sábado, agosto 08, 2015

Petrolândia: Em reunião com alunos, Fabiano propõe audiência pública na Câmara para esclarecer o caso Funeso/Faexpe/Paranapanema

Presidente da Câmara de Petrolândia, Fabiano Marques (Foto: Lúcia Xavier)

Alunos de todos os cursos compareceram à reunião (Foto: Assis Ramalho)

Na noite de quinta-feira (06), foi realizada no pátio da Escola Municipal 1º de Julho, na Quadra 01 de Petrolândia, reunião entre alunos que contrataram cursos com a Funeso/Unesf, então representada pela Faexpe, transferidos posteriormente para Faculdade Paranapanema/Grupo Educacional. Na oportunidade, o vereador Fabiano Jaques Marques, também aluno da instituição, comunicou aos representantes da consultoria, contratada para resolver a situação do registro acadêmico dos alunos, e diretor da Faculdade Anchieta do Recife (FAR), entidade candidata a receber alunos da Paranapanema para os cursos de Administração e Pedagogia, e aos alunos presentes, a intenção de promover audiência pública na Câmara para esclarecer o assunto. Abaixo, o pronunciamento do vereador.

"Nós (vereadores), há dez dias passados, pensamos numa audiência pública para tratar esse problema, porque isso não é mais só um problema dos alunos, isso causou um problema social em nossa cidade. Então, procuramos Magda, onde ela disse que vocês viriam já na quinta-feira (30/07) pra fazer uma reunião e que era para esperar. Esperamos. Ao mesmo tempo a gente foi à cidade do Recife, pois aqui em Petrolândia não tem promotor público ainda, e conseguimos junto ao Ministério Público Estadual (MPPE) e ao Procurador Geral a designação de um procurador, de um promotor pra essa audiência que a gente queria fazer. Nós já conseguimos um promotor, fui no Ministério Público Federal também, vai vir uma pessoa de Salgueiro, no dia que a gente marcar, como também um representante do MEC aqui do Estado, também estamos procurando.

"Como meu amigo Sertão disse, vocês (dirigindo-se ao consultor Rodrigo Silva e ao diretor da Faculdade Anchieta) são uma etapa na frente, vocês estão procurando solucionar o problema. Mas e esses dois anos que a gente passou aqui, todas as quintas-feiras com esse compromisso de estudar? Não é só pelo dinheiro, é pelo estudo, todo o tempo perdido, o sonho que se tornou um pesadelo.

"Mas eu quero dizer a vocês aqui, meus colegas alunos, estou aqui nesta reunião da quinta-feira, que tinham marcado lá pra Câmara de Vereadores, anteriormente. Alguns alunos nos procuraram e pediram a presença dos vereadores, coloquei convite para todos os vereadores, os 11 vereadores de Petrolândia. Todos me procuraram hoje, queriam vir pra aqui, mas, diante da mudança de local e de algumas pessoas dizendo que a reunião era só entre alunos e professores, liguei para todos eles e disse que eu estaria vindo como aluno e não como vereador.

"Mas eu quero aproveitar a brecha, deixar aqui a proposta a todos vocês. Se decidirem acionar uma audiência pública, realizar pra cobrar junto com o Ministério Público, a Thiago Luna, representante da faculdade que ludibriou a gente, com representante do MEC, vereadores, representante da Prefeitura também, que tem tudo a ver com isso aqui, nós estamos prontos para fazer. É só definir a data que a gente faz", finalizou.

Imediatamente após seu pronunciamento na reunião com alunos, o vereador conversou com a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia.

Perguntado sobre o posicionamento do Presidente da Câmara quanto aos problemas da faculdade, Fabiano demonstrou insatisfação com a mudança de local da reunião e da restrição de entrada a alunos e representantes da faculdade. 

Fabiano: É uma coisa chata! É um momento que nós não queríamos estar vivendo hoje. Até como aluno dessa faculdade, a gente tinha um sonho que foi jogado por terra. E, durante mais de 10 dias, a gente vive um processo onde a Câmara se coloca à disposição, para tentar fazer uma audiência pública, e os representantes ficam jogando pra um lado, jogando pro outro, mudam de lugar (a reunião). Hoje eu fiquei na maior 'saia justa', porque ontem mandamos convite para todos os vereadores, todos os vereadores estavam dispostos a ir a esse encontro, porque todos estão preocupados, porque isso é um problema social, e fomos surpreendidos com a mudança de local e com a declaração de que só era pra aluno e pra representante da faculdade. Ora, se nem representante da faculdade (Faexpe/Grupo Educacional/Paranapanema) veio! Veio um consultor pra tentar passar o problema pra frente. Eu não sou contra não. Essa Anchieta pode ser uma faculdade credenciada, tudo bem, não estou aqui para denegrir e dizer que não presta. Agora, pra gente deixar um curso, esquecer o problema que teve lá atrás e ingressar em outra, quem é que vai garantir que não é outra 'furada', não é? Então, se a gente tem a Câmara, se a gente tem os vereadores e tem os instrumentos de cobrar os responsáveis, por que não (usá-los)?

Então, a partir deste exato momento qual a posição oficial da Câmara Municipal de Petrolândia?

Fabiano: É de realizar a audiência. Agora, para isso teremos que ter o apoio dos alunos para fornecer nome dos responsáveis, das faculdades envolvidas e, aí sim, junto com os vereadores, porque os vereadores não resolvem nada juntos (entenda-se sozinhos), e aí faculdades, alunos, vereadores, Poder Municipal, como eu disse anteriormente na minha entrevista a Web Rádio Petrolândia, porque a Prefeitura não pode também se eximir dessa responsabilidade. Ela deixou um prédio público para a faculdade funcionar, ela teve acesso a bolsas de estudo, então nada mais justo que a Prefeitura também chegar junto neste momento de tanta aflição do nosso povo, do nossos alunos.

Assis Ramalho: No caso, a partir de amanhã (sexta, 07), já vai arregaçar as mangas?

Fabiano: Com certeza! Só espero o start aí, que a gente chega junto!

Matéria relacionada:
>Petrolândia: Ex-alunos da Faexpe/Paranapanema recebem proposta de faculdade do Recife para cursos de Administração e Pedagogia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Lúcia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário