sexta-feira, setembro 18, 2015

Câmara Municipal de Petrolândia divulga resumo da sessão realizada na quarta-feira (16)

Vereadores e colaboradores do supermercado O +Barato, organização de Djalma Santos, que recebeu Moção de Aplausos pelos 35 anos no ramo (Fotos: Assis Ramalho)

A Câmara Municipal de Petrolândia divulgou a ata da Sessão Ordinária realizada na noite de quarta-feira passada (16), no Auditório da Casa Aureliano de Menezes. A sessão foi transmitida ao vivo pela Web Rádio Petrolândia, em serviço de utilidade pública. A próximo sessão está marcada para o dia 30 deste mês. 

Na Sessão desta quarta (16), o Vereador Sílvio iniciou seu pronunciamento expressando seus sentimentos pelo falecimento da mãe do Vereador Noca, e pelo problema de saúde que o vereador está enfrentando.

Lamentou também as questões naturais que estão afetando o meio ambiente e que cidadãos precisam e devem ser mais atentos e preocupados no que se refere a colaborar. Fez algumas críticas ao Governo Federal, e falou sobre a importância da piscicultura para o Município de Petrolândia, garantindo o sustento de muitas famílias, e que precisa ser valorizada ainda mais, e dessa forma, ter mais apoio e incentivo para a realização dessas atividades. Parabenizou o Gestor Municipal pela implantação do Posto Administrativo no Icó-Mandantes, sendo um ponto de apoio e atendimento aos moradores daquela localidade. E finalizou ao expressar que apesar da crise no País e no Município, não é momento de desistir das lutas, mas unir forças para lutar ainda mais pela qualidade de vida de todos os cidadãos.

O Vereador José Luiz (Zé Pezão), assim como o Vereador Sílvio, também lamentou o falecimento da mãe do colega Vereador Noca, bem como, votos de melhoras e boa recuperação para o amigo. Iniciou suas palavras, referindo-se ao esporte no Município, que diante de muitas promessas feitas pelo Gestor, a realidade é muito diferente, situação lamentável. Parabenizou o comerciante Djalma dos Santos, pelos 35 anos de comércio “O Barateiro”, desejando-lhe cada vez mais conquistas e realizações.

A Vereadora Dona Santa, carinhosamente parabenizou o senhor Djalma pelos muitos anos atuando com comerciante na cidade, sendo inclusive, um exemplo para o Município. Cumprimentou todos os blogueiros presentes e principalmente, a presença da família do amigo Vereador Noca. Parabenizou o senhor João Batista (Joãozinho) pela homenagem realizada na Sessão, e pelo Projeto que indica a Criação de uma Secretaria Especial de Esporte, Lazer e Cultura, em favor do desenvolvimento do esporte no Município. Fez a leitura da Moção de Pesar pelo falecimento da mãe do Vereador Noca, a senhora Antônia Lacerda dos Santos. Parabenizou a Secretaria de Educação pela escolha do Tema para o Desfile Cívico de 7 de Setembro, organizado e bem elaborado.

Jorge Viana, após saudar todos os presentes, e diante da ausência do colega Noca, desejou melhoras para o mesmo. Agradeceu a presença de todos os blogueiros, radialistas e demais pessoas responsáveis pelos meios de comunicação e informação no Município. Em seguida, parabenizou o senhor João Batista pela iniciativa do Projeto, que traz para a realidade o que de fato é preciso para o desenvolvimento do esporte, e na oportunidade, lamentou o fim da Banda Marcial que há muitos anos era uma arte e de certa forma, um patrimônio, uma cultura, uma tradição, e por fim, um pedaço da história de Petrolândia. Expressou sua indignação ao ver e tomar conhecimento do descaso em vários setores do Município, relatando por exemplo, o caso da péssima distribuição de água no Bairro Nova Esperança, situação que levou os moradores a procurarem o MP para intervir nessa situação precária. Fez várias críticas com relação as falhas da atual Gestão, em questões como a agência de trabalho, a área industrial do Projeto Apolônio Sales, as Casas Populares, a precariedade no fornecimento de água para o Bairro BNE, dentre muitas outras coisas que precisam da responsabilidade e compromisso do mesmo.

O Vereador Rogério Novaes, expôs a sua grande consideração pelo colega vereador Noca, e lamentou sua ausência naquela Sessão, uma vez que representa muito bem a Casa Legislativa, sendo o Vereador com mais mandatos no Município. Cumprimentou a todos os presentes, e em especial o comerciante Djalma dos Santos, sendo reconhecido como uma pessoa humilde e honesta. Com relação ao pronunciamento do vereador Sílvio, fez algumas observações ao dizer que o Posto Administrativo está realmente funcionando, no entanto, já está com grandes dificuldades, inclusive máquinas com defeitos, sendo importante que muita coisa melhore com a implantação do Posto. Diante dos colegas vereadores, deixou clara a necessidade de uma Sede na agrovila 10 do Icó-Mandantes, conforme a Lei do Distrito, tendo 13 sub-secretarias para dividir as responsabilidades e melhorar o desempenho daquele distrito. Questionou ainda sobre as tantas interrogações que o Município apresenta, e uma ausência de compromisso e responsabilidade por parte do Gestor Municipal.

O Vereador Eudes, Líder do Governo na Casa, agradeceu pela Moção de aplausos ao Deputado Rodrigo Novaes e ao Dr.Ênio, pela assistência dada ao Vereador Noca, e também a muitos petrolandenses. Cumprimentou o Vereador José Luiz pela indicação que solicita a construção da praça da quadra-05. O Vereador parabenizou o senhor João Batista pelo Projeto apresentado pelo mesmo, e apóia o incentivo ao esporte. Mencionou o pronunciamento do Vereador Rogério Novaes que apesar de ser oposição, reconheceu os benefícios com o Posto Administrativo do Icó, e em seguida, lamentou a ausência do colega Noca, desejando melhoras e um breve retorno à Casa. Lembrou da época de sua infância, quando já freqüentava o Supermercado O Barateiro, e parabenizou a administração do senhor Djalma nesses 35 anos de muito trabalho e dedicação.

O Vice-Presidente Carlos Alberto, cumprimentou a família da senhora Antônia Lacerda, mãe do Vereador Noca, e em seguida agradeceu ao senhor João Batista pelas palavras ditas durante a apresentação do seu Projeto, e se pôs a disposição para solicitar ao Gestor Municipal a criação da Secretaria especial de esporte, lazer e cultura, sabendo da necessidade de investir em esportes, escolinhas de futebol, espaços e idéias para os jovens, dentre muitas maneiras de influenciar essa prática. Sobre o comerciante Djalma dos Santos, expôs grande admiração e respeito pelo comerciante, elogiando a maneira de atender aos clientes tornando-os amigos e reconhecedores da grande pessoa que é esse dono de um comércio, mas antes de tudo, um amigo dos clientes. Falou ainda da homenagem ao Deputado Rodrigo Novaes e ao Dr. Ênio, dois grandes apoio aos petrolandenses em Recife. Em seu pronunciamento, mostrou sua grande preocupação com o CREAS Petrolândia Estadual Regional está para fechar, e todos os funcionários já estão de aviso, e é triste saber que o Estado de Pernambuco está com tantas carências e dívidas na gestão do atual Governador Paulo Câmara. Falou ainda da falta de compromisso para cumprir a promessa da Univasf no Município de Petrolândia.

O presidente da Casa, facultou a palavra para o Líder do Governo Eudes Fonseca, que em seu pronunciamento, surpreendeu os presentes ao anunciar sua saída da liderança do Governo, expondo que o tempo está pouco para que o mesmo possa servir melhor, e que acredita na capacidade dos demais colegas da situação para assumirem essa liderança. Logo em seguida, o Vereador Jorge Viana, Líder da oposição, parabenizou o Vereador Eudes pela sinceridade em abrir mão de algo que estava sendo difícil para o colega, e mais uma vez, mostrou sua opinião ao dirigir suas palavras para a gestão atual como irresponsável e descompromissada com o povo petrolandense.

A palavra foi concedida ao comerciante Djalma Cícero dos Santos, que humildemente agradeceu aos vereadores pela homenagem e da mesma maneira agradeceu aos funcionários e clientes, afirmando que juntos formam o verdadeiro motivo da referida homenagem.

O Presidente da Casa Fabiano Marques, fez suas considerações finais, deixando seus agradecimentos a todos que querem o melhor para Petrolândia, citando assim, o senhor João Batista com a iniciativa do seu Projeto, o comerciante Djalma com sua maneira respeitosa e responsável de tratar os clientes nesses 35 anos de Supermercado, bem como, sua filha Raquel Couto. Agradeceu aos meninos que fizeram a apresentação musical no começo da Sessão. Lamentou a perda de Dona Antônia Lacerda, mãe do Vereador Noca, por quem tem muito carinho e admiração, e em palavras carinhosas desejou melhoras ao amigo e contou um pouco dos momentos bons que o Vereador sempre costuma fazer, e com certeza irá contribuir para sua recuperação. Mostrou-se mais uma vez preocupado com a situação das Faculdades instaladas no Município, e que atualmente está causando transtornos para muitos alunos, por constatar que estas não são aprovadas pelo MEC, deixando muitos alunos lesionados e prejudicados. Agradeceu a presença de todos e os convidou para a próxima Sessão a ser realizada no próximo dia 30 do corrente mês. Por fim, parabenizou o Vereador Eudes pela coragem de abrir mão da liderança do Governo, passando a ser um Vereador do povo e não de Prefeito.

>Veja as fotos (Facebook Câmara Municipal de Petrolândia)

Ascom Câmara Municipal de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário