sexta-feira, agosto 28, 2015

Pesqueira: Livro “O Encontro: Nossa Senhora e Irmã Adélia” acontece hoje (28), na abertura da Festa de Nossa Sra. das Graças

Santuário de N. Sra. das Graças, no distrito de Cimbres, em Pesqueira/PE

Por Alexandre Aciolly

Começa nesta sexta-feira (28), no município de Pesqueira, no Agreste pernambucano, a Festa de Nossa Senhora das Graças. O destaque deste ano, fica por conta do lançamento do livro “O Encontro: Nossa Senhora e Irmã Adélia”, que acontecerá hoje à tarde, logo após a celebração eucarística, às 17h, no Santuário da Graça, localizado no Sítio Guarda, distrito de Cimbres.

A autora, Auta Maria Monteiro de Carvalho, registra nas 198 páginas do livro, as aparições da Santa, a cronologia dos acontecimentos, o contexto social e político da época (1936), a primeira festa de louvor, relatos de familiares das videntes, de moradores e as peregrinações dos fiéis. O lançamento acontecerá na tarde desta sexta-feira (28).

A festa de Nossa Senhora das Graças será aberta hoje (28) e seguirá até a próxima segunda-feira (31). Iniciou às 6h, com o Ofício de Nossa Senhora. À tarde haverá o Terço (às 15h), seguido da celebração eucarística (16h), o lançamento e a sessão de autógrafos do livro “O Encontro: Nossa Senhora e Irmã Adélia”.

Anualmente, milhares de fiéis e romeiros de diversas partes do país, principalmente de Estados nordestinos, chegam a Pesqueira para participar das homenagens à Nossa Senhora das Graças. Para que os fiéis possam ter acesso ao livro, nos demais dias da festa haverá tarde de autógrafos e bate papo com a autora, sempre às 17h.

O Sítio Guarda, no distrito de Cimbres (Pesqueira), faz parte do roteiro de turismo religioso do Nordeste, por conta das aparições de Nossa Senhora. A primeira aparição às meninas Maria da Luz e Maria da Conceição ocorreu na manhã do dia 06 de agosto de 1936, quando elas haviam saído ao sítio para colher sementes de mamona. Avistaram no alto da serra uma mulher, coberta com um manto azul e branco, com uma criança nos braços, que lhe fazia sinais com a mão. No primeiro contato com as crianças, a senhora se apresentou como Graça e disse: “vim para avisar que hão de vir três castigos mandados por Deus. Diga ao povo que reze e faça penitência”.

A partir de então, Maria da Luz Teixeira de Carvalho, que seguiu a carreira religiosa e tornou-se freira (passou a ser chamada “Irmã Adélia”), presenciou outras duas aparições de Nossa Senhora das Graças. A última delas foi em 1985, quando a religiosa das Damas da Instrução Cristã foi ao santuário de Cimbres e ficou curada de um câncer. As aparições de Nossa Senhora também foram testemunhadas pelo secretário-geral da Diocese de Pesqueira na época, o monsenhor José Kherle. Irmã Adélia faleceu em 13 de outubro de 2013, no Recife, aos 91 anos. 

No próximo ano, completar-se-ão 80 anos da primeira aparição de Nossa Senhora e a comunidade católica já está preparando uma grande festa. A programação dos festejos deste ano está disponível na fanpage oficial (www.facebook.com/irmaadeliacimbres).

Meio Ambiente em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário