de Gênero, a criação dos núcleos de gênero e o lançamento de diversas publicações, é fruto dessa parceira que vem dando certo desde 2011.

LIVROS – No IX Encontro de Formação Continuada dos Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência Contra as Mulheres de Pernambuco, foram lançados os livros “Gênero e Educação – Caderno para Igualdade nas Escolas” e “Sistematização dos Resultados dos Núcleos de Estudos de Gênero”.

A pós-doutora em Educação responsável pela pesquisa e textos revelou que as publicações foram feitas a varias mãos. “Desde o primeiro momento pensamos num caderno dirigido às escolas, processo que demandou esforço de todos. Trazer esse conteúdo para dentro do projeto pedagógico das escolas objetiva reverter essa cultura de violência buscando a equidade de gênero em todos os espaços”, finaliza. A revisão técnica e editoração dos livros foi realizada pela pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco, Cristina Buarque.

SecMulher PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário